31 de out. de 2013


Os mais de cinco milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que realizaram as provas nos dias 26 e 27 de outubro, já podem consultar os gabaritos com as respostas das provas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ... Leia Mais

Abertas inscrições para aulas de sete idiomas diferentes


Alunos interessados em aprender uma nova língua em 2014 já podem se cadastrar
Saiba Mais
Os 224 Centros de Estudo de Línguas (CEL) distribuídos pelo Estado estão com inscrições abertas para os alunos da rede estadual de ensino interessados em aprender um novo idioma em 2014. Os centros oferecem aulas de um ou mais idiomas como alemão, francês, inglês, japonês, mandarim, espanhol e italiano. Para frequentar um desses cursos, os estudantes podem procurar o CEL mais próximo, verificar a grade disponível e fazer o cadastro para o próximo ano letivo.

Podem se inscrever para o próximo ano alunos da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio e, para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.

- Localize aqui o CEL mais próximo na sua região
Para que os centros organizem a demanda, a orientação é que as inscrições sejam feitas até a primeira semana de dezembro. Cada centro é responsável por organizar as turmas. Os cursos são oferecidos antes ou depois das aulas regulares.
Oportunidades
Além de uma nova língua, os centros proporcionam ao estudante da rede um diferencial para inserção no mercado de trabalho e acesso a outras culturas. Os cursos são ministrados por professores diplomados. Após o término dos módulos semestrais ou anuais - de acordo com o idioma - o participante recebe o certificado de conclusão.  No primeiro semestre de 2013, a secretaria contabilizou cerca de 64 mil alunos matriculados nos centros. São 58 unidades na capital e Região Metropolitana e 166 no interior.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

22 de out. de 2013

Começa a etapa estadual da IV Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente

Até a próxima sexta-feira (25), alunos e professores coordenadores de núcleos pedagógicos (PCNPs) das diretorias de ensino se reúnem na etapa estadual da IV Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, no Hotel Vacance, em Águas de Lindóia. Essa é a segunda ... Leia Mais

Enem 2013: prepare-se para a prova desse final de semana com simulado online

Acontece nesse final de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sábado (26), primeiro dia de exame, serão aplicadas as questões de ciências humanas e da natureza. Já no domingo (27), os jovens deverão elaborar uma redação e responder às perguntas de ... Leia Mais

Confira o resultado da remoção de servidores do quadro de apoio e suporte pedagógico

Já está disponível para consulta o resultado da atribuição das vagas para os servidores do quadro de apoio escolar e suporte pedagógico que solicitaram a remoção, ou seja, a mudança de seu local de trabalho. Os agentes de organização e serviços, secretários de ... Leia Mais

Alunos já podem conferir o gabarito da prova do Prêmio Intercâmbio Internacional

No último domingo (20), foi realizada a prova do Prêmio Intercâmbio Internacional, que vai oferecer aos estudantes da rede a oportunidade de conhecer e estudar na Inglaterra, França e Argentina. O gabarito do teste foi divulgado e já pode ser conferido pelos e ... Leia Mais

61% dos pais de alunos da rede estadual acompanham boletim escolar dos filhos

O boletim escolar dos mais de quatro milhões de alunos das escolas estaduais paulistas também está disponível online. A consulta pela internet é oferecida aos pais e estudantes desde 2007, com o objetivo de estimular a comunidade a acompanhar o rendimento dos ... Leia Mais

Projeto de iniciação científica transforma alunos do Ensino Médio em pesquisadores

Lixo urbano foi o tema atribuído ao grupo do estudante Emerson Alves da Silva, que cursa o Ensino Médio. O jovem deveria desenvolver uma pesquisa de iniciação científica, dentro do Projeto Critice, desenvolvido na E.E. Professora Odila Leites dos Santos. Engaj ... Leia Mais

Calendário especial de 2014 contará com ações sobre Copa do Mundo

A Educação contará com um calendário especial em 2014, ano em que o Brasil sedia a Copa do Mundo. Uma das principais mudanças foi a alteração das férias escolares, que irão de 12 de junho a 11 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem. “Nossas es ... Leia Mais 

Fonte de Anexo: Secretaria da educação

21 de out. de 2013

Gabarito da prova acessa escola - concurso realizado dia 20/10/13

Gabarito acessa escola aqui

Gabarito da prova dos professores candidatos a contratação temporaria

Gabarito aqui




A avaliação, realizada domingo (20), contou com a participação de 36 mil docentes da rede estadual
Saiba Mais
Os docentes candidatos à contratação temporária que realizaram a prova para o processo seletivo simplificado neste domingo (20) já podem conferir o gabarito do exame. As respostas também serão publicadas no Diário Oficial de amanhã (22).
Clique aqui para acessar o gabarito
Os candidatos poderão recorrer das questões e do gabarito da prova no prazo de dois dias, contados a partir da data de publicação. O recurso deverá ser encaminhado para o site da Fundação Vunesp

Participaram da avaliação os cerca de 36 mil professores efetivos e estáveis interessados em acumular a carga horária na rede estadual, além dos docentes que ainda não atuam nas escolas estaduais mas quiseram ingressar como professores temporários. 
Por meio da prova, o professor efetivo pode acumular a carga horária em até 65 horas semanais. Com isso, um professor com jornada de 40 horas semanais, por exemplo, poderá acumular até mais 25 horas na carga horária, o que representa ganho financeiro de cerca de R$ 1.400 ao mês, além do salário-base. Além disso, a medida permitirá, por exemplo, que o professor efetivo substitua outro professor, afastado por licença médica, por exemplo, em horário distinto de sua jornada e na mesma escola em que atua.



Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

18 de out. de 2013

Ano da Copa do Mundo no Brasil terá calendário escolar especial. Confira!

Férias para os alunos foram marcadas entre 12/6 e 11/7, período em que os jogos acontecem
O ano letivo de 2014 terá um calendário especial. No ano da Copa do Mundo no Brasil, as férias escolares para os 4,3 milhões de alunos da rede foram antecipadas e marcadas entre os dias 12 de junho e 11 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem.
Outra definição do cronograma para as mais de cinco mil escolas estaduais de São Paulo é que o início das aulas será antecipado de 1º de fevereiro para 27 de janeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro. A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei. Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 20 de outubro.
O planejamento foi feito pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) para que a presença dos alunos em sala de aula não tivesse nenhuma interferência por causa do evento e, também, para colaborar na organização dos setores públicos e privados na oferta de serviços e diminuição do trânsito, por exemplo.
Com o calendário especial para os estudantes da rede estadual, não há nenhum prejuízo pedagógico. Todas as 91 diretorias de ensino de São Paulo foram comunicadas para que avisem os pais e as comunidades escolares com antecedência. Também será reforçada a importância da participação dos alunos em todo o período letivo.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

Prevenção ao bullying é tema de workshop em Andradina


O termo bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos. Essas ações sempre tem o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender.
Para dar destaque e debater esse tema tão importante o Projeto APE (Ações Preventinas nas Escolas) realizará o II Workshop: Prevenção ao Bullying e promoção de uma Cultura de Paz nas escolas, para capacitar os educadores para trabalhar com esse tema nas unidades escolares, através da conscientização.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Inicialmente haverá a explanação conceitual, pelo psicólogo Damião Silva, em seguida será apresentado um documentário “Bullying Fatal”. Após isso, serão realizadas oficinas retiradas do guia de metodologias “Cultura de Paz e Prevenção às Violências” referentes ao tema, pela equipe de monitores do Projeto APE.
O Workshop contará com a participação dos educadores do Programa Escola da Família da Diretoria de Ensino Região de Andradina.
Chega de Bullying

A campanha “Chega de bullying, não fique calado”, iniciada em 2011 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tem como objetivo proporcionar aos professores, estudantes, pais e funcionários das instituições de ensino maneiras práticas para lidar com o problema que afeta milhões de jovens em todo o mundo. Os alunos da rede estadual podem acessar kits sobre o bullying que serão usados em escolas da América Latina.
SERVIÇO

II Workshop: Prevenção ao Bullying e promoção de uma Cultura de Paz nas escolas
E.E. Prof° Alice Marques da Silva Rocha
Rua Paraguassu , 850  - Vila Sanches  – Andradina
20 de outubro, das 10h às 16h

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

17 de out. de 2013

Vence tem 2,7 mil vagas para alunos cursarem Ensino Médio e Técnico ao mesmo tempo


Estudantes de escolas estaduais que irão ingressar no Ensino Médio em 2014 podem se cadastrar
Já estão abertas as inscrições para a modalidade integrada do programa Vence, que oferece formação profissional aos alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo. Nesse formato, os estudantes têm a opção de realizar o Ensino Médio e Técnico em um único curso, oferecido nas unidades da rede estadual.
Podem se inscrever os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental e cursarão a 1ª série do Ensino Médio na rede estadual em 2014. No total, são cerca de 2,7 mil vagas para os cursos oferecidos pela Educação em conjunto com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Por meio da parceria com o Centro Paula Souza são oferecidas cerca de 2.211 vagas para 12 cursos técnicos. Os jovens interessados em concorrer às vagas devem se inscrever, até 24 de outubro, por meio do site da instituição. Após realizar o cadastro, o estudante deverá participar do "vestibulinho". A prova desse processo seletivo está marcada para o dia 1º de dezembro.

- Confira aqui a lista de escolas, cursos e vagas oferecidas pela parceria com o Centro Paula Souza

Já a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo oferece 520 vagas em 10 diferentes cursos. As inscrições vão até 8 de novembro e podem ser realizadas nas escolas que oferecem o modelo ou no campus da instituição de ensino técnico. A seleção dos candidatos, nesse caso, é feita por sorteio, que será realizado na sede da cada diretoria de ensino, no dia 13 de novembro.
- Confira aqui a lista de escolas, cursos e vagas oferecidas pela parceria com o instituto Federal
Vence
O Vence é uma das iniciativas que garantem o Ensino Integral aos estudantes do Estado de São Paulo. Atualmente, mais de 5 mil alunos já aderiram ao modelo integrado do programa, que também oferece a formação dupla concomitante, na qual o estudante frequenta o Ensino Médio na rede estadual e faz o curso técnico em uma instituição credenciada. Nesta modalidade, já foram atendidos mais de 50 mil alunos e, em agosto, começaram as aulas para outros 20 mil estudantes.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

15 de out. de 2013

Terminam hoje (14) as inscrições para alunos interessados em participar de intercâmbio




Termina hoje o prazo de inscrições para o programa de intercâmbio da Educação, que oferece aos estudantes da rede a oportunidade de conhecer e estudar na Inglaterra, França e Argentina. Os jovens podem se cadastrar no processo seletivo, que acontece no dia 20 de outubro, até às 18h desta segunda-feira (14).
O cadastro deve ser feito no Centro de Estudo de Línguas (CEL) que o aluno frequenta. Após o processo seletivo, o resultado com os aprovados sairá no dia 31 de outubro. Podem concorrer os 22 mil alunos das escolas estaduais que estão matriculados em qualquer estágio do curso de inglês ou a partir do nível II de francês ou espanhol em um CEL da rede.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

9 de out. de 2013

Educação lança cursinho pré-vestibular online e gratuito para Ensino Médio


Os alunos da 3° série do Ensino Médio da rede estadual vão contar com mais uma ferramenta de apoio no estudo para o vestibular. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7) mais de 500 mil vagas para o primeiro cursinho prep ... Leia Mais 

7 de out. de 2013

Educação lança cursinho pré-vestibular online e gratuito para Ensino Médio

São 500 mil vagas para os alunos da 3° série do Ensino Médio. Inscrição já pode ser realizada
Saiba Mais
Os alunos da 3° série do Ensino Médio da rede estadual vão contar com mais uma ferramenta de apoio no estudo para o vestibular. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7) mais de 500 mil vagas para o primeiro cursinho preparatório para o vestibular online e gratuito. O anúncio da iniciativa inédita foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

- Faça aqui sua inscrição
A plataforma online criada pela EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais) especialmente para os vestibulandos já pode ser acessada e não é preciso fazer matrículas. Basta informar o registro do aluno para ter acesso e fazer o cadastro no cursinho.
O conteúdo do cursinho online é interativo e oferece simulados baseados em questões e temáticas que caíram nos principais vestibulares realizados nos últimos 10 anos, como USP, Unicamp e Unesp.  Além disso, a Secretaria também disponibiliza na mesma plataforma um simulado preparatório para o Enem.

O participante terá orientação simultânea sobre os erros e acertos das perguntas, com indicações dos conteúdos e materiais de referência que devem ser aprofundados em cada assunto e que podem ser levados para sala de aula e discutidos com os professores.
"A proposta é que os nossos alunos sejam ainda mais estimulados aos estudos e possam acessar o conteúdo de qualquer computador. O novo cursinho é mais uma ferramenta para preparar o jovem no início da sua carreira e para o ingresso no mercado de trabalho. Nossa gestão tem como compromisso a formação integral do jovem e o estímulo do projeto de vida", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Ensino virtual para toda a rede estadual
O cursinho pré-vestibular é mais uma ação da EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais), órgão da Secretaria, que já oferece cursos, como espanhol, inglês, libras e com dicas da Defesa Civil para evitar acidentes domésticos e outros ocorrências. Todos os cursos são gratuitos e oferecidos para mais de 300 mil servidores e alunos da rede estadual.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

2 de out. de 2013

Bolsa Universidade oferece mais de 7 mil oportunidades em outubro. Inscreva-se!


Está aberto o período de inscrição do Programa Bolsa Universidade, que admite jovens interessados em atuar como educadores universitários nas unidades da rede estadual, aos finais de semana, dentro do programa Escola da Família. Até o dia 11 de outubro é possí ... Leia Mais

Servidores nascidos em outubro já podem fazer o recadastramento

 

Servidores do Estado de São Paulo nascidos no mês de outubro devem fazer o recadastramento anual. O prazo vai até 31 de outubro. O preenchimento do formulário pode ser feito online, por meio de uma página oferecida pela Secretaria de Gestão Pública.   - Cliqu ... Leia Mais