Pais e comunidade

31/01/2013

PROFESSORES SÃO EDUCADORES E NÃO BABÁS:

Professores são educadores, não babás, diz o mestre americano Ron Clark num artigo intitulado “O que os professores realmente querem dizer aos pais”. Foi o segundo artigo mais compartilhado em 2011 por usuários americanos do Facebook, mais de 600.000 pessoas curtiram o texto na rede.
No Brasil, no dia 09/12/ 2011, foi publicado pela revista Veja online uma entrevista com o professor Clark e até o momento da edição deste artigo, 1805 pessoas haviam curtido o link na mesma rede social
Segundo Clark, os pais desrespeitam as regras das escolas, pondo em risco o futuro dos filhos. “Hoje, existe uma preocupação grande com a autoestima da criança. Por isso, muitas pessoas se veem obrigadas a dizer aos pequenos que eles fizeram um ótimo trabalho e são brilhantes, mesmo quando isso não é verdade. Precisamos estar mais atentos a excelência acadêmica e menos preocupados com a autoestima das crianças ou adolescentes”, diz os professor.
Na visão de Clark, os pais vêm transferindo suas responsabilidades para a escola, sem, contudo, aceitar que seus filhos se submetam de fato as regras da instituição. Por isso, assim que surge a primeira nota vermelha ou uma advertência, invadem a sala de aula culpando os professores – a pretexto de preservar a reputação e o orgulho de seus filhos.
No Brasil não é diferente, os problemas são os mesmos, talvez, com muito mais intensidade. Pela falta de preparo ou tempo para lidar com os filhos, empurram toda responsabilidade da educação para a escola e não aceitam as regras da instituição, ou seja, eles querem que a escola eduque, mas não dão apoio e nem autonomia a ela.
Sempre que existe uma reclamação, por qualquer motivo que seja, os pais defendem veementemente seus filhos. A escola nunca tem razão e ainda dizem: “meu filho em casa é bonzinho, educado”, ou, “ele está passando por momentos difíceis, coitado”, ou ainda, “eu já não sei o que eu faço com ele, não dou conta dele”. Muitas vezes, culpam os professores, dizendo que eles não são capazes de ensinar. Mas, nunca culpam seus próprios filhos. Assim, é muito frustrante para os professores verem que os pais não querem assumir suas responsabilidades. Leia mais



18/10/11

Programa de qualificação profissional

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.
O programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado em unidades fixas do Via Rápida Emprego localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo e em unidades móveis (carretas) que serão estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador.
As aulas também serão realizadas nas escolas técnicas estaduais (ETECs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas das escolas estaduais, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), na Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva).
Os cursos são disponibilizados de acordo com as necessidades regionais, identificadas com base nas informações do Emprega São Paulo, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo; do Cadastro de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego; dos diagnósticos de emprego elaborados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e demandas municipais. A previsão é atender 30 mil pessoas até o final do segundo semestre de 2011.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida. Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos mais de 638 postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou nas unidades do Poupatempo.


Fonte de anexo:  http://www.saopaulo.sp.gov.br/trabalhandoporvoce/desenvolvimento-viarapida
 -
------------------------------------------------------------------------


10/10/11

Para pais /questionario_saresp_escolas_




Cassificação geral agente de servições escolares aqui








Começa nesta terça a 2ª etapa da matrícula antecipada para
escolas públicas na grande São Paulo, Litoral e Interior


Estudantes do Ensino Fundamental que não realizaram a matrícula para o ano letivo de 2011 na primeira etapa do programa, encerrada em setembro, poderão fazê-la entre os dias 19 de outubro e 12 de novembro

Começa nesta terça-feira (19/10) a segunda etapa do programa de matrícula antecipada, referente ao ano letivo de 2011, para escolas das redes estadual e municipais do Estado de São Paulo (com exceção do município da Capital, que terá cronograma específico). O novo período de inscrições vai até 12 de novembro e é voltado aos estudantes que ainda não estudam na rede pública de ensino e não realizaram a inscrição para vagas no Ensino Fundamental, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na primeira etapa do programa.
Para fazer a inscrição, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma unidade da rede estadual ou municipal, de preferência próximo de sua residência e fornecer as informações necessárias para o cadastro (nome, endereço de residência e contato). O resultado das matrículas referentes às inscrições feitas neste período, informando a escola de destino à vaga, será divulgado a partir de 1º de dezembro.



Fonte/;  http://www.educacao.sp.gov.br/




A Direção da EE Isabel a Redentora, comunica que está entrevistando interessados em ocupar as dependências da Zeladoria da escola. Entrar em contato através dos telefones 4666-2024 ou 4667-1925.

_____________________________________


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO PAULO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA
EE. SOPHIA MARIA JANUÁRIA AMARAL
Rua Pensilvânia 2100 Parque Paraíso – Itapecerica da Serra/SP
Eejanuariaamaral@ig.com.br – Fone: 4666-6920/4667-9022 CEP 06852-620

Assunto: Publicação de Edital


A direção da EE Sophia Maria Januária Amaral comunica aos interessados a publicação de Edital de Licitação da Cantina Escolar, (em anexo.)



ESCOLA ESTADUAL SOPHIA MARIA JANUÁRIA AMARAL
Licitação de Cantina Escolar.
O Diretor Executivo da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Sophia Maria Januária Amaral, sito na Rua Pensilvânia, 2100 – Parque Paraíso – Itapecerica da Serra/SP CEP. 06852-620, torna pública a abertura do processo de Licitação para a administração dos serviços da Cantina Escolar da referida Escola e comunica aos interessados que as instruções deverão ser retiradas no endereço acima, no período de 22/06/2010 a 24/06/2010 no horário das 9:00 às 16:00 horas, mediante a comprovação do recolhimento de R$ 32,84 (trinta e dois reais e oitenta e quatro centavos), correspondentes a 2 (duas) UFESP’s, em nome da APM junto ao Banco Nossa Caixa agência nº 0381-6, conta corrente n° 04.001245-5, sem devolução.
As propostas deverão ser encaminhadas em envelopes lacrados para o mesmo local até o dia 02/07/2010 no horário das 9:00 às 14:00 horas. A abertura dos envelopes contendo as propostas será realizada em sessão pública no dia 05/07/2010 às 14:00horas, nas dependências da Escola, pela Comissão Julgadora designada pelo Diretor Executivo da APM.