27 de jan. de 2017

De clássicos da literatura nacional e internacional a livros raros do acervo da USP Saiba Mais


Livros digitais, ou e-books, têm se tornado cada vez mais comuns. Com eles, as pessoas podem ler a partir da tela do celular, tablet ou computador, além de plataformas específicas de leitores digitais. Mas, uma coisa é certa: digital ou não, os livros são capazes de nos fazer vivenciar inúmeras aventuras, além de cooperar com a nossa educação e intelectualidade.
Então, se você é cibernético e não perde uma boa leitura por nada, fique atento e anote os seis sites que oferecem mais de 100 mil livros grátis para download. Neles você, com certeza, vai encontrar diversas obras para baixar sem nenhum custo.

Open Library
Com o objetivo de catalogar todos os livros do mundo, no Open Library é possível encontrar obras de José de Alencar, Monteiro Lobato e Machado de Assis. Nele você também encontra obras de autores de outros países.
Portal Domínio Público
O Portal Domínio Público, como o nome sugere, disponibiliza informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, a fim de incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários. Nesse site é possível encontrar livros em diversas línguas, e mais de 2 mil obras em português.
Projeto Gutemberg
Oferece quse 40 mil livros eletrônicos gratuitos. A escolha pode ser baixada em formato e-pub ou kindle. Com a ajuda de parceiros, o site oferece mais de 100 mil publicações.
eBooks Brasil
Nada chamativo e bastante simples, o site é fácil de ser utilizado, além de ter um acervo bastante diversificado. Antes de baixar o livro e ter acesso a ele é necessário escolher primeiro o formato desejado para depois navegar pelos links das obras.
Obras raras da USP
No Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo as obras são raras e, por isso, o acervo é bem pequeno, se comparada com outros sites. Com apenas 30 livros, trata-se de edições especiais que reúnem imagens raras. Vale a pena conhecer.
WikisourceÉ biblioteca da Wikipedia, com acervo digital de livros e textos que estejam em domínio público ou possam ser usados livremente. São mais de 27 mil títulos disponíveis, organizados por correntes literárias, país e data.
Agora não existe mais desculpa para ficar sem ler um bom livro. Acesse os sites indicados e escolha quais obras pretende baixar.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/confira-dicas-de-sites-para-baixar-livros-gratuitamente

9 de jan. de 2017

Atenção, professores! Abertas as inscrições para programa de bolsas de estudos no Japão


Categoria Inscrições seguem abertas até 24 de fevereiro; educadores podem passar até um ano e meio no país
Professores da rede interessados em aprofundar os conhecimentos na área da educação podem se inscrever para bolsas de treinamento oferecidos pelo Consulado Geral do Japão. As inscrições para cursos nas áreas de administração escolar, método educacional, estudo de disciplinas específicas (como matemática, física, química e educação física) e atividades práticas escolares, seguem abertas até 24 de fevereiro.
Para se inscrever e concorrer a uma das bolsas, o candidato deve ter 34 anos completos até o dia 1º de abril de 2017, curso de nível superior ou magistério, pelo menos 5 anos na função de professor de Ensino Fundamental ou Médio ou na área administrativa escolar e ter fluência em língua inglesa ou japonesa.
- Veja aqui o regulamento completo
As inscrições devem ser feitas presencialmente no Consulado Geral do Japão ou via correio (para esta segunda opção de inscrição, os documentos devem ser postados até 22 de fevereiro). Após a primeira etapa, os inscritos devem passar por duas etapas eliminatórias: uma prova escrita para testar os conhecimentos nas línguas inglesa e japonesa e uma entrevista presencial. A prova de japonês serve como nivelamento do curso de idiomas a ser feito nos primeiros seis meses.
O programa tem duração de um ano e meio e inclui bolsa-auxílio mensal, passagens e isenção das taxas escolares, com embarque está planejado para outubro deste ano.
Parcerias com o Japão
Parcerias entre a Educação do Estado e instituições japonesas não é novidade. Desde 2007, alunos do Ensino Fundamental matriculados em uma das 20 unidades que oferecem cursos de japonês nos Centros de Estudo de Línguas (CEL) podem participar do concurso Toyama. Parte do Festival de Arte e Cultura que acontece na Província de Toyama integra cultura, arte, teatro, dança e literatura em um mesmo lugar. Os desenhos dos estudantes selecionados integram a exposição.

Fonte de anexo:Aqui

3 de jan. de 2017

Aberto período de transferência entre escolas da rede

Solicitação deve ser feita até 10 de janeiro em unidades de Ensino Fundamental e Médio
Saiba Mais
Está aberto o período de transferência para alunos já matriculados na rede estadual. Até o dia 10 de janeiro, estudantes que mudaram de endereço no último semestre ou têm preferência por uma unidade podem fazer a solicitação de “deslocamento”. A solicitação deve ser feita exclusivamente nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o Estado.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Para solicitar transferência, é necessário apresentar documento de identidade (RG ou certidão de nascimento) e comprovante de residência atual. Alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A aprovação é condicionada ao número de vagas por classe e ao ciclo atendido.
O resultado final será divulgado no fim do mês. Crianças, jovens e adultos que não estudaram em escolas estaduais em 2016 e querem ingressar na rede neste ano ainda podem efetuar a matrícula até o início das aulas em qualquer unidade de ensino mais próxima.
Início do ano letivo
O ano letivo de 2017 começa no dia 2 de fevereiro em todas as unidades de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encerramento do primeiro semestre está marcado para 28 de junho.

Fonte de anexo: aqui