29 de mar. de 2010

Prova de PCOP

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA
Comunicado
Ciclo I/Ciclo II/Ensino Médio/PCOP
Procedimentos relativos ao processo de credenciamento de docentes para a função de Professor Coordenador do Ciclo I e PCOP do Ciclo I, Professor Coordenador do Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio e PCOP Ciclo II do Ensino Fundamental/ Ensino Médio, das escolas estaduais.
A Dirigente de Ensino da Diretoria de Itapecerica da Serra, em atendimento ao contido na Resolução SE nº. 88/07 alterada pela Resolução SE nº. 10/08, que dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador, torna público o edital do processo de credenciamento para os docentes interessados em exercer as atribuições de Professor Coordenador do Ciclo I e PCOP do Ciclo I, Professor Coordenador do Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio e PCOP do Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio nesta Diretoria de Ensino.
1- do público-alvo:
2- a prova de credenciamento a ser realizada se aplica, exclusivamente, aos professores que, atendidos os requisitos de habilitação para o exercício da função de Professor Coordenador relacionados no artigo 4º da Resolução SE N.º 88/2007, alterado pela Resolução SE N.º 10/2008, visam exercer a função de Professor Coordenador do Ciclo I e PCOP do Ciclo I, professor Coordenador do Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio e PCOP do Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio.
2- dos requisitos:
* ser portador de diploma de licenciatura plena;
* contar, no mínimo, com 3 (três) anos de experiência como docente da rede estadual de ensino;
* ser docente efetivo classificado na unidade escolar em que pretende ser professor coordenador ou ser docente com vínculo garantido em lei (Estável ou categoria F), com no mínimo dez aulas atribuídas, nos termos do art. 4º da Resolução SE N.º 88/2007, alterado pela Resolução SE N.º 10/2008.
3- das etapas do processo de seleção:
3.1- do período de inscrição:
O docente candidato deverá se inscrever no período de 29/03/2010 a 05/04/2010, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico: https: //spreadsheets2.google.com/viewform?formkey=dFFwYXZSalpmYUlXRVZFVWJsUmtza1E6MA
O candidato terá sua inscrição deferida somente quando enviar o formulário eletrônico devidamente preenchido. No ato da inscrição o candidato deverá realizar uma única opção de prova, ou seja:
a) para Ciclo I e PCOP do Ciclo I;
b) para o Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio e PCOP do Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio;
c) para inscrição conjunta Ciclo I/Ciclo II/Ensino Médio e PCOPs dos respectivos níveis de ensino, conforme formação.
3.2- da prova de credenciamento
3.2.1- da data e local de realização da prova:
A prova do credenciamento será realizada no dia 25/04/2010, às 08 (oito) horas e 30 (trinta) minutos, com duração de 02 (duas) horas para os candidatos inscritos somente
para uma das opções: Ciclo I e PCOP do Ciclo I ou Ciclo II do ensino Fundamental/Ensino Médio e PCOP do Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio e 03 (três) horas para os candidatos inscritos na opção conjunta: Ciclo I/Ciclo II/Ensino Médio e PCOPs dos respectivos níveis de ensino. O local da realização da prova será divulgado, no site da Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Serra (http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br) até o dia 20/04/2010.
3.2.2- das características da prova:
A prova será elaborada pela Diretoria de Ensino, na seguinte conformidade:
a) Constituída de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, respeitando a bibliografia anexa para os candidatos inscritos exclusivamente para a opção Ciclo I e PCOP de Ciclo I ou Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio e PCOP do Ciclo II do Ensino Fundamental/Ensino Médio.
Cada questão valerá 05 (cinco) décimos. O candidato que tiver acerto mínimo de 50% das questões será considerado credenciado.
b) Constituída de 30 (trinta) questões de múltipla escolha, respeitando a bibliografia anexa para os candidatos inscritos exclusivamente para a opção conjunta Ciclo I/Ciclo II/Ensino Médio e PCOPs dos respectivos níveis de ensino.
Cada questão valerá 05 (cinco) décimos. O candidato que tiver acerto mínimo de 50% das questões será considerado credenciado.
3.2.3- das condições de realização da prova:
O candidato deverá comparecer no local de realização da prova, 30 (trinta) minutos antes de seu início, munido de documento original de identidade, comprovante de inscrição e de caneta esferográfica azul ou preta.
O candidato não poderá entrar na sala de prova, após o horário estabelecido para seu início, podendo dela sair, decorridos sessenta minutos do tempo de duração previsto. Não haverá revisão de prova.
3.2.4- da correção, avaliação e divulgação dos resultados:
A correção da prova será feita pela equipe de supervisão da Diretoria de Ensino e os resultados, em lista não classificatória, estarão disponibilizados no site da Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra (http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br), até o dia 30/04/2010.
3.3- da Apresentação do Projeto de Trabalho e da Entrevista:
Fundamentados nos textos indicados para a prova de credenciamento e em legislação específica para exercer a função de Professor Coordenador, os professores devidamente credenciados deverão entregar o projeto de trabalho na unidade escolar em que pretendem exercer a função. Este será avaliado pela comissão constituída pelo Diretor da unidade escolar e pelo Supervisor de Ensino. Os professores devidamente credenciados com interesse em exercer a função de professor coordenador junto à Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra deverão entregar o projeto de trabalho na própria Diretoria, sendo este avaliado pela Dirigente de Ensino e Supervisão.
3.3.1- da análise e avaliação do Projeto de Trabalho e da entrevista:
Respeitados os procedimentos definidos no artigo 5º da referida Resolução, a Comissão, constituída em nível da unidade escolar, deverá concluir a análise e a avaliação dos Projetos de Trabalho e proceder às entrevistas necessárias.
3.4- da divulgação do resultado final e publicação do ato de designação:
A Comissão constituída, em nível da unidade escolar, deverá divulgar o resultado final do contido no item 3.3.1, cabendo ao Dirigente Regional de Ensino, publicar em D.O.E, os atos designatórios, mediante Portaria de designação do Diretor da unidade escolar, a qual deverá ocorrer no dia subseqüente ao resultado final da entrevista.

Bibliografia básica comum a opção de prova para o Ciclo I e PCOP do Ciclo I ou para o Ciclo II/Ensino Médio e PCOP do Ciclo II/Ensino Médio ou opção conjunta Ciclo I/Ciclo II/Ensino Médio e PCOPs dos respectivos níveis de ensino:

1. ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a
educação: epistemologia e didática. Piracicaba: Unimep, 2001.
2. BRASIL. Lei 8069 de 13 de julho de 1990 que institui o
Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
5. CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação
dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: avaliação
e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p.
11-28, jan./mar. 2007. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2010.
6. COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São
Paulo: Ática, 2006.
7. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do
caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
8. LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível,
o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
9. OLIVEIRA, Marta K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento;
um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997
10. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Matrizes
de referência para avaliação: documento básico; SARESP. São
Paulo: SEE, 2009. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
11. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão
do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008.
v.1. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
12. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão
do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008.
v.2. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
13. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão
do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2008.
v.3. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
14. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão
do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009.
v.1. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
15. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão
do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009.
v.2. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
16. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Gestão
do currículo na escola: Caderno do Gestor. São Paulo: SE, 2009.
v. 3. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
17. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Programa
de qualidade da escola: nota técnica. São Paulo: SE, 2009.
Disponível em: Acesso em 26 jan. 2010.
18. SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação.
DELIBERAÇÃO CEE nº 9/97 e Indicação CEE nº 8/97 - Institui,
no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, o Regime
de Progressão Continuada no Ensino Fundamental. Disponíveis
em: Acesso em: 26 jan. 2010.
19. SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação.
PARECER CEE nº 67/1998 (Art. 3º, 5º ao 10, 15 ao 56, 65, 68
ao 85) - Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais.
Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
20. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação Resolução
SE 11/2008. Dispõe sobre a educação escolar de alunos
com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede
estadual de ensino e dá providências correlatas e Resolução SE
31/2008. Altera a Resolução SE 11 de 31 de janeiro de 2008.
21. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem:
práticas de mudança: por uma praxis transformadora.
São Paulo: Libertad, 2003.
22. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar.
Porto Alegre: Artmed, 1998.
Bibliografia complementar específica da prova de Ciclo I e
PCOP do Ciclo I:
1. ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas
e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.).
A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
2. FERREIRO, Emília. com todas as letras. São Paulo: Editora
Cortez,1996.
3. ----------. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Editora
Cortez,1996.
4. ---------. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia
Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa
MariaTorres. Porto Alegre: Artmed, 2001.
5. GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino. Exercícios de militância
e divulgação. Campinas (SP): ALB - Mercado de Letras, 1996.
6. LA TAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias
psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1992
7. LERNER, D. e SADOVSKY, P. O sistema de numeração:
um problema didático. In: PARRA, Cecília; SAIZ Irmã; [et al]
(Org.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas.
Tradução por Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas,
1996. p. 73-155.
8. NEMIROVSKY, Myriam. O Ensino da Linguagem escrita.
Artmed, 2002.
9. SÃO PAULO (Estado) RESOLUÇÃO SE N.º 92/2009, de 8
de dezembro de 2009. Dispõe sobre estudos de recuperação aos
alunos do ciclo I do ensino fundamental das escolas da rede
pública estadual. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
10. SÃO PAULO (Estado) PROGRAMA LER e ESCREVER:
* Orientações Curriculares do Estado de São Paulo: língua
portuguesa e matemática – Ciclo I
• Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor
Alfabetizador – 1ª série – volume 1 e 2.
• Caderno de Planejamento e Avaliação do Professor Alfabetizador
– 1ª série
• Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 2ª série
– volume 1 e 2
• Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 3ª série
– volume 1 e 2
• Material do Professor – Programa Intensivo no Ciclo(PIC)
3ª série – volume 1 e 2
• Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 4ª série
– volume único
• Material do Professor –– Programa Intensivo no
Ciclo(PIC)4ª série – volume 1, 2 e 3.
Disponível em Acesso em
25/03/2010.
11. SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: Um
caminho para o ensino da linguagem oral. In “Gêneros Orais
e escritos na escola”. Campinas(SP): Mercado de Letras; 2004.
12. SMOLKA, Ana Luíza Bustamante. A criança na fase
inicial da escrita. Alfabetização como processo discursivo. São
Paulo (SP): Cortez; Campinas (SP): Editora da Universidade Estadual
de Campinas, 2003.13. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura.
Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
14. TEBEROSKY, Ana, COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e
a Escrever – uma proposta construtivista. Porto Alegre Artmed.
2002.
15. WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
São Paulo: Ática, 2002.
16. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa - Como ensinar.
Porto Alegre: Artmed, 1998.
Bibliografia complementar específica da prova do Ciclo II/
Ensino Médio e PCOP do Ciclo II/Ensino Médio:
1.BEAUDOIN, M.-N.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito:
como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed,
2006.
2.BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Introdução. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental.
Brasília: MEC/SEF,1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/
seb/arquivos/pdf/introdução.pdf
3. BRASIL. MEC/SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Ensino Médio. Brasília: MEGSEMTEC, 2002.
4.BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Fundamental. Disponível
em: Acesso em: 26 jan. 2010.
5.BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Médio - Parecer 15/98.
Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010
6. CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São
Paulo: Cortez, 2002.
7. DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir.
Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
8. HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento:
educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed,
2003.
9.FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários
à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
10. MARZANO, Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK,
Jane E. O ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências
para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre:
Artmed, 2008.
11. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para
ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
12. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Proposta
Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental
Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo:
SE, 2008. Disponível em: Acesso em: 26 jan. 2010.
13. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação Resolução
SE 93, de 8/12/2009. Dispõe sobre estudos de recuperação aos
alunos do ciclo II do ensino fundamental e do ensino médio, das
escolas da rede pública estadual.
14. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação INSTRUÇÃO
CENP N.º 1/2010, de 11 de janeiro de 2010. Dispõe sobre
o processo de recuperação de estudos de alunos do Ciclo II do
Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas escolas da rede
estadual de ensino. Disponível em: Acesso em:
26 jan. 2010.
15. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação Portaria
Conjunta CENP/COGSP/CEI de 06/07/2009. Dispõe sobre a
terminalidade específica de alunos com necessidades especiais
na área de deficiência mental, das escolas da rede estadual de
ensino e dá providências correlatas.
16. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.
Petrópolis: Vozes, 2002.
17. TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo. São
Paulo: Ática, 2001.
(27-30-31)

Fonte e anexo: diretoria de ensino Itapecerica da Serra

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