Em evento realizado nessa quinta-feira (1), o governador Geraldo Alckmin e o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, anunciaram novidades para a seleção de diretores de escola.
Ainda esse ano, um novo concurso para 1.450 diretores de escola será realizado. Os novos profissionais já devem ingressar na rede no início de 2014. Além disso, a seleção dos profissionais terá mudanças significativas.
A partir de agora, os gestores aprovados na avaliação deverão frequentar dois cursos de formação com duração de seis meses antes de atuar nas unidades de ensino. O objetivo da medida é oferecer aos novos diretores ferramentas para uma melhor atuação.
Concomitante ao período de formação, o diretor passa por um estágio probatório com duração de três anos, período em que os profissionais vão receber orientações sobre a função de gerenciamento de recursos humanos e estratégias de ensino. Após o estágio, todos os gestores passarão ainda por avaliações anuais feitas pelo conselho escolar.
"Nosso objetivo é transformar a avaliação em gestão de desempenho, com a perspectiva de apoio a esses diretores. Aumentamos as exigências do processo de ingresso e fortalecemos os profissionais com cursos, além de permanente acompanhamento", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Para participar do concurso, o candidato deve ter licenciatura em Pedagogia ou pós-graduação na área de Educação, e ter no mínimo, oito anos de efetivo exercício de magistério. Não é preciso estar em atuação na rede estadual. O novo edital será divulgado ainda neste semestre.
A remuneração inicial para diretor com jornada de 40 horas é de R$ 3.552,34.
Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br