11 de ago. de 2010

SECRETARIA LANÇA BLOG “SALAS DE LEITURA SP” NA BIENAL DO LIVRO


Inauguração vai acontecer no Espaço Web, área do estande da Secretaria de Estado da Educação destinada à troca de mensagens sobre literatura entre alunos blogueiros e visitantes;
         
Durante a 21ª Bienal Internacional do Livro, os visitantes contarão com um blog criado especialmente para troca de informações sobre livros, escritores, produção autoral e outros assuntos referentes à literatura. Trata-se do blog “Salas de Leitura SP”, que será lançado pela Secretaria e que poderá ser acessado no Espaço Web, no estande da Secretaria de Estado da Educação.
     
        O blog será dividido em quatro funções: Ser Leitor, onde os visitantes poderão deixar suas indicações de leitura; Ser Autor, área exclusiva para troca de informações sobre produção autoral; Procura-se um autor, espaço destinado a comentários de estudantes sobre a produção de autores desconhecidos; e Ser Blogueiro, que trará dicas e materiais para auxílio no registro de mensagens na web e na blogosfera. A ideia é que blog continue ativo após a Bienal. 

O acesso ao blog no Espaço Web estará disponível em seis computadores de última geração, equipados inclusive com monitores e sintetizadores de voz para auxiliar os deficientes visuais.

Literatura na rede
       
A troca de informações entre alunos e professores pela internet já é uma prática comum nas escolas. O blog da Escola Estadual Valentim Gentil (http://eevalentimgentil.wordpress.com) divulga a agenda escolar, fotos de eventos e trabalhos dos alunos realizados durante o ano letivo. Na página, também é possível acessar espaços com conteúdo de todas as áreas do conhecimento discutidos em sala de aula. O material é atualizado pelo professor de matemática João Valentim, que conta com o auxílio dos alunos e professores de cada matéria para postar.        

O blog também possui um espaço exclusivo para a divulgação dos trabalhos realizados no programa Salas de Leitura, espaços que abrigam o acervo e a sala de leitura oferecendo aos alunos um vasto número de livros e periódicos para incentivar a prática da leitura. 

Primeiro estande

Neste ano, será a primeira vez que a Secretaria de Estado da Educação participa Bienal Internacional com um estande próprio para atividades interativas. Nas edições anteriores, a secretaria promovia a visitação dos alunos e de professores.
“É uma oportunidade rica para nossos estudantes, que terão acesso a uma grande diversidade de obras e autores”, disse o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.
         No estande de 200 m2 da Secretaria, os visitantes farão uma viagem pela história dos meios de comunicação desde a pré-história até a atualidade. Haverá ainda uma réplica da Sala de Leitura, nos moldes das existentes nas escolas estaduais, com diversas atividades interativas.
         O local foi projetado com acessibilidade para receber alunos e visitantes cadeirantes e também vai oferecer intérpretes em Libras para que deficientes auditivos possam acompanhar o roteiro da visita monitorada.
Interatividade
A interatividade será uma das atrações desta edição da Bienal e estará presente também no estande da Secretaria de Estado da Educação, dividido em três núcleos, sob o tema “Eles leram, nós lemos, eles lerão”.
O primeiro núcleo irá proporcionar aos visitantes uma viagem pela história, conduzida pelas formas de comunicação através dos tempos, a partir da pintura rupestre, passando pela antiguidade, idade média, moderna até chegar à internet e ao livro digital dos dias atuais. O espaço foi criado por uma equipe da Secretaria, com cenografia de João Carlos Serroni, e as visitas serão orientadas por monitores.
No segundo núcleo, haverá uma réplica da Sala de Leitura, nos moldes das salas existentes nas escolas estaduais, que abrigam o acervo de cada unidade e oferecem um ambiente exclusivo para leitura aos alunos e professores. O espaço terá uma programação diversificada de oficinas (contação de histórias, cordel, leitura dramática, mangá, HQ e sarau), ministradas por educadores da Poiesis Organização Social de Cultura/ Associação dos Amigos da Casa das Rosas. No local também haverá exposição de publicações e projeção de imagens das Salas de Leitura com detalhes sobre os programas e projetos de incentivo à leitura, promovidos pela Secretaria.
 O terceiro núcleo será o Espaço de WEB, onde os visitantes poderão postar mensagens sobre suas leituras e produções, em comunidades virtuais de alunos e professores, em uma rede especialmente criada para os participantes da Bienal.
Primeira visita
A secretaria também levará 10 mil alunos ao Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde acontece a Bienal, sendo cinco mil estudantes da Grande São Paulo e outros cinco mil alunos do litoral e interior. A Secretaria providenciará lanche e transporte para os estudantes, que receberão ainda um vale-livro cada para trocar nos estandes.
Bianca Ligiero da Silva, aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Romeu de Moraes, localizada na região norte da capital, está entre os 10 mil estudantes que visitarão a Bienal. Esta será a primeira vez que Bianca vai passear pelos corredores de uma das maiores feiras literárias da América Latina e terá contato com obras e autores renomados.
Para a jovem, a expectativa da visita é ainda maior porque dois amigos de escola terão seus contos expostos no estande da Secretaria, na coletânea de prosa e poesia do I Prêmio Ser Autor. “É sinal de nossa escola tem feito um belo trabalho conosco”, afirmou. A adolescente é responsável pelos passeios e atividades propostas do grêmio estudantil. Ela conta que está acostumada a acompanhar seus colegas em gincanas e passeios pedagógicos. “Acho bem instrutivo e desta vez eu serei a visitante”, disse a aluna.
Cada grupo de alunos da rede estadual de ensino permanecerá cerca de duas horas na feira e será monitorado por professores, a fim de que a visita contribua com o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula.    
Tarde de autógrafos
No dia 18, está marcado o lançamento de três livros produzidos por alunos e professores da rede estadual de ensino. O evento é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e a Câmara Brasileira do Livro (CBL).
O primeiro título é uma coletânea de prosa e poesia, resultado do concurso I Prêmio Ser Autor, realizado pela Secretaria no primeiro semestre deste ano em toda a rede. A publicação traz 120 trabalhos premiados e produzidos por 180 alunos (100 do Ensino Fundamental e 80 do Ensino Médio) e 30 professores.
Os textos produzidos por duplas de estudantes seguiram os temas e gêneros sugeridos pelo concurso. Os alunos do Ensino Fundamental Ciclo I (5º ano) escreveram textos em prosa, com o tema “Histórias de Meninos e Meninas”. Já para os alunos do Ensino Fundamental Ciclo II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, o gênero escolhido foi poesia e os temas “Um belo dia” e “O Luar”, respectivamente. Os professores escreveram sobre o tema “Vi, nos olhos do meu aluno, a alegria de ser leitor”, no formato de memória literária. Todos os poemas foram inspirados em obras poéticas de autores da língua portuguesa, um dos focos da 21ª Bienal do Livro.    
“Nós temos obtido sucesso nas diversas ações e programas implementados na rede com foco no desenvolvimento da leitura e da escrita, como o Ler e Escrever e o Apoio ao Saber. Além de descobrir talentos da literatura, entre nossos estudantes, o estímulo à leitura colaborou para o bom resultado do Saresp 2009. O Prêmio Ser Autor é um belo incentivo à produção de livros por nossos alunos e professores e agora eles também serão reconhecidos na Bienal”, disse o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.
        
Um dos frutos desse incentivo é o livro “O Segredo dos Amuletos: Testando todos os Limites”, segundo volume da saga fictícia criada por quatro alunos e uma professora do Ensino Fundamental da Escola Estadual Profº Sérgio da Costa, na região norte da capital. Inspirada no clássico Harry Porter, a história se passa em São Paulo, nos dias atuais, e tem como fio condutor a vida de Marcelo, um garoto de 11 anos de idade que descobre ter um amuleto com poderes mágicos.

A série O Segredo do Amuleto foi iniciada em 2009 com a publicação de “O Segredo dos Amuletos: O Começo”. Os autores são os estudantes Luan Cardoso, Matheus Mendes, Thais Mariano de Sousa, Paulo Giordan Oliveira e a professora de língua portuguesa Sandra Martins, que é a orientadora do projeto.
O outro lançamento previsto para a 21ª Bienal é o segundo volume de “O Mundo das Ideias: os Irmãos de Sangue”, livro de poesias escrito por Lucas da Costa Geremias, de 17 anos. Estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor José Trombi, no município de Fartura, na região de Piraju, Lucas foi descoberto pelo projeto “Um Olhar para Altas Habilidades”, da Secretaria, que tem por objetivo identificar e oferecer assistência aos alunos superdotados da rede estadual. Em 2008, ele foi o vencedor estadual do 1º Prêmio Talento Literário/Poesia na área de Superdotação, promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília.

São Paulo, 10 de agosto de 2010.
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218.2020/8879/2062

Fonte de anexo: Secretaria da educação

2 comentários:

  1. Agradeço de coração em meu nome e em nome das crianças escritoras do livro "O SEGREDO DOS AMULETOS" os gentis comentários e reforço a necessidade continuarmos escrevendo e fazendo nossos alunos escreverem. Devemos todos os dias entrar na sala de aula com esse proposito só assim teremos a efetiva educação. Parabéns a todos que fizeram dessa "feira de venda de livros" um verdadeiro espaço de escritores. Obrigada. Professora Sandra Martins

    ResponderExcluir
  2. Olá Professora Sandra! Muito obrigada por postar em meu blog. Visitei o seu blog e confesso que fiquei maravilhada por saber que existe professores que estão fazendo diferenças com os recursos tecnológicos e com aulas animadora para seus alunos, parabéns realmente isso é um grande incentivo a leitura e ao desejo de autor.

    Eliane Nogueira

    ResponderExcluir

Essa noticia foi importante para você? Poste aqui seu comentário.