10 de mar. de 2011

Prazo de validação de diplomas estrangeiros na Unesp vai até o dia 18


Os interessados devem entregar a documentação exigida na Reitoria, mediante agendamento
Até o dia 18 de março, estudantes que se graduaram em universidades estrangeiras podem solicitar a revalidação do diploma para a Unesp. No mesmo período, mestres e doutores também podem pedir o reconhecimento dos diplomas obtidos em instituições de ensino superior de outros países. Os interessados devem entregar a documentação exigida na Reitoria, mediante agendamento.

A revalidação e o reconhecimento são realizados apenas uma vez por ano. O processo é feito pelo Grupo de Registros Acadêmicos, ligado à Secretaria Geral. A seção tem por atribuições registrar os diplomas de alunos formados em cursos de graduação, oferecidos pela Unesp e por Faculdades de Tecnologia (FATECs), de alunos dos programas de pós-graduação "stricto sensu" da Universidade. Entre outras responsabilidades, esse grupo atende órgãos externos, profissionais e governamentais sobre a autenticidade dos registros efetuados em diplomas.

A Unesp tem o prazo de seis meses para responder às solicitações. Cada pedido deve ser analisado e atender a critérios estabelecidos por resoluções aprovadas pelo Conselho Universitário. Para a revalidação, a carga horária do curso deve ser de 70%, no mínimo, da fixada pelo Conselho Nacional de Educação para graduação semelhante. Caso não atenda a essa exigência, a solicitação é negada.

Os processos são avaliados ainda por uma comissão, formada por três professores de cursos correspondentes ao diploma e mais dois membros da Câmara Central de Graduação (CCG). Essa comissão pode solicitar provas para demonstrar a equivalência dos estudos realizados.

Para os pedidos de pós-graduação, a avaliação será feita por uma comissão formada por três docentes de programas correspondentes ao diploma a ser reconhecido, e mais dois membros da Câmara Central de Pós-Graduação (CCPG). Serão aceitos os documentos exigidos em língua inglesa, espanhola, italiana e francesa para a solicitação. Os demais idiomas devem apresentar traduções juramentadas. A tradução juramentada é feita por um tradutor público nomeado e registrado. Somente essa tradução tem reconhecimento oficial de instituições e validade legal.

A Unesp não reconhecerá diplomas de cursos de instituições estrangeiras realizados no Brasil ou em parceria com outras universidades brasileiras. Veja aqui os critérios para a revalidação de diplomas de graduação. E aqui, os critérios para o reconhecimento de diplomas de pós-graduação.

Da Unesp

Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br

2 comentários:

  1. Ola Eliane Nogueira, bom dia, boa essa sua informação, gostaria de saber de vc se tem alguma informação sobre qual Universidade poderia convalidar meu diploma de Mestrado em Ciencia da Educação, obtido na UAA de Asuncion...Ficaria muito grato.
    Abraços.
    Prof. Ms Róbson Dias.
    meu blog é: professorcoringa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo, infelizmente não sei te responder com precisão essa sua pergunta. Seria bom você se esclarecer através da própria UNESP.

    Obrigada,
    Abraços

    ResponderExcluir

Essa noticia foi importante para você? Poste aqui seu comentário.