31 de jul. de 2013

Curso Inglês Online será oferecido para 300 mil educadores e servidores da Educação


Inscrições para aulas a distância começam no dia 19 de agosto
Saiba Mais
Os 300 mil professores, diretores, agentes de serviço e de organização escolar que fazem parte da rede estadual de ensino poderão realizar o curso Inglês Online. A novidade foi anunciada nessa quarta-feira (31) pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário Herman Voorwald. "Estamos abrindo o curso para os professores por uma solicitação deles e dos servidores da Secretaria da Educação", declarou Voorwald durante o evento.
As inscrições para os servidores interessados em participar da formação a distância começam no dia 19 de agosto. O início das aulas está marcado para o dia 22 do mesmo mês.

O curso a distância terá duração de um semestre, divido em oito módulos de 10 horas cada. As aulas são oferecidas pela Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP) e pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP). Ao final da formação, os servidores conquistarão certificado.

Fonte: Anexo portal da sec da educação

Com 20 mil novas vagas em cursos técnicos, Vence abre inscrições nessa quinta-feira (1)


Categoria Anúncio foi realizado nessa quarta-feira (31) pelo governador e secretário da Educação
Saiba Mais
Uma boa notícia para os estudantes que cursam o Ensino Médio na rede estadual foi anunciada nessa quarta-feira (31) pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação, Herman Voorwald. O programa Vence, ação que oferece cursos técnicos aos alunos, terá 20 mil novas vagas para o próximo semestre.
O evento desta manhã marcou a assinatura do credenciamento de 150 instituições de educação profissional, nas quais os jovens realizarão os cursos de forma concomitante ao Ensino Médio regular. As inscrições para as novas vagas começam nessa quinta-feira, dia 1º de agosto, e seguem até o dia 10 do mesmo mês. O início das aulas deve acontecer em setembro.    

“É uma grande oportunidade para os jovens do Ensino Médio de todas as escolas estaduais de São Paulo. O curso técnico é gratuita e terá de duração de 600 à 800 horas. São mais de 50 modalidades e 20 mil vagas.  A  meta é chegar a 100 mil alunos participantes”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Para o secretário da Educação, Herman Voorwald, o programa oferece um diferencial para os alunos que buscam uma oportunidade de trabalho. "O Vence permite que nossos estudantes do Ensino Médio tenham mais um diferencial no currículo e, com isso, tenham melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho. Além da educação regular de qualidade, uma das principais demandas dos alunos dessa faixa-etária é conseguir emprego", afirma.
O objetivo do Vence é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. Implantado em 2012, o programa já atende 37 mil alunos, em 336 cidades distribuídas pelo Estado de São Paulo.

Fonte: Portal secretaria da educação

18 de jul. de 2013

Inscrições de trabalhos para o 2º Seminário de Proteção Escolar seguem até 31 de julho


Categoria Inscrição é aberta a todos os educadores da Educação, não só àqueles ligados ao Sistema de Proteção
Saiba Mais
As inscrições para educadores que desejam apresentar seus trabalhos no 2º Seminário de Proteção Escolar vão até o dia 31 de julho. O evento é uma oportunidade para professores e servidores compartilharem os resultados de projetos de gestão desenvolvidos em suas unidades, em parceria com a comunidade escolar, sociedade e alunos.
Vale destacar que a inscrição de projetos é aberta a todos os educadores da Secretaria, não só àqueles ligados ao Sistema de Proteção Escolar, órgão responsável pela realização do seminário. O objetivo é criar um espaço para a divulgação de boas práticas e para a troca de experiências envolvendo toda a rede em torno do tema proteção escolar.

- Confira o regulamento para a inscrição do trabalho

Do portal da sec. da educação

5 de jul. de 2013

Inscrições para o Acessa Escola vão até 12 de julho


Secretaria da Educação oferece bolsas para mais de dois mil alunos de 1ª e 2ª série do Ensino Médio
Estão abertas as inscrições para estágio do Acessa Escola. A Secretaria da Educação oferece bolsas para mais de dois mil alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio das escolas da rede estadual para atuarem como estagiários de informática. O prazo para inscrição vai até 12 de julho e a taxa é de R$ 12.


O cadastro para a prova de seleção pode ser feito no site da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogado até 24 meses, ou a conclusão do Ensino Médio. A prova está marcada para o dia 18 de agosto.

Os selecionados ganham bolsa mensal de R$ 340, além de auxílio transporte. O estagiário vai atuar nas salas de informática das 3.715 escolas da rede que contam com o programa Acessa Escola, com o foco na inclusão digital. A carga horária do estágio é de quatro horas, de segunda à sexta-feira, e pode ser cumprida nos períodos da manhã, tarde ou noite.

Do Portal do Governo do Estado

Concurso para 59 mil novos professores: nomeação começará em janeiro de 2014


Pacote de medidas anunciado inclui novo concurso e alterações no cumprimento do estágio probatório
Concurso para 59 mil novos professores: nomeação começará em janeiro de 2014
Educação anuncia maior concurso da história para professores: 59 mil novas vagas
Saiba Mais
A Educação anunciou nesta sexta-feira (5) um pacote de medidas para beneficiar a rede estadual de ensino. Entre as ações, está o maior concurso da história da Educação para professores que desejam ingressar em escolas da rede.
Os educadores vão compor o quadro de turmas do ensino da Educação Básica, Ensino Médio e do Ciclo II do Ensino Fundamental. O novo edital será divulgado ainda neste semestre. Cerca de 34 mil docentes foram nomeados desde 2011. As contratações farão o número atingir 93 mil novos professores. 
“A Educação está autorizada pelo Governo do Estado para convocar 20 mil professores a partir de janeiro de 2014", disse o secretário da Educação Herman Voorwald, no momento do anúncio.
O aumento salarial de 8,1%, já a partir do dia 1º de agosto para mais de 415 mil funcionários do magistério, apoio escolar e aposentados também foi divulgado no evento. “Promulgamos a lei do reajuste que dará 8,1% de aumento neste ano. Em 2014, o aumento salarial chegará a 45%, valor acima da inflação e com ganho real", disse o governador Geraldo Alckmin.
Os candidatos aprovados no novo concurso passarão por formação específica na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAP). O curso tem 360 horas, divididas em 18 módulos semanais de 20 horas. Nas aulas, os docentes conhecerão o currículo adotado pelo estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das escolas estaduais.
A formação, que antes acontecia em um período diferente das aulas, passará a ocorrer simultaneamente, como parte integrante do estágio probatório. A alteração ocorreu para que o ingresso dos professores na sala de aula aconteça de forma mais ágil.

Contratações temporárias
O governador também anunciou uma medida inédita para os 181,5 mil professores efetivos e estáveis da rede estadual. A partir de agora, eles poderão acumular o cargo de efetivo com a contratação temporária. O que permitirá, por exemplo, que ele substitua um outro professor em horário distinto de sua jornada, além de aumentar a carga horária de acumulação para 65 horas semanais. As medidas reforçam a política da Secretaria pela ampliação do quadro de docentes efetivos na rede estadual.
Outros cargos
No pacote de valorização da rede, também foram contemplados outros servidores que compõem o quadro da Educação. A Secretaria anunciou a nomeação de 973 agentes de organização escolar, a criação de mais de 800 cargos de analista de tecnologia e administrativo e a autorização de 127 cargos de oficial administrativo e 87 de executivo público.

Fonte de anexo: Secretaria da educação

Conteúdo atualizado para a prova de promoção já pode ser consultado

Categoria Mudanças na bibliografia, competências e habilidades exigidas foram definidas em 7 de junho
 
Tire suas dúvidas sobre o processo de promoção do magistério
Saiba Mais
Os educadores que se inscreveram no processo de promoção do magistério já podem começar a preparação para a prova. Já está disponível para consulta a bibliografia para o exame.
Confira a bibliografia estabelecida na Resolução SE 70, de 26-10-2010 e na Resolução SE 13, de 3/3/2011, bem como a emenda constante da Resolução SE 37, de 07/06/2013.
Para aqueles que ainda não se inscreveram, vale destacar que o período para cadastro está aberto e segue até 10 de julho. As inscrições podem ser realizadas por integrantes do quadro do magistério que se enquadram nas faixas 1 e 3 da escala de vencimentos.
Os educadores que já realizaram o cadastro no primeiro período de inscrições, realizado entre 20 de maio e 7 de junho, não precisarão realizar o procedimento novamente, pois sua pré-inscrição permanece válida.

A pré-inscrição deve ser feita online, por meio do Sistema GDAE (Gestão Dinâmica de Administração Escolar). O passo a passo para realizar o cadastro pode ser conferido aqui. As provas do processo de promoção estão previstas para os meses de agosto e setembro deste ano.
Requisitos

Podem participar do processo de promoção os professores, diretores de escola, assistentes de diretor, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos, efetivos ou estáveis, que atuam na rede estadual de ensino. Confira os requisitos na íntegra no edital, publicado no Diário Oficial do dia 22 de junho, e na retificação, publicada em 27 de junho.
Por meio do processo, previsto pelo Programa de Valorização pelo Mérito da Secretaria da Educação, já foram promovidos, desde 2010, mais de 87 mil servidores da rede.

Fonte de anexo: secretaria da educação