30 de nov. de 2013

Educação simplifica processo de atribuição de aulas para professores da rede estadual




A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo simplificou o processo de atribuição de aulas para os 181,5 mil professores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino. Agora, a composição de carga horária de trabalho dos docentes será definida em um único dia. Antes o profissional precisava de três datas para atribuir, ampliar e suplementar a jornada de trabalho. acesse aqui para saber mais sobre a resolução
O procedimento acontece entre os dias 20 e 24 de janeiro e os profissionais devem procurar a escola ou a diretoria regional de ensino em que vão atuar. As datas para atribuição variam de acordo com o regime de contratação do educador e mais informações podem ser consultadas no Diário Oficial do Estado, no caderno "Executivo I", da página 42 a 44. O calendário das atribuições de aula ainda será publicado
Com a mudança, professor efetivo e estável vai definir toda a carga horária em um dia e na mesma escola de atuação. A ação faz parte das políticas em andamento da Secretaria da Educação do Estado para ampliar a atuação efetiva na rede, complementada ainda pelo maior concurso da história realizado em novembro com 59 mil vagas.
"O objetivo da simplificação é fortalecer o processo pedagógico e permitir que o professor tenha atribuídas o máximo possível de aulas em uma mesma unidade de ensino. É um mecanismo que aprimora a relação do profissional com o aluno e repercute diretamente no desempenho e na qualidade da educação", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Outra novidade do processo de atribuição de 2014 é que este ano pela primeira vez os 36 mil professores efetivos que fizeram o processo seletivo também vão poder acumular como temporários. Com o acúmulo, a carga horária dos docentes poderá ser ampliada em até 65 horas semanais. Além de representar um ganho salarial de cerca de R$ 1.400 ao mês em caso de professores com jornada de 40 horas, a medida permitirá ainda que o professor efetivo substitua outro professor, afastado por licença médica por exemplo, em horário distinto de sua jornada e na mesma escola em que atua.
Para saber mais, acesse a intranet da Educação
Esta atribuição acontece no último dia do processo, data em que os docentes não-efetivos também participam do processo. Para esses profissionais a escolha acontece nas diretorias de ensino.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

12 de nov. de 2013

Conheça as escolas da rede estadual finalistas do concurso "Bola da Família"


 
O concurso “Bola da Família” elegeu na última sexta-feira (8/11), suas 15 finalistas. As escolas que fazem parte do Escola da Família foram incentivadas a customizar bolas de futebol, usando a criatividade, características das regiões onde a unidade está local ... Leia Mais

8 de nov. de 2013

Aprimoramento da progressão continuada reestrutura ciclos do Ensino Fundamental

Reorganização do modelo foi pensada em conjunto com servidores da rede em reuniões iniciadas em 2011
Educação reorganiza progressão continuada e implementa 3 ciclos no Ensino Fundamental
Saiba Mais
Nesta sexta-feira (11), o governador Geraldo Alckmin e o Secretário da Educação, Herman Voorwald, anunciaram, no Palácio dos Bandeirantes, o aprimoramento da progressão continuada na educação pública paulista.
Em 2014, a rede estadual de São Paulo passará a ter três ciclos no Ensino Fundamental. Com a mudança no sistema de progressão continuada, essa fase da escolaridade passará a ser dividida em três etapas: do 1ª ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. A medida mudará a vida escolar de 2,5 milhões de estudantes.
A reorganização da progressão continuada foi pensada em conjunto com os servidores da rede estadual de ensino, durante mais de 70 reuniões, iniciadas pelo secretário Herman Voorwald em 2011. As conversas resultaram na elaboração de um documento, que serviu de base para a construção do novo plano de ensino. Saiba mais aqui.

“Trata-se de um projeto construído em conjunto com os nossos educadores, a partir da percepção real daqueles que conduzem as ações e a rotina escolar dentro da sala de aula. Ouvir a rede era o principal requisito para a elaboração e implantação de uma nova proposta”, afirma o secretário Herman Voorwald.
Mudanças
Atualmente, o Ensino Fundamental está dividido em duas etapas, os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, e os anos finais, do 6º ao 9º ano.  Com a nova formatação em três ciclos, os estudantes poderão ficar retidos três vezes ao longo do Ensino Fundamental, ao final de cada uma das etapas. Esses estudantes passarão por uma recuperação intensiva, ao longo de um ano, onde farão a revisão dos conteúdos com estratégias pedagógicas diferenciadas e específicas, de acordo com as suas necessidades.
- Veja aqui quais serão as mudanças no Ensino Fundamental
A nova estrutura irá permitir o acompanhamento permanente do aluno ao longo dos ciclos, também, por meio das novas ferramentas de recuperação escolar, como a recuperação contínua, na qual as classes contam com um professor-auxiliar, que dá suporte ao docente titular para o atendimento dos jovens com necessidade de reforço.
Atualmente, mais de 149 mil estudantes da rede estadual passam por alguma modalidade de recuperação. Na “intensiva” são atendidos 22 mil alunos. Já na modalidade “contínua”, 31 mil professores-auxiliares dão suporte para os docentes titulares na recuperação imediata do conteúdo para 127 mil alunos.
Além disso, ainda são realizadas a recuperação nas férias escolares, que atendeu 70 mil estudantes no último mês de julho, e o reforço aos sábados, que somente em outubro foi indicado para 215 mil jovens.
Com os ciclos menores aliados às ferramentas de reforço, o acompanhamento dos estudantes ao longo do Ensino Fundamental será ainda mais efetivo. Dessa forma, o aluno que tiver dificuldade durante o processo de aprendizagem terá ainda mais oportunidades para recuperar o conteúdo. “O pressuposto da progressão continuada está mantido e é a nossa diretriz, pois perseguimos a meta de que todos os alunos aprendam, com os recursos necessários para suas especificidades”, explica Maria Elizabete da Costa, coordenadora de Gestão da Educação Básica (CGEB).
Avaliação e notas
A partir de 2014, a Avaliação de Aprendizagem em Processo da rede estadual ocorrerá ao final de cada bimestre. O exame é utilizado pelos educadores para analisar o nível de aprendizado dos estudantes e, com isso, traçar estratégias e metas para garantir o desenvolvimento dos alunos. Saiba mais aqui.
A rede estadual paulista conta ainda com um currículo unificado, que permite que os estudantes em todo o Estado aprendam os mesmos conteúdos, além de avaliações permanentes e Boletim Escolar publicado ao final de cada bimestre. As notas dos estudantes também podem ser consultadas aqui no Portal da Educação. Um levantamento recente aponta que 61% dos pais acompanham o boletim de seus filhos.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

6 de nov. de 2013

Aulas de inglês para aluno dos Anos Iniciais do Fundamental serão focadas na oralidade

Duas vezes por semana, alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental frequentarão aulas de inglês. A ação acontecerá por meio de um projeto piloto da Educação paulista, que incluiu a disciplina na rotina escolar de 1,5 estudantes da rede estadual a partir dos ... Leia Mais 

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

Confira a lista de aprovados para estagiar no Acessa Escola

Mais de 10 mil jovens vão trabalhar no programa; candidato deve aguardar contatos das DEs
  Programa Acessa Escola completa 5 anos
Saiba Mais
A Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Fundap disponibilizou, nesta terça-feira (5), a lista dos jovens aprovados para o estágio no programa Acessa Escola. Segundo a instituição foram aprovados 10.486 jovens, sendo que a maioria dos aprovados iniciarão o estágio em 2014. Alguns selecionados começam a trabalhar em 2013. Agora, o jovem aprovado deve aguardar o contato da escola ou da diretoria de ensino.
- Confira aqui a lista de aprovados
Os estagiários auxiliarão alunos durante as atividades nas salas de informática do programa. A carga horária semanal é de 20 horas, sendo quatro horas por dia, podendo ser cumprida no período da manhã, tarde ou noite.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

Confira alteração do gabarito da prova para docentes candidatos à contratação temporária

Confira aqui

4 de nov. de 2013

Projeto inédito da Educação vai ensinar inglês para alunos a partir dos 6 anos



A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa a oferecer de forma inédita aulas de inglês para alunos da rede estadual a partir dos 6 anos de idade. Um projeto-piloto, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Cultura da Holanda, implant ... Leia Mais 

Fonte de anexo: site da Sec. da educação.

Resultado da prova de promoção


 Para consultar abra o site do D.O, Coloque seu nome completo entre aspa.

AQUI