17 de abr. de 2014

Alunos ganham nova oportunidade para matrículas em cursos técnicos do Via Rápida


O programa “Via Rápida – Educação Integral” está com um novo prazo para as inscrições de seus cursos profissionalizantes. O novo período de cadastro segue até o dia 22 de abril. Em todo o Estado, serão oferecidas 20 mil vagas.
- Faça aqui sua inscrição
Para se inscrever, o estudante deve possuir CPF e criar um nome de usuário e senha no sistema do Via Rápida. Após preencher os dados requeridos, como idade, endereço e número de contato, entre outros, é preciso selecionar o nível de graduação "Ensino Médio" e, em seguida, selecionar "cursando". Com isso, irão aparecer as opções de cursos disponíveis. Após selecionar o curso desejado, o aluno receberá confirmação do cadastro e começará a receber as oportunidades. A previsão é de que as aulas comecem no ainda esse mês.
O projeto é atrelado ao Programa Via Rápida Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e oferece 13 opções de formação diferentes em áreas como "Cuidando de Idosos", "Agentes de Turismo", "Gestor de Projetos Sociais" e "Organizador de Eventos". As aulas com o foco no mercado de trabalho estão com inscrições abertas para alunos da 3ª série do Ensino Médio e acontecerão depois da grade regular de ensino, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual.
No total, as vagas foram distribuídas em 330 escolas estaduais, de 135 municípios diferentes, sendo 8.500 oportunidades na capital e Grande São Paulo e outras 11.500 no interior. As unidades foram selecionadas por terem estrutura que comporte ao menos duas turmas extras - de 30 alunos em cada sala - disponíveis para o "Via Rápida".
Após a conclusão dos cursos, todos os participantes recebem certificados de qualificação profissional e podem ser encaminhados a programas remunerados de estágios.
Alunos mais tempo na escola
Além do "Via Rápida - Educação Integral", os diversos programas que ampliam a permanência dos alunos nas escolas da rede estadual somam em média de 250 mil alunos já contemplados.  Uma destas ações é o Novo Modelo de Ensino Integral, presente hoje em 182 escolas e com 55 mil estudantes de Ensino Fundamental II e Médio atendidos.
O número atual é 11 vezes maior comparado aos 5 mil alunos participantes no início do programa em 2012. Estas unidades oferecem estrutura com laboratórios, disciplinas eletivas e gratificação de 75% sobre o salário-base dos profissionais atuantes por causa da dedicação exclusiva.
Outro exemplo de jornada estendida é oferecida pelo Vence, programa que desde a criação já têm 65 mil matriculados. Nele, o estudante da rede acessa o Ensino Médio e, no horário oposto, cursos técnicos variados fornecidos por instituições conveniadas. Há ainda os 229 Centros de Estudos de Línguas (CELs) em que o aluno pode cursar até 7 idiomas diferentes: inglês, espanhol, alemão, italiano, japonês, mandarim, francês. No ano passado, os centros chegaram a 68 mil participantes.

Fonte de anexo: secretaria da educação

Olimpíada de Língua Portuguesa recebe inscrições até 30 de abril. Participe!



É aluno da rede estadual? Gosta de escrever? Então, você não pode perder a oportunidade de participar da Olimpíada de Língua Portuguesa. As inscrições estão abertas até 30 de abril.
O tema da edição de 2014 é “O lugar onde vivo”, para cada série há uma categoria de texto.
Estudantes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, estão na modalidade de poemas; 7º e 8º ano, memórias literárias; 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio, produzirão crônicas; e os competidores da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio devem escrever artigos de opinião.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelos educadores de Língua Portuguesa que lecionem em uma das séries indicadas nas categorias. Não há número limitado de inscritos por escola ou categorias que um professor poderá se inscrever.
- Professor, inscreva aqui seus alunos
No site da competição, os educadores podem consultar materiais de apoio. A orientação é para que os professores auxiliem os alunos no processo de produção textual. 
Olimpíada de Língua Portuguesa
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Conheça aqui o regulamento e participe!

 Fonte de anexo: Secretaria da educação

Vestibulando: conheça ferramentas da Educação para os estudos preparatórios


Conteúdos digitais dão suporte aos alunos da rede que buscam uma vaga no Ensino Superior
 
  
Os estudantes da 3° série do Ensino Médio já estão em ritmo acelerado para os processos seletivos, ENEM e vestibulares das universidades do Estado. Para complementar o conteúdo visto na sala de aula, a Educação desenvolveu uma plataforma online para que os alunos tenham uma fonte extra de estudo.
Cursinho da Educação
A plataforma foi desenvolvida pela EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais), órgão da Educação, especialmente para os alunos que estão se preparando para o vestibular. Para acessá-la não é preciso fazer matrícula, basta informar seu número de Registro do Aluno (R.A) e fazer o cadastro no cursinho. Confira o vídeo explicativo sobre a navegação.
O conteúdo do cursinho online é interativo e oferece simulados baseados em questões e temáticas que caíram nos principais vestibulares realizados nos últimos 10 anos, como USP, Unicamp e Unesp. Além disso, a Educação também disponibiliza na mesma plataforma um simulado preparatório para o Enem.
EducaSP em 1 minuto
Outro projeto disponível para os alunos vestibulandos por meio da internet é o EducaSP em 1 minuto, uma série de vídeos com professores da rede com muitas dicas para enfrentar as questões de diversas disciplinas.
Além das dicas, os professores tiram as principais dúvidas de Língua Portuguesa, Biologia, Física, História e Química que podem ser conferidas na íntegra no canal da Secretaria da Educação no Youtube.

Fonte de anexo: Secretaria da educação