20 de dez. de 2013

Divulgado cronograma da atribuição de aulas. Saiba datas e locais para definição da jornada


Professores efetivos, estáveis e temporários participam do processo, que será de 20 a 24 de janeiro
Saiba Mais
Atenção, professores! O cronograma da atribuição de aulas, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de janeiro, já pode ser consultado. Nas orientações, publicadas no Diário Oficial do Estado, os educadores podem conferir em quais dias e horários deverão comparecer em suas escolas ou diretorias de ensino para definir as aulas que lecionarão em 2014.

- Acesse aqui a portaria na íntegra

Para o próximo ano, o processo que define a carga horária de trabalho dos docentes será simplificado. Com a mudança, o professor efetivo e estável vai definir toda a jornada em um único dia e na mesma escola de atuação. Antes o profissional precisava de três datas para atribuir, ampliar e suplementar a jornada de trabalho.


Cronograma

No dia 20 de janeiro, os educadores efetivos deverão definir as aulas que lecionarão no ano letivo de 2014. Para isso, os professores devem comparecer à unidade em que atuam. No mesmo dia e ainda na unidade escolar, os docentes poderão ampliar e suplementar sua jornada de trabalho.
No dia 21, os educadores efetivos que não foram atendidos ou foram parcialmente atendidos na unidade escolar devem comparecer na diretoria de ensino.
No dia 22, serão atendidos os candidatos inscritos no artigo 22, ou seja, aqueles que se cadastraram para atuar, somente no ano letivo de 2014, em outra unidade de ensino. O atendimento para esses professores será realizado nas diretorias de ensino, na parte da manhã.
Já no dia 23, é o momento de atribuição de aulas dos docentes estáveis, aqueles que conquistaram, ao longo do tempo, direitos semelhantes aos concedidos aos professores efetivos da rede. Na parte da manhã, esses educadores definirão as aulas que lecionarão em 2014 na unidade escolar em que atuam. No período da tarde, aqueles que pretendem completar ou ampliar sua carga horária devem se dirigir às diretorias de ensino.
No último dia do processo, 24 de janeiro, os educadores temporários que participaram do processo seletivo simplificado participam da atribuição de aulas, nas diretorias de ensino onde pretendem atuar. Nesse mesmo dia, os docentes efetivos e estáveis que se inscreveram para acumular como temporários também participam.
Novidades
Esse ano, pela primeira vez, os 36 mil professores efetivos e estáveis que fizeram o processo seletivo também vão poder acumular como temporários. Com o acúmulo, a carga horária dos docentes poderá ser ampliada em até 65 horas semanais.

Além de representar um ganho salarial de cerca de R$ 1.400 ao mês em caso de professores com jornada de 40 horas, a medida permitirá ainda que o professor efetivo substitua outro professor, afastado por licença médica por exemplo, em horário distinto de sua jornada.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

12 de dez. de 2013

Docentes estáveis e temporários podem acessar classificação a partir dessa quinta (12)



Resultado será utilizado durante a atribuição de aulas, marcada para dias 20 a 24 de janeiro de 2014
Saiba Mais
A classificação dos docentes estáveis e temporários, que lecionarão nas escolas estaduais paulistas em 2014, poderá ser consultada nessa quinta-feira (12), a partir das 13h. A relação será utilizada durante o processo de atribuição de aulas, marcado para os dias 20 a 24 de janeiro do próximo ano.
Para conferir o resultado, os docentes devem acessar o sistema GDAE. Aqueles que desejarem interpor recurso poderão fazê-lo, por meio da mesma página, até às 23h do dia 16 de dezembro. A classificação final dos professores estáveis e temporários será divulgada no dia 20 do mesmo mês.
As informações e orientações foram publicadas no Diário Oficial do Estado, no dia 5 de dezembro. Consulte aqui na íntegra a portaria da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH).
Efetivos
A consulta da classificação dos docentes efetivos também pode ser realizada por meio do sistema GDAE. O resultado foi divulgado no dia 6 de dezembro. O período para solicitação de recursos encerrou-se no dia 11. A classificação final será publicada no dia 18.
A classificação dos educadores será utilizada para a atribuição de aulas, que acontece entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2014. Saiba mais aqui.

Fonte de anexo: Site da sec. da educação

10 de dez. de 2013

Confira datas de divulgação da classificação de docentes para a atribuição de aulas


Categoria Informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (5)
Saiba Mais
Foi publicado no Diário Oficial do Estado, nessa quinta-feira (5), o cronograma para a divulgação da classificação dos educadores que participarão do processo de atribuição de alunos, marcado para os dias 20 a 24 de janeiro de 2014.

- Consulte aqui a portaria da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos
A partir das 13h da sexta-feira (6), os professores efetivos poderão consultar a classificação no sistema GDAE. Para os docentes estáveis e temporários, a consulta ficará disponível a partir das 13h do dia 12.

Fonte de anexo: Secretaria da educação

9 de dez. de 2013

USP e Fatecs



Começam inscrições para processo de promoção do Quadro de Apoio Escolar


A partir dessa segunda-feira (9), estão abertas as inscrições do processo de promoção para agentes de serviços, agentes de organização e secretários de escolas que atuam na rede estadual paulista. O cadastro deve ser feito até às 18h do dia 19 de dezembro, por ... Leia Mais

Apresentação de projetos na Mostra Paulista de Ciências empolga alunos do Ensino Integral


“Estar na Mostra Paulista me incentiva, porque vejo que tenho capacidade de fazer e conquistar o que eu quero”. Assim como Sidneia Maria Silva, aluna da E.E. João Batista de Oliveira, outros estudantes da rede estadual de ensino participaram da terceira edição ... Leia Mais

Central de serviços da EFAP amplia oferta de cursos para consulta


A central de serviços da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato Costa Souza (EFAP) ampliou em seu site a oferta de cursos disponíveis para consulta. Os servidores poderão acessar o histórico de participações e imprimir certificados de ... Leia Mais


Últimos dias para inscrições de servidores no curso Inglês Online

Seguem até essa terça-feira (10), as inscrições para a nova turma de servidores da Educação no curso Inglês Online. Podem participar todos os professores, diretores, agentes escolares e demais profissionais que atuam nas mais de cinco mil escolas estaduais de ... Leia Mais 

Fonte de anexo: Sec. da educação

3 de dez. de 2013

Centro de Estudos de Línguas oferece cursos de sete idiomas. Inscrições abertas!

Antes de tudo uma dica para quem mora em Embú Guaçu. O centro de línguas mais perto é na escola Natercia logo depois do Crispim.

Podem se candidatar, alunos do Ensino Fundamental e Médio matriculados na rede estadual
Saiba Mais
Inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim são os idiomas oferecidos nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) distribuídos pelo Estado, que estão com inscrições abertas para turmas de 2014.
A formação é voltada aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio matriculados na rede estadual de ensino. Os interessados devem comparecer a uma unidade do CEL, acompanhado do responsável, no caso de menores de 18 anos, e levar cópia do RG para realizar o cadastro.
As inscrições seguem até 13 de dezembro, podendo ser prorrogadas conforme a disponibilidade de vagas.
Localização
O Centro de Estudos de Língua possibilita aos estudantes da rede estadual o aprendizado gratuito de um novo idioma, acesso a outras culturas e oportunidade de impulsionar sua inserção no mercado de trabalho.
As aulas começam em fevereiro e são ministradas por professores diplomados. Os cursos são divididos em seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.
Em todo o Estado, são 224 unidades. Consulte a localização do CEL mais próximo de você.

Fonte de anexo: Site da sec. da educação

30 de nov. de 2013

Educação simplifica processo de atribuição de aulas para professores da rede estadual




A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo simplificou o processo de atribuição de aulas para os 181,5 mil professores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino. Agora, a composição de carga horária de trabalho dos docentes será definida em um único dia. Antes o profissional precisava de três datas para atribuir, ampliar e suplementar a jornada de trabalho. acesse aqui para saber mais sobre a resolução
O procedimento acontece entre os dias 20 e 24 de janeiro e os profissionais devem procurar a escola ou a diretoria regional de ensino em que vão atuar. As datas para atribuição variam de acordo com o regime de contratação do educador e mais informações podem ser consultadas no Diário Oficial do Estado, no caderno "Executivo I", da página 42 a 44. O calendário das atribuições de aula ainda será publicado
Com a mudança, professor efetivo e estável vai definir toda a carga horária em um dia e na mesma escola de atuação. A ação faz parte das políticas em andamento da Secretaria da Educação do Estado para ampliar a atuação efetiva na rede, complementada ainda pelo maior concurso da história realizado em novembro com 59 mil vagas.
"O objetivo da simplificação é fortalecer o processo pedagógico e permitir que o professor tenha atribuídas o máximo possível de aulas em uma mesma unidade de ensino. É um mecanismo que aprimora a relação do profissional com o aluno e repercute diretamente no desempenho e na qualidade da educação", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Outra novidade do processo de atribuição de 2014 é que este ano pela primeira vez os 36 mil professores efetivos que fizeram o processo seletivo também vão poder acumular como temporários. Com o acúmulo, a carga horária dos docentes poderá ser ampliada em até 65 horas semanais. Além de representar um ganho salarial de cerca de R$ 1.400 ao mês em caso de professores com jornada de 40 horas, a medida permitirá ainda que o professor efetivo substitua outro professor, afastado por licença médica por exemplo, em horário distinto de sua jornada e na mesma escola em que atua.
Para saber mais, acesse a intranet da Educação
Esta atribuição acontece no último dia do processo, data em que os docentes não-efetivos também participam do processo. Para esses profissionais a escolha acontece nas diretorias de ensino.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

12 de nov. de 2013

Conheça as escolas da rede estadual finalistas do concurso "Bola da Família"


 
O concurso “Bola da Família” elegeu na última sexta-feira (8/11), suas 15 finalistas. As escolas que fazem parte do Escola da Família foram incentivadas a customizar bolas de futebol, usando a criatividade, características das regiões onde a unidade está local ... Leia Mais

8 de nov. de 2013

Aprimoramento da progressão continuada reestrutura ciclos do Ensino Fundamental

Reorganização do modelo foi pensada em conjunto com servidores da rede em reuniões iniciadas em 2011
Educação reorganiza progressão continuada e implementa 3 ciclos no Ensino Fundamental
Saiba Mais
Nesta sexta-feira (11), o governador Geraldo Alckmin e o Secretário da Educação, Herman Voorwald, anunciaram, no Palácio dos Bandeirantes, o aprimoramento da progressão continuada na educação pública paulista.
Em 2014, a rede estadual de São Paulo passará a ter três ciclos no Ensino Fundamental. Com a mudança no sistema de progressão continuada, essa fase da escolaridade passará a ser dividida em três etapas: do 1ª ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. A medida mudará a vida escolar de 2,5 milhões de estudantes.
A reorganização da progressão continuada foi pensada em conjunto com os servidores da rede estadual de ensino, durante mais de 70 reuniões, iniciadas pelo secretário Herman Voorwald em 2011. As conversas resultaram na elaboração de um documento, que serviu de base para a construção do novo plano de ensino. Saiba mais aqui.

“Trata-se de um projeto construído em conjunto com os nossos educadores, a partir da percepção real daqueles que conduzem as ações e a rotina escolar dentro da sala de aula. Ouvir a rede era o principal requisito para a elaboração e implantação de uma nova proposta”, afirma o secretário Herman Voorwald.
Mudanças
Atualmente, o Ensino Fundamental está dividido em duas etapas, os anos iniciais, do 1º ao 5º ano, e os anos finais, do 6º ao 9º ano.  Com a nova formatação em três ciclos, os estudantes poderão ficar retidos três vezes ao longo do Ensino Fundamental, ao final de cada uma das etapas. Esses estudantes passarão por uma recuperação intensiva, ao longo de um ano, onde farão a revisão dos conteúdos com estratégias pedagógicas diferenciadas e específicas, de acordo com as suas necessidades.
- Veja aqui quais serão as mudanças no Ensino Fundamental
A nova estrutura irá permitir o acompanhamento permanente do aluno ao longo dos ciclos, também, por meio das novas ferramentas de recuperação escolar, como a recuperação contínua, na qual as classes contam com um professor-auxiliar, que dá suporte ao docente titular para o atendimento dos jovens com necessidade de reforço.
Atualmente, mais de 149 mil estudantes da rede estadual passam por alguma modalidade de recuperação. Na “intensiva” são atendidos 22 mil alunos. Já na modalidade “contínua”, 31 mil professores-auxiliares dão suporte para os docentes titulares na recuperação imediata do conteúdo para 127 mil alunos.
Além disso, ainda são realizadas a recuperação nas férias escolares, que atendeu 70 mil estudantes no último mês de julho, e o reforço aos sábados, que somente em outubro foi indicado para 215 mil jovens.
Com os ciclos menores aliados às ferramentas de reforço, o acompanhamento dos estudantes ao longo do Ensino Fundamental será ainda mais efetivo. Dessa forma, o aluno que tiver dificuldade durante o processo de aprendizagem terá ainda mais oportunidades para recuperar o conteúdo. “O pressuposto da progressão continuada está mantido e é a nossa diretriz, pois perseguimos a meta de que todos os alunos aprendam, com os recursos necessários para suas especificidades”, explica Maria Elizabete da Costa, coordenadora de Gestão da Educação Básica (CGEB).
Avaliação e notas
A partir de 2014, a Avaliação de Aprendizagem em Processo da rede estadual ocorrerá ao final de cada bimestre. O exame é utilizado pelos educadores para analisar o nível de aprendizado dos estudantes e, com isso, traçar estratégias e metas para garantir o desenvolvimento dos alunos. Saiba mais aqui.
A rede estadual paulista conta ainda com um currículo unificado, que permite que os estudantes em todo o Estado aprendam os mesmos conteúdos, além de avaliações permanentes e Boletim Escolar publicado ao final de cada bimestre. As notas dos estudantes também podem ser consultadas aqui no Portal da Educação. Um levantamento recente aponta que 61% dos pais acompanham o boletim de seus filhos.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

6 de nov. de 2013

Aulas de inglês para aluno dos Anos Iniciais do Fundamental serão focadas na oralidade

Duas vezes por semana, alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental frequentarão aulas de inglês. A ação acontecerá por meio de um projeto piloto da Educação paulista, que incluiu a disciplina na rotina escolar de 1,5 estudantes da rede estadual a partir dos ... Leia Mais 

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

Confira a lista de aprovados para estagiar no Acessa Escola

Mais de 10 mil jovens vão trabalhar no programa; candidato deve aguardar contatos das DEs
  Programa Acessa Escola completa 5 anos
Saiba Mais
A Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Fundap disponibilizou, nesta terça-feira (5), a lista dos jovens aprovados para o estágio no programa Acessa Escola. Segundo a instituição foram aprovados 10.486 jovens, sendo que a maioria dos aprovados iniciarão o estágio em 2014. Alguns selecionados começam a trabalhar em 2013. Agora, o jovem aprovado deve aguardar o contato da escola ou da diretoria de ensino.
- Confira aqui a lista de aprovados
Os estagiários auxiliarão alunos durante as atividades nas salas de informática do programa. A carga horária semanal é de 20 horas, sendo quatro horas por dia, podendo ser cumprida no período da manhã, tarde ou noite.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

Confira alteração do gabarito da prova para docentes candidatos à contratação temporária

Confira aqui

4 de nov. de 2013

Projeto inédito da Educação vai ensinar inglês para alunos a partir dos 6 anos



A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começa a oferecer de forma inédita aulas de inglês para alunos da rede estadual a partir dos 6 anos de idade. Um projeto-piloto, desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e Cultura da Holanda, implant ... Leia Mais 

Fonte de anexo: site da Sec. da educação.

Resultado da prova de promoção


 Para consultar abra o site do D.O, Coloque seu nome completo entre aspa.

AQUI

31 de out. de 2013


Os mais de cinco milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que realizaram as provas nos dias 26 e 27 de outubro, já podem consultar os gabaritos com as respostas das provas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ... Leia Mais

Abertas inscrições para aulas de sete idiomas diferentes


Alunos interessados em aprender uma nova língua em 2014 já podem se cadastrar
Saiba Mais
Os 224 Centros de Estudo de Línguas (CEL) distribuídos pelo Estado estão com inscrições abertas para os alunos da rede estadual de ensino interessados em aprender um novo idioma em 2014. Os centros oferecem aulas de um ou mais idiomas como alemão, francês, inglês, japonês, mandarim, espanhol e italiano. Para frequentar um desses cursos, os estudantes podem procurar o CEL mais próximo, verificar a grade disponível e fazer o cadastro para o próximo ano letivo.

Podem se inscrever para o próximo ano alunos da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio e, para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.

- Localize aqui o CEL mais próximo na sua região
Para que os centros organizem a demanda, a orientação é que as inscrições sejam feitas até a primeira semana de dezembro. Cada centro é responsável por organizar as turmas. Os cursos são oferecidos antes ou depois das aulas regulares.
Oportunidades
Além de uma nova língua, os centros proporcionam ao estudante da rede um diferencial para inserção no mercado de trabalho e acesso a outras culturas. Os cursos são ministrados por professores diplomados. Após o término dos módulos semestrais ou anuais - de acordo com o idioma - o participante recebe o certificado de conclusão.  No primeiro semestre de 2013, a secretaria contabilizou cerca de 64 mil alunos matriculados nos centros. São 58 unidades na capital e Região Metropolitana e 166 no interior.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

22 de out. de 2013

Começa a etapa estadual da IV Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente

Até a próxima sexta-feira (25), alunos e professores coordenadores de núcleos pedagógicos (PCNPs) das diretorias de ensino se reúnem na etapa estadual da IV Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente, no Hotel Vacance, em Águas de Lindóia. Essa é a segunda ... Leia Mais

Enem 2013: prepare-se para a prova desse final de semana com simulado online

Acontece nesse final de semana o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sábado (26), primeiro dia de exame, serão aplicadas as questões de ciências humanas e da natureza. Já no domingo (27), os jovens deverão elaborar uma redação e responder às perguntas de ... Leia Mais

Confira o resultado da remoção de servidores do quadro de apoio e suporte pedagógico

Já está disponível para consulta o resultado da atribuição das vagas para os servidores do quadro de apoio escolar e suporte pedagógico que solicitaram a remoção, ou seja, a mudança de seu local de trabalho. Os agentes de organização e serviços, secretários de ... Leia Mais

Alunos já podem conferir o gabarito da prova do Prêmio Intercâmbio Internacional

No último domingo (20), foi realizada a prova do Prêmio Intercâmbio Internacional, que vai oferecer aos estudantes da rede a oportunidade de conhecer e estudar na Inglaterra, França e Argentina. O gabarito do teste foi divulgado e já pode ser conferido pelos e ... Leia Mais

61% dos pais de alunos da rede estadual acompanham boletim escolar dos filhos

O boletim escolar dos mais de quatro milhões de alunos das escolas estaduais paulistas também está disponível online. A consulta pela internet é oferecida aos pais e estudantes desde 2007, com o objetivo de estimular a comunidade a acompanhar o rendimento dos ... Leia Mais

Projeto de iniciação científica transforma alunos do Ensino Médio em pesquisadores

Lixo urbano foi o tema atribuído ao grupo do estudante Emerson Alves da Silva, que cursa o Ensino Médio. O jovem deveria desenvolver uma pesquisa de iniciação científica, dentro do Projeto Critice, desenvolvido na E.E. Professora Odila Leites dos Santos. Engaj ... Leia Mais

Calendário especial de 2014 contará com ações sobre Copa do Mundo

A Educação contará com um calendário especial em 2014, ano em que o Brasil sedia a Copa do Mundo. Uma das principais mudanças foi a alteração das férias escolares, que irão de 12 de junho a 11 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem. “Nossas es ... Leia Mais 

Fonte de Anexo: Secretaria da educação

21 de out. de 2013

Gabarito da prova acessa escola - concurso realizado dia 20/10/13

Gabarito acessa escola aqui

Gabarito da prova dos professores candidatos a contratação temporaria

Gabarito aqui




A avaliação, realizada domingo (20), contou com a participação de 36 mil docentes da rede estadual
Saiba Mais
Os docentes candidatos à contratação temporária que realizaram a prova para o processo seletivo simplificado neste domingo (20) já podem conferir o gabarito do exame. As respostas também serão publicadas no Diário Oficial de amanhã (22).
Clique aqui para acessar o gabarito
Os candidatos poderão recorrer das questões e do gabarito da prova no prazo de dois dias, contados a partir da data de publicação. O recurso deverá ser encaminhado para o site da Fundação Vunesp

Participaram da avaliação os cerca de 36 mil professores efetivos e estáveis interessados em acumular a carga horária na rede estadual, além dos docentes que ainda não atuam nas escolas estaduais mas quiseram ingressar como professores temporários. 
Por meio da prova, o professor efetivo pode acumular a carga horária em até 65 horas semanais. Com isso, um professor com jornada de 40 horas semanais, por exemplo, poderá acumular até mais 25 horas na carga horária, o que representa ganho financeiro de cerca de R$ 1.400 ao mês, além do salário-base. Além disso, a medida permitirá, por exemplo, que o professor efetivo substitua outro professor, afastado por licença médica, por exemplo, em horário distinto de sua jornada e na mesma escola em que atua.



Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

18 de out. de 2013

Ano da Copa do Mundo no Brasil terá calendário escolar especial. Confira!

Férias para os alunos foram marcadas entre 12/6 e 11/7, período em que os jogos acontecem
O ano letivo de 2014 terá um calendário especial. No ano da Copa do Mundo no Brasil, as férias escolares para os 4,3 milhões de alunos da rede foram antecipadas e marcadas entre os dias 12 de junho e 11 de julho, período em que os jogos de futebol acontecem.
Outra definição do cronograma para as mais de cinco mil escolas estaduais de São Paulo é que o início das aulas será antecipado de 1º de fevereiro para 27 de janeiro. O término das aulas está previsto para a segunda quinzena de dezembro. A reorganização do calendário mantém a garantia dos 200 dias letivos previstos em lei. Também foi definido que os alunos, professores e servidores terão uma semana de recesso entre os dias 13 e 20 de outubro.
O planejamento foi feito pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) para que a presença dos alunos em sala de aula não tivesse nenhuma interferência por causa do evento e, também, para colaborar na organização dos setores públicos e privados na oferta de serviços e diminuição do trânsito, por exemplo.
Com o calendário especial para os estudantes da rede estadual, não há nenhum prejuízo pedagógico. Todas as 91 diretorias de ensino de São Paulo foram comunicadas para que avisem os pais e as comunidades escolares com antecedência. Também será reforçada a importância da participação dos alunos em todo o período letivo.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

Prevenção ao bullying é tema de workshop em Andradina


O termo bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos. Essas ações sempre tem o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender.
Para dar destaque e debater esse tema tão importante o Projeto APE (Ações Preventinas nas Escolas) realizará o II Workshop: Prevenção ao Bullying e promoção de uma Cultura de Paz nas escolas, para capacitar os educadores para trabalhar com esse tema nas unidades escolares, através da conscientização.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Inicialmente haverá a explanação conceitual, pelo psicólogo Damião Silva, em seguida será apresentado um documentário “Bullying Fatal”. Após isso, serão realizadas oficinas retiradas do guia de metodologias “Cultura de Paz e Prevenção às Violências” referentes ao tema, pela equipe de monitores do Projeto APE.
O Workshop contará com a participação dos educadores do Programa Escola da Família da Diretoria de Ensino Região de Andradina.
Chega de Bullying

A campanha “Chega de bullying, não fique calado”, iniciada em 2011 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tem como objetivo proporcionar aos professores, estudantes, pais e funcionários das instituições de ensino maneiras práticas para lidar com o problema que afeta milhões de jovens em todo o mundo. Os alunos da rede estadual podem acessar kits sobre o bullying que serão usados em escolas da América Latina.
SERVIÇO

II Workshop: Prevenção ao Bullying e promoção de uma Cultura de Paz nas escolas
E.E. Prof° Alice Marques da Silva Rocha
Rua Paraguassu , 850  - Vila Sanches  – Andradina
20 de outubro, das 10h às 16h

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

17 de out. de 2013

Vence tem 2,7 mil vagas para alunos cursarem Ensino Médio e Técnico ao mesmo tempo


Estudantes de escolas estaduais que irão ingressar no Ensino Médio em 2014 podem se cadastrar
Já estão abertas as inscrições para a modalidade integrada do programa Vence, que oferece formação profissional aos alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo. Nesse formato, os estudantes têm a opção de realizar o Ensino Médio e Técnico em um único curso, oferecido nas unidades da rede estadual.
Podem se inscrever os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental e cursarão a 1ª série do Ensino Médio na rede estadual em 2014. No total, são cerca de 2,7 mil vagas para os cursos oferecidos pela Educação em conjunto com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Por meio da parceria com o Centro Paula Souza são oferecidas cerca de 2.211 vagas para 12 cursos técnicos. Os jovens interessados em concorrer às vagas devem se inscrever, até 24 de outubro, por meio do site da instituição. Após realizar o cadastro, o estudante deverá participar do "vestibulinho". A prova desse processo seletivo está marcada para o dia 1º de dezembro.

- Confira aqui a lista de escolas, cursos e vagas oferecidas pela parceria com o Centro Paula Souza

Já a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo oferece 520 vagas em 10 diferentes cursos. As inscrições vão até 8 de novembro e podem ser realizadas nas escolas que oferecem o modelo ou no campus da instituição de ensino técnico. A seleção dos candidatos, nesse caso, é feita por sorteio, que será realizado na sede da cada diretoria de ensino, no dia 13 de novembro.
- Confira aqui a lista de escolas, cursos e vagas oferecidas pela parceria com o instituto Federal
Vence
O Vence é uma das iniciativas que garantem o Ensino Integral aos estudantes do Estado de São Paulo. Atualmente, mais de 5 mil alunos já aderiram ao modelo integrado do programa, que também oferece a formação dupla concomitante, na qual o estudante frequenta o Ensino Médio na rede estadual e faz o curso técnico em uma instituição credenciada. Nesta modalidade, já foram atendidos mais de 50 mil alunos e, em agosto, começaram as aulas para outros 20 mil estudantes.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

15 de out. de 2013

Terminam hoje (14) as inscrições para alunos interessados em participar de intercâmbio




Termina hoje o prazo de inscrições para o programa de intercâmbio da Educação, que oferece aos estudantes da rede a oportunidade de conhecer e estudar na Inglaterra, França e Argentina. Os jovens podem se cadastrar no processo seletivo, que acontece no dia 20 de outubro, até às 18h desta segunda-feira (14).
O cadastro deve ser feito no Centro de Estudo de Línguas (CEL) que o aluno frequenta. Após o processo seletivo, o resultado com os aprovados sairá no dia 31 de outubro. Podem concorrer os 22 mil alunos das escolas estaduais que estão matriculados em qualquer estágio do curso de inglês ou a partir do nível II de francês ou espanhol em um CEL da rede.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

9 de out. de 2013

Educação lança cursinho pré-vestibular online e gratuito para Ensino Médio


Os alunos da 3° série do Ensino Médio da rede estadual vão contar com mais uma ferramenta de apoio no estudo para o vestibular. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7) mais de 500 mil vagas para o primeiro cursinho prep ... Leia Mais 

7 de out. de 2013

Educação lança cursinho pré-vestibular online e gratuito para Ensino Médio

São 500 mil vagas para os alunos da 3° série do Ensino Médio. Inscrição já pode ser realizada
Saiba Mais
Os alunos da 3° série do Ensino Médio da rede estadual vão contar com mais uma ferramenta de apoio no estudo para o vestibular. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7) mais de 500 mil vagas para o primeiro cursinho preparatório para o vestibular online e gratuito. O anúncio da iniciativa inédita foi feito pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

- Faça aqui sua inscrição
A plataforma online criada pela EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais) especialmente para os vestibulandos já pode ser acessada e não é preciso fazer matrículas. Basta informar o registro do aluno para ter acesso e fazer o cadastro no cursinho.
O conteúdo do cursinho online é interativo e oferece simulados baseados em questões e temáticas que caíram nos principais vestibulares realizados nos últimos 10 anos, como USP, Unicamp e Unesp.  Além disso, a Secretaria também disponibiliza na mesma plataforma um simulado preparatório para o Enem.

O participante terá orientação simultânea sobre os erros e acertos das perguntas, com indicações dos conteúdos e materiais de referência que devem ser aprofundados em cada assunto e que podem ser levados para sala de aula e discutidos com os professores.
"A proposta é que os nossos alunos sejam ainda mais estimulados aos estudos e possam acessar o conteúdo de qualquer computador. O novo cursinho é mais uma ferramenta para preparar o jovem no início da sua carreira e para o ingresso no mercado de trabalho. Nossa gestão tem como compromisso a formação integral do jovem e o estímulo do projeto de vida", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Ensino virtual para toda a rede estadual
O cursinho pré-vestibular é mais uma ação da EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais), órgão da Secretaria, que já oferece cursos, como espanhol, inglês, libras e com dicas da Defesa Civil para evitar acidentes domésticos e outros ocorrências. Todos os cursos são gratuitos e oferecidos para mais de 300 mil servidores e alunos da rede estadual.

Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

2 de out. de 2013

Bolsa Universidade oferece mais de 7 mil oportunidades em outubro. Inscreva-se!


Está aberto o período de inscrição do Programa Bolsa Universidade, que admite jovens interessados em atuar como educadores universitários nas unidades da rede estadual, aos finais de semana, dentro do programa Escola da Família. Até o dia 11 de outubro é possí ... Leia Mais

Servidores nascidos em outubro já podem fazer o recadastramento

 

Servidores do Estado de São Paulo nascidos no mês de outubro devem fazer o recadastramento anual. O prazo vai até 31 de outubro. O preenchimento do formulário pode ser feito online, por meio de uma página oferecida pela Secretaria de Gestão Pública.   - Cliqu ... Leia Mais

26 de set. de 2013



     Faça sua Inscrição para o concurso de professores aqui

Inscrição em concurso para professores


Confira todas as informações para se inscrever. Prazo vai até às 23h59 do dia 16 de outubro
Saiba Mais
Já estão abertas as inscrições para o concurso publico que oferecerá 59 mil vagas para professores, que atuarão nas escolas estaduais de São Paulo. O cadastro deve ser feito pela internet até às 23h59 do dia 16 de outubro. A taxa de inscrição é RS 29,00.
- Faça aqui a sua inscrição
Podem participar do certame os professores que de Educação Básica II, ou seja, aqueles que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os educadores devem lecionar disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia ou atuar nas áreas da Educação Especial.
- Confira aqui o edital do concurso
- Acesse aqui as instruções especiais para os candidatos
De acordo com as instruções especiais e o edital do concurso, publicadas nessa quinta-feira (26), no Diário Oficial do Estado, o candidato deverá comprovar, no ato da posse, a conclusão de curso superior, como licenciatura de graduação plena, com habilitação específica em área própria ou formação superior em área correspondente e complementação.
Prova
O concurso para 59 mil professores acontecerá em duas etapas. A primeira delas é o exame, previsto para o dia 17 de novembro. Em seguida, será realizada a avaliação dos títulos dos candidatos.

O exame será aplicado nos município-sede das 91 diretorias de ensino, distribuídas pelo Estado. O local para a realização da prova deve ser indicado no momento da inscrição. As vagas também serão disponibilizadas regionalmente, por isso cada candidato deve indicar pelo menos uma região onde gostaria de trabalhar. Os órgãos regionais, municípios e bairros abrangidos podem ser consultados no edital.
A avaliação, que será composta por 80 questões objetivas e duas dissertativas, deve acontecer em dois períodos, divididos para avaliação de conhecimentos pedagógicos e conhecimentos específicos.
Já estão disponíveis para a consulta dos candidatos as referências bibliográficas, habilidades e competências requeridas. Acesse aqui a resolução.  
Jornada
Os candidatos interessados em participar do certame poderão optar entre dois tipos de jornada, que estarão disponíveis no momento da escolha de vagas. A primeira delas, a jornada reduzida, é composta por 9 aulas por semana. Já a segunda, a jornada inicial, é composta por 19 aulas por semana. O número de aulas poderá ser ampliado nas atribuições de aulas. Saiba mais sobre a política salarial da Educação aqui.
Chamamento
No início do próximo semestre letivo, já serão chamados 20 mil profissionais. Vale destacar que, desde janeiro de 2011, já foram nomeados mais de 34 mil docentes. Com a abertura do novo concurso, serão 93 mil professores ingressando na rede estadual apenas nesta gestão. 

“A ampliação da atuação dos professores efetivos na rede estadual de ensino é uma das prioridades desta gestão. O maior concurso da história da educação de São Paulo faz parte deste compromisso, que contempla ainda uma política salarial prevista em lei e a materialização de um plano de carreira inédito, construído em conjunto com os nossos servidores”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Fonte de anexo: do portal da secretaria da educação

25 de set. de 2013

Professores já podem se inscrever em concurso de remoção. Veja as orientações


Os educadores da rede estadual de ensino já podem se inscrever no concurso de remoção. Os interessados em mudar de local de trabalho devem se cadastrar, por meio do sistema GDAE, até às 23h59 do dia 1º de outubro. As orientações para os professores foram publ ... Leia Mais

concurso de 59 mil vagas para professores



Começam amanhã (26) inscrições para concurso de 59 mil vagas para professores

Interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro e a prova está prevista para 17 de novembro
Saiba Mais
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo abre amanhã (26/9) as inscrições para o maior concurso de professores da história, que abrirá 59 mil novas vagas. A prova está prevista para o dia 17 de novembro nos municípios-sede das 91 diretorias de ensino do Estado.

Os interessados devem se inscrever até o dia 16 de outubro pela internet. O endereço eletrônico para as inscrições e as demais informações sobre o concurso serão divulgados aqui no Portal da Educação.

Conteúdo da prova

O processo seletivo se divide em duas etapas, uma avaliação de títulos e o exame que acontece dia 17 de novembro. A prova terá 80 questões objetivas e 2 dissertativas e o conteúdo se refere à formação básica do professor e à formação específica de cada disciplina.
Clique aqui para conferir referências bibliográficas, habilidades e competências requeridas para a prova
Ampliação do quadro de professores
Desde janeiro de 2011, já foram nomeados mais de 34 mil docentes, o que totaliza 93 mil professores apenas nesta gestão. No início do próximo semestre letivo, já serão chamados 20 mil profissionais.

“A ampliação da atuação dos professores efetivos na rede estadual de ensino é uma das prioridades desta gestão. O maior concurso da história da educação de São Paulo faz parte deste compromisso, que contempla ainda uma política salarial prevista em lei e a materialização de um plano de carreira inédito, construído em conjunto com os nossos servidores”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

As vagas serão disponibilizadas regionalmente. Cada candidato deve indicar pelo menos uma diretoria de ensino onde gostaria de trabalhar.

Fonte de anexo: www.educacao.sp.gov.br

23 de set. de 2013

scrição para público externo no Seminário de Proteção Escolar é prorrogada para 26/9


Saiba aqui como se inscrever
Saiba Mais
Foi prorrogado para a próxima quinta-feira (26) o prazo de inscrição para os interessados em participar do 2º Seminário de Proteção Escolar, evento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de outubro, em parceria com o Ministério Público Estadual na capital paulista. O novo prazo vale apenas para o público externo, que não trabalha na Educação, e a inscrição é obrigatória.
Para se inscrever, é necessário encaminhar um email para spec@fde.sp.gov.br, com as seguintes informações: nome completo, CPF, RG, telefone para contato e órgão ou instituição em que atua. As vagas são limitadas e a confirmação também será por email.

O 2º Seminário de Proteção Escolar tem como tema principal a gestão participativa nas escolas. Para explorar o assunto, o evento contará com conferências apresentadas por especialistas e mesas de trabalho em que representantes da rede estadual de ensino e outros parceiros irão divulgar práticas e iniciativas bem sucedidas.
O 1º Seminário de Proteção Escolar, realizado em 2012, recebeu excelente avaliação por parte do público participante, que foi de aproximadamente 1.500 pessoas entre educadores e demais pessoas relacionados ao tema.

Sistema de Proteção Escolar
Desde 2009, a Secretaria da Educação desenvolve o Sistema de Proteção Escolar, que se caracteriza por um conjunto de métodos e ações interdependentes voltados à melhoria das relações de convivência nas escolas, à integração entre as unidades escolares e a rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente e à proteção da comunidade escolar e do patrimônio público.


Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br

13 de set. de 2013

Bolsa Alfabetização oferece 1.369 vagas para universitários atuarem em escolas estaduais


Universitários de instituições de ensino conveniadas com o programa Bolsa Alfabetização, que oferece vagas para estudantes interessados em atuar como Alunos Pesquisadores em escolas da rede estadual, ainda podem se inscrever para participar da iniciativa. São ... Leia Mais

Abertas inscrições para interessados em atuar no ensino integral. Saiba como participar



Docentes trabalharão em regime de dedicação plena e receberão gratificação de 75% sobre salário-base
Saiba Mais
Atenção, educadores! A partir dessa quarta-feira (11) estão abertas as inscrições para os profissionais da Educação interessados em atuar, em 2014, nas unidades que oferecem o novo modelo de Escola de Tempo Integral. O cadastro, voltado para servidores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino, pode ser feito até o dia 4 de outubro.

- Faça aqui o seu cadastro. Importante: para acessar o sistema de inscrições, o interessado deverá informar a senha "pei2014".
São duas mil vagas para professores e gestores que atuarão nas 178 escolas de tempo integral. Os docentes trabalharão em regime de dedicação plena, totalizando 40 horas semanais, e para isso receberão gratificação de 75% sobre o salário-base.
Podem se inscrever os diretores titulares de cargo, os docentes titulares de cargo e ocupantes de função-atividade, todos portadores de licenciatura plena e com experiência de, no mínimo, três anos no magistério público estadual.
Credenciamento
No processo de credenciamento, o educador poderá se candidatar às vagas de professor ou para a área de gestão, que engloba as funções de professor coordenador geral, vice-diretor e diretor. Na avaliação do candidato, será considerado o comprometimento do profissional, seu histórico de assiduidade, além do perfil para atuação no modelo pedagógico e de gestão específicos da Escola de Tempo Integral.
Após o preenchimento da ficha de inscrição, na qual deverá informar sua situação funcional, formação, experiência na rede estadual de ensino e disponibilidade para atuação no programa, o educador será chamado para uma entrevista.

As entrevistas serão realizadas em duas fases e acontecerão mediante agendamento prévio, feito pelas 64 diretorias de ensino que possuem escolas do novo modelo de tempo integral. A primeira etapa acontecerá entre os meses de outubro e dezembro de 2013. Entre 10 e 23 de outubro, serão convocados os candidatos às vagas de gestão. Em seguida, de 31 de outubro a 8 de novembro e de 2 a 17 de dezembro, serão entrevistados os candidatos às vagas de professor.
No momento da entrevista, o candidato deverá apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição, bem como o registro de ausências para análise da pontuação de assiduidade.
A segunda fase de entrevistas acontecerá no primeiro semestre de 2014. Por isso, vale destacar que os inscritos que não forem chamados nesta primeira etapa poderão ser acionados ao longo do próximo ano.
Os profissionais que já atuam nas unidades que oferecerão o novo modelo de Escola de Tempo Integral em 2014 devem participar de todo o processo de credenciamento, porém esses servidores terão prioridade para assumir as vagas de sua unidade na função em que atuam.
Novo modelo
Atualmente, 69 escolas estaduais contam com o novo modelo de Escola em Tempo Integral, atendendo 20 mil alunos. Com a ampliação para 178 escolas, em 2014 serão 53 mil estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio atendidos.

- Confira aqui as 178 escolas que oferecerão o novo modelo de ensino em tempo integral em 2014
Nas escolas com o novo modelo de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos apresentou crescimento de 81% em leitura e 71% em matemática. A estrutura tem laboratórios e salas de informática e leitura. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, definidas em cada escola.

Fonte de anexo:
http://www.educacao.sp.gov.br

9 de set. de 2013

Educação convoca educadores interessados em atuar no ensino integral em 2014


Nesta sexta-feira (6), o governador Geraldo Alckmin e secretário da Educação, professor Herman Voorwald inauguraram a E.E. Jardim Nossa Senhora Aparecida II, no Jaraguá, zona oeste da capital. Na ocasião, também foram anunciadas novidades para os programas que ... Leia Mais

3 de set. de 2013

Quer ser educador universitário do Escola da Família? As inscrições estão abertas!

A Educação tem uma boa notícia para os jovens universitários à procura de uma oportunidade.  Estão abertas, a partir dessa terça-feira (3), as inscrições para o programa Bolsa Universidade.  Ao todo, são 6.988 vagas disponíveis para estudantes interessados em ... Leia Mais

Começa o período de matrícula antecipada para o Ensino Fundamental


As inscrições podem ser feitas em todas as unidades municipais e estaduais até o dia 30 de setembro
Saiba Mais
A partir dessa terça-feira (3), os pais de alunos com mais de seis anos, que não frequentaram as escolas da rede pública em 2013, já podem matricular seus filhos em unidades de ensinos municipais e estaduais de todo o estado de São Paulo. A matrícula antecipada no Ensino Fundamental para o ano letivo de 2014 vai até o próximo dia 30 de setembro. A ação tem como objetivo planejar e assegurar o atendimento efetivo ao público.
Devem se cadastrar as crianças com mais de seis anos de idade em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que não frequentaram as escolas públicas em 2013. Em uma próxima etapa, serão abertas as inscrições antecipadas para o Ensino Médio.
Para fazer a inscrição, basta o responsável pelo aluno comparecer a uma escola estadual ou municipal e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência.

“Com a matrícula antecipada, a Secretaria da Educação planeja o atendimento de todos os alunos para o próximo ano letivo, em conjunto com as secretarias municipais. O Sistema de Cadastro de Aluno unificado respeita os critérios de oferta de vagas definidos entre o Estado e o município. O modelo facilita, também, a organização das famílias, que recebem com antecedência a informação da matricula de seus filhos”, afirma Andrea Grecco, responsável pelo Departamento de Planejamento da Rede Escolar e Matrícula.
Para os alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais de São Paulo a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças que cursaram a pré-escola pública. Nestes casos, a inclusão é feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.
Os resultados da chamada escolar para matrícula antecipada serão divulgados no período de 18 a 29 de novembro. No caso dos alunos que cursam a pré-escola pública, a divulgação será na escola de origem. Os ingressantes no Ensino Fundamental ou aqueles que cursarão os demais anos ou séries que não frequentam a rede pública atualmente poderão consultar a matrícula na unidade em que o cadastramento foi efetuado.
No ano letivo de 2013, foi registrado o ingresso de cerca de 985 mil alunos na rede pública, somando os alunos que vieram da rede particular, que estavam matriculados em outros estados do País e também aqueles que retomaram os estudos ou ingressaram na escola pela primeira vez.

Fonte de anexo:http://www.educacao.sp.gov.br

2 de set. de 2013

Aberto o período de recadastramento para os servidores nascidos em setembro

Os funcionários do Estado devem preencher o formulário online até o dia 30 de setembro. Procure o link ao lado direito para recadastrar.

29 de ago. de 2013

Consulte a bibliografia de referência para concurso que selecionará 59 mil professores


Categoria O maior processo seletivo da história do magistério paulista está previsto para novembro deste ano
Saiba Mais
Está previsto para novembro o maior concurso da história do magistério paulista realizado pela Secretaria da Educação do Estado. Serão selecionados 59 mil professores para as mais de 5 mil escolas estaduais de São Paulo.

Os interessados já podem se preparar para o processo seletivo. As referências bibliográficas, habilidades e competências requeridas para a prova podem ser conferidas aqui. Os educadores também podem acessar o material de referência de acordo com o cargo pretendido aqui

O material consultivo serve de base para os novos professores que atuarão nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e também na Educação Especial. Cada disciplina, como português, matemática, história e geografia, exige conhecimentos e habilidades diferentes e, por isso, a bibliografia indicada é específica para cada área. Além de livros pedagógicos, também são indicadas publicações institucionais focadas no currículo do Estado de São Paulo. É recomendável o estudo de todo conteúdo.
O edital para o concurso ainda será publicado e as vagas serão disponibilizadas regionalmente. Para o início do próximo ano letivo, já está previsto o ingresso de 20 mil novos professores. Após serem selecionados, os servidores passarão por formação específica, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP), simultaneamente ao estágio probatório. Antes, estas fases aconteciam em épocas distintas.
A formação é uma etapa importante para o ingresso dos novos docentes. Por meio dela, os professores conhecem o currículo adotado pelo Estado, as metodologias de trabalho da rede pública paulista e a rotina pedagógica.
Desde janeiro de 2011, já foram nomeados mais de 34 mil docentes, o que totaliza 93 mil professores apenas nesta gestão.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

19 de ago. de 2013

Veja o local da prova de promoção

Clik aqui para saber

Divulgadas datas da prova de promoção do magistério. Confira orientações para o exame


As provas do processo de promoção do Quadro do Magistério acontecerão nos dias 25 de agosto e 1º de setembro. As datas, assim como outras orientações aos candidatos inscritos, foram divulgadas nessa sexta-feira (16), no Diário Oficial do Estado. Confira aqui o ... Leia Mais

Abertas as inscrições para servidores interessados em cursar o Inglês Online


O curso Inglês Online já recebe as inscrições dos servidores da rede estadual paulista interessados em aprender o idioma em uma plataforma virtual e inovadora. O cadastro deve ser realizado até o dia 9 de setembro. As aulas a distância começam no dia 12 do mes ... Leia Mais

Escola da Família ganha novo site para a comunicação com a sociedade


O programa Escola da Família, que completa 10 anos nesse mês de agosto, acaba de ganhar um novo canal de comunicação com a sociedade. No ar a partir dessa segunda-feira (19), o site reúne informações para alunos, pais, professores e toda a comunidade que frequ ... Leia Mais

Fundap divulga lista de candidatos confirmados na seleção do Acessa Escola


A Fundap disponibilizou a relação dos candidatos com inscrição confirmada no processo seletivo de estagiários do programa Acessa Escola. Segundo a fundação, 15.341 mil jovens farão a prova de seleção no dia 1º de setembro.O interior é a região do Estado com ma ... Leia Mais

14 de ago. de 2013

Confira o calendário dos vestibulares das universidades públicas de SP


Categoria Usp e Unicamp recebem inscrições de candidatos a partir da próxima semana
Saiba Mais
Com a chegada do segundo semestre escolar, os candidatos interessados em ingressar no ensino superior voltam sua atenção para a data dos vestibulares. Para ajudar na programação, confira um calendário com as datas importantes das três principais universidades públicas do Estado de São Paulo.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
As inscrições para o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) serão aceitas entre 19 de agosto e 13 de setembro de 2013. A Unicamp oferece 3.320 vagas em diversos cursos e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente na página da Comvest.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
O edital com as informações sobre o valor da taxa de inscrição e o manual do candidato deve ser divulgado na data de abertura das inscrições, em 19 de agosto. Quem pediu isenção de taxa até 28 de maio deve aguardar a lista dos candidatos contemplados com a isenção, que será divulgada em 16 de agosto.
Universidade de São Paulo (USP)
No período de 23 de agosto a 09 de setembro a Universidade São Paulo (USP) recebe as inscrições dos vestibulandos. O procedimento é realizado exclusivamente pela internet, no site da Fuvest. O manual do candidato já está disponível na mesma página.
São oferecidas 11.057 vagas para os 249 cursos da universidade, além de 100 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A taxa de inscrição custa R$130. Quem pediu isenção de taxa até 10 de agosto deve aguardar a lista dos candidatos contemplados, que será divulgada em 22 de agosto.

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Já para os vestibulandos interessados nas vagas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), as inscrições acontecem de 16 de setembro a 11 de outubro. As informações sobre quantidade de vagas, valor da taxa de inscrição, procedimento para solicitar a isenção de taxa e o manual do candidato serão divulgados nos próximos dias pela Fundação Vunesp, responsável pelo processo de vestibular da instituição.

Fonte de anexo: Site sec. da educação


13 de ago. de 2013

Se inscreveu nos cursos do Vence? Confira a classificação e saiba como se matricular


Estudantes que ocuparão as 20 mil vagas oferecidas pelo programa foram selecionados por sorteio
Saiba Mais


Os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos que se inscreveram nos cursos técnicos do Vence já podem consultar a classificação dos candidatos e realizar suas matrículas. Os estudantes que ocuparão as 20 mil vagas oferecidas pelo programa foram selecionados por meio de sorteio, realizado nessa segunda-feira (12).

- Consulte aqui o resultado do sorteio
Os jovens poderão consultar a classificação dos alunos inscritos por município, curso e turno na página do Vence.  O próximo passo é escolher a instituição de ensino técnico na qual deseja fazer o curso. Para isso, o estudante deverá informar seu número de registro de aluno (R.A).

As matrículas poderão ser realizadas, a partir dessa terça-feira (13), nos colégios que oferecerão o ensino técnico. O estudante deverá comparecer na unidade, até dia 17 de agosto, levando documentos como a declaração de frequência, comprovante de residência e RG. Confira a lista completa de documentos necessários no manual do aluno.

Segunda chamada
Caso as vagas não sejam preenchidas, será realizada uma nova chamada para matrícula entre os dias 20 e 22 de agosto. A nova convocação seguirá, rigorosamente, a classificação estabelecida no sorteio. O aluno selecionado que não realizar a matrícula no período determinado perderá sua vaga.
No início das aulas, o estudante receberá, em seu e-mail, orientações para preencher o Questionário de Perfil do Aluno. O preenchimento desse questionário é obrigatório para que a matrícula seja validada e o nome do aluno conste na relação de frequência da instituição.

As vagas oferecidas são destinadas para a modalidade concomitante do programa. Nesse modelo, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada.

Fonte de anexo: Secretaria da educação

9 de ago. de 2013

Servidores ingressantes: confiram datas, locais e horários para a escolha de vagas


Categoria Ao todo, estão sendo convocados 1,2 mil profissionais para cinco cargos
Saiba Mais
Atenção, servidores ingressantes! Acontecem na próxima semana, nas diretorias de ensino distribuídas por todo o Estado, as sessões de escolha de vagas para os candidatos aprovados nos concursos de analista sociocultural, agente técnico de assistência à saúde, analista administrativo, oficial administrativo e executivo público.
Ao todo, estão sendo convocados 1,2 mil profissionais. Os novos servidores já podem conferir, na lista abaixo, as datas, horários e locais onde devem comparecer para escolherem seus postos de trabalho.
- Veja aqui as orientações para analista sociocultural
- Veja aqui as orientações para agente técnico de assistência à saúde
- Veja aqui as orientações para analista administrativo
- Veja aqui as orientações para oficial administrativo
- Veja aqui as orientações para executivo público
Função
O agente técnico de assistência à saúde tem como atribuições planejar, orientar e supervisionar a execução das atividades relacionadas à área de alimentação escolar e nutrição. O cargo tem salário inicial de R$ 1.269,02 para jornada de 30 horas semanais.
Já o analista sociocultural é responsável pela organização de espaços e acervos do programa Sala de Leitura ou de centros de documentação, em ações voltadas à mediação cultural e promoção da leitura. Esse profissional terá vencimento inicial de R$ 2.169,00 para 40 horas semanais.
O executivo público, que conta com salário de R$ 3.389,00 para 40 horas semanais de trabalho, desenvolve atividades de assistência e assessoria em unidades técnicas. Esses funcionários são apoiados pelo oficial administrativo, cargo também convocado nesta seleção, que receberá R$ 909,70 de salário, com a carga horária de 40 horas semanais.
Por fim, os novos analistas administrativos são selecionados para auxiliar na gestão de recursos humanos, de compra de material, além da gestão financeira. O salário inicial para o cargo é R$ 2.169,00, com jornada de 40 horas semanai

Anexo: http://www.educacao.sp.gov.br

6 de ago. de 2013

PROCESSO DE PROMOÇÃO POR MERITO - QM

Srs Candidatos, referente ao
PROCESSO DE PROMOÇÃO POR MERITO - QM
Ja esta disponível no GDAE a confirmação da Inscrição e a seguinte orientação:
"ACESSE O SITE DA VUNESP NO ENDEREÇO WWW.VUNESP.COM.BR A PARTIR DO DIA 16/08/2013,
PARA CONSULTAR O LOCAL DE PROVA".

Inscrição para atribuição de aulas e prova do processo seletivo 2014



PORTARIA CGRH Nº 11, DE 05.08.2013
Dispõe sobre as inscrições para o Processo de Atribuição de Classes e Aulas e a realização da prova do Processo Seletivo Simplificado para o ano letivo de 2014.

http://www.deitapecerica.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&task=download&id=692&Itemid=101

Aulas para atribuição D.E Itapecerica da Serra

http://www.deitapecerica.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=1628:saldo-de-aulas-2013&Itemid=74

2 de ago. de 2013

Inscrição no Vence abertas (Parceria com o instituto Paula Souza)

Vence

img_header_ensino_medio_tecnico_620
O programa que articula o Ensino Médio da rede estadual ao Ensino Técnico está de cara nova. Com o nome Vence, a iniciativa traz duas grandes novidades para os estudantes de escolas estaduais paulistas. A primeira delas é a expansão do programa para todos os municípios do Estado – antes a iniciativa era destinada apenas para cidades com mais de 40 mil habitantes, que somavam 155 municípios.
O Vence também expandirá seu público alvo. Antes, apenas alunos da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podiam aderir à modalidade concomitante, aquela na qual o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada. Em 2013, essa possibilidade será aberta também aos jovens da 3ª série do Ensino Médio.
Modalidade concomitante
Para 2013, está prevista a abertura de mais 20 mil vagas para a modalidade concomitante do programa Vence.  Neste modelo, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada. A Secretaria da Educação planeja investir, para possibilitar esta nova oferta, mais de R$ 100 milhões no próximo ano.
Vale lembrar que o Vence, na forma concomitante, já atende 24 mil estudantes da rede estadual paulista. Destes, cerca de 15 mil concluirão seus cursos técnicos já em 2013. Esses jovens puderam escolher entre 56 cursos de formação profissional, oferecidas por 174 instituições de ensino técnico credenciadas pela Secretaria da Educação.
Vale lembrar que o programa, implantado no ano passado, atende alunos em 336 cidades distribuídas pelo Estado de São Paulo. Modalidade integrada
Na modalidade integrada do Vence, os estudantes do Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Esses cursos são ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Estado e oferece 21 tipos diferentes de cursos.
Para 2013, a modalidade contou com a abertura de mais 2,5 mil vagas e a adesão de outras 24 escolas ao programa. Foram oferecidas vagas em 15 diferentes cursos, como Administração, Comunicação Visual, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Nutrição e Dietética, Química e Serviços Jurídicos, entre outros.

Educação terá novo concurso para diretores de escola ainda em 2013


Em evento realizado nessa quinta-feira (1), o governador Geraldo Alckmin e o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, anunciaram novidades para a seleção de diretores de escola.
Ainda esse ano, um novo concurso para 1.450 diretores de escola será realizado. Os novos profissionais já devem ingressar na rede no início de 2014. Além disso, a seleção dos profissionais terá mudanças significativas.
A partir de agora, os gestores aprovados na avaliação deverão frequentar dois cursos de formação com duração de seis meses antes de atuar nas unidades de ensino. O objetivo da medida é oferecer aos novos diretores ferramentas para uma melhor atuação.

No certame, que será regionalizado, além da prova objetiva e discursiva e uma avaliação de títulos, serão incluídas duas novas fases: uma etapa de cursos sobre gestão escolar, questões pedagógicas e liderança e outra de visitas a várias unidades de ensino da rede. Após o curso, os diretores devem apresentar um plano de trabalho específico para a escola em que vão atuar. A aprovação nesta etapa também será condicionada à frequência.
Concomitante ao período de formação, o diretor passa por um estágio probatório com duração de três anos, período em que os profissionais vão receber orientações sobre a função de gerenciamento de recursos humanos e estratégias de ensino. Após o estágio, todos os gestores passarão ainda por avaliações anuais feitas pelo conselho escolar.
"Nosso objetivo é transformar a avaliação em gestão de desempenho, com a perspectiva de apoio a esses diretores. Aumentamos as exigências do processo de ingresso e fortalecemos os profissionais com cursos, além de permanente acompanhamento", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Para participar do concurso, o candidato deve ter licenciatura em Pedagogia ou pós-graduação na área de Educação, e ter no mínimo, oito anos de efetivo exercício de magistério. Não é preciso estar em atuação na rede estadual. O novo edital será divulgado ainda neste semestre.
A remuneração inicial para diretor com jornada de 40 horas é de R$ 3.552,34.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br