28 de fev. de 2011

Bolsa Alfabetização abre inscrições para universidades públicas e privadas em todo estado Instituições interessadas podem enviar a documentação a partir do dia 1º de março;



Projeto oferece bolsa-auxílio de R$ 700 para estudantes de letras e pedagogia atuarem como alunos pesquisadores nas classes de 2º a 4º ano do Ensino Fundamental
A Secretaria de Estado da Educação está com inscrições abertas para universidades públicas e privadas de todo o Estado interessadas em participar do Projeto Bolsa Alfabetização em 2011. Podem se inscrever apenas universidades que possuam cursos nas áreas de pedagogia ou letras com habilitação para o magistério.

As interessadas devem consultar o site do Programa Ler e Escrever (http://lereescrever.fde.sp.gov.br), verificar a documentação requerida e enviá-la a partir do dia 1º de março à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), na avenida São Luís, 99, 15º andar, no centro da capital. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

O projeto é uma das ações do Programa Ler e Escrever que leva um universitário (aluno pesquisador) às salas de aula de 2º ano, 3º e 4º PIC do Ensino Fundamental/Ciclo I das escolas da rede estadual.

Para ser aluno pesquisador o universitário deve estar matriculado no curso presencial de letras ou pedagogia, a partir do 2º semestre, em universidade conveniada ao Bolsa Alfabetização. O valor da bolsa-auxílio para 2011 será de R$ 700, por classe atendida, dos quais R$ 200 são destinados à alimentação e transporte do aluno pesquisador. O convênio tem duração de um ano e, periodicamente, poderá ser renovado, dependendo do interesse da instituição de ensino e da avaliação feita pela Secretaria da Educação.

Sobre o Programa Ler e Escrever

O Ler e Escrever é um programa da Secretaria de Estado da Educação que tem por objetivo promover a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Focado no desenvolvimento da leitura e escrita, dispõe de material auxiliar para uso em sala de aula (títulos literários diversos, revistas, histórias em quadrinho, alfabeto, globo terrestre), além de contar com um professor auxiliar nas classes de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

O Programa possui ações específicas para cada ano/série, visa alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, assim como possibilitar a recuperação da aprendizagem de leitura e escrita dos demais alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental. A primeira fase do projeto teve início em 2007, com implantação nas escolas da Capital e da Grande São Paulo. Como resultado, a alfabetização aos oito anos de idade atingiu 92,8%, em 2009. Naquele ano, o programa foi expandido para o interior e litoral, chegando a todas as escolas de Ciclo I da rede no Estado .


Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

25 de fev. de 2011

O curso gratuito oferece 30 vagas e será promovido pelo Instituto de Física da USP, em São Carlos;



Estão abertas até o dia 4 de março as inscrições para o curso “A física moderna no Ensino Médio e a formação de multiplicadores dentre professores da rede pública – partículas elementares e raios cósmicos”, promovido pela Universidade de São Paulo, no Instituto de Física de São Carlos.

O curso é gratuito e destinado aos professores coordenadores de ciências da natureza, professores de física do Ensino Médio da rede estadual e alunos de graduação em licenciatura em física ou ciências exatas. São oferecidas 30 vagas e os interessados podem se inscrever no site ( http://www.cursosredepublicaifsc.blogspot.com/ ).

O curso pretende formar professores multiplicadores para auxiliar a implementação da proposta curricular do Estado de São Paulo, com foco em atividades de física moderna e contemporânea.

As aulas serão realizadas no Instituto de Física de São Carlos, nos dias 19 de março, 2 de abril, 16 de abril, 30 de abril, 14 de maio de 2011 (aos sábados), com duração de 50 horas (40 horas de atividades presenciais e 10 horas de atividades à distância). Dentre os tópicos, serão abordados vários tipos de modelos atômicos, radiações alfa, beta, gama e raios-X, quarks e suas propriedades, matéria e antimatéria, as famílias das partículas e, especialmente, raios cósmicos. Os inscritos serão selecionados entre os dias 5 e 9 de março.


Fonte de anexo:   http://www.educacao.sp.gov.br/

23 de fev. de 2011

Programa de Intercâmbio nos EUA seleciona professores de inglês


Docentes da rede estadual podem efetuar inscrições até o dia 15 de março
Professores de inglês da rede pública de ensino interessados em fortalecer a excelência na disciplina, conhecer mais a cultura norte-americana e trocar novas experiências com colegas e alunos já podem participar da seleção do programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP). O projeto é realizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e tem apoio da Secretaria de Estado da Educação.

O objetivo é reunir professores de inglês de todas as partes do mundo em um curso de cinco meses para fortalecer a experiência dos docentes na disciplina, oferecer práticas de metodologia do ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação, além de amplo conhecimento sobre o país.

Podem participar professores de inglês do Ensino Médio que estejam atualmente trabalhando em sala de aula, com bacharelado ou licenciatura no idioma e, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada. Os candidatos devem possuir fluência oral e escrita em na língua inglesa e demonstrar o compromisso de continuar lecionando após a participação no programa. O Estado de São Paulo pode indicar até cinco candidatos para participar da seletiva nacional.

Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e enviá-lo à Secretaria de Estado da Educação, juntamente com todos os demais documentos solicitados. A documentação completa deve ser entregue até o dia 15 de março de 2011, por Sedex ou malote e também por email (ana.pereira@edunet.sp.gov.br). A lista dos selecionados será divulgada em setembro e estes professores embarcam em janeiro.

O curso será realizado entre janeiro e maio de 2012 e incluirá um estágio em uma escola americana de Ensino Médio.

Confira a lista de documentos que deverá ser entregue na Secretaria de Estado da Educação até 15 de março:

- Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela escola do docente (disponível em http://www.consed.org.br/images/pdf/ilep/ilep_-
_12_apllication_package.pdf)

- Currículo resumido;

- Carta de recomendação da Secretaria de Educação;



- Fotografia colorida recente.
Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br/

18 de fev. de 2011

Secretário e rede iniciam discussões sobre progressão continuada e reforço escolar


Primeira reunião do ciclo de debates, realizada em Guarulhos,
reuniu professores e profissionais envolvidos no processo de
alfabetização na região para debater reestruturação do
Ensino Fundamental e Médio

Está para começar a quarta reunião do secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald, com 400 representantes de servidores da Educação. A série de encontros com profissionais da rede estadual de educação tem o objetivo de debater a proposta de Reorganização dos Ensinos Fundamental e Médio. Ao longo do dia, o secretário terá apresentado o modelo a cerca de 1600 integrantes das categorias dos professores, diretores de escolas e de supervisores das regiões de Guarulhos (Norte e Sul), Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. Pela manhã, o debate contou com a presença de professores e dirigentes de ensino.
“Sabemos que é uma missão praticamente impossível falar com todos os servidores da rede, mas temos o compromisso de visitar todos os pólos do Estado e ouvir o maior número possível de educadores. A diretriz dessa gestão é envolver as pessoas e consolidar democraticamente a política educacional no Estado. Educação é isso: traçar uma estratégia, dialogar e trabalhar coletivamente para chegar aos objetivos traçados", destacou o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.
Todas as regiões do Estado serão visitadas. O objetivo principal dos encontros é apresentar ideias e, principalmente, ouvir as sugestões e colher contribuições dos educadores da rede, para melhorar a educação de São Paulo.
Reorganização dos ciclos de progressão continuada
A proposta apresentada pela Secretaria de Estado da Educação visa alterar o atual modelo de progressão continuada de forma a permitir que os alunos aprendam os conteúdos sem sofrer defasagem no ensino. Para isso, são considerados pontos fundamentais como a avaliação contínua e a recuperação constante por meio de aulas de reforço durante o ano letivo.
“A questão da avaliação é mais importante que os ciclos, sejam eles quais forem. Diagnosticar e permitir um modelo de recuperação contínua dos conteúdos que o aluno não adquiriu no decorrer do ano é a maneira correta de garantir a formação, mas um desafio imenso em uma rede tão grande quanto a do Estado de São Paulo”, diz o secretário adjunto de Educação, João Cardoso Palma Filho.
No modelo apresentado pela SEE, seria realizada a reorganização dos ciclos de progressão continuada do Ensino Fundamental em três, sendo o primeiro com duração de três anos (para alunos com 6, 7 e 8 anos de idade); o segundo com duração de dois anos (9 e 10 anos de idade) e o terceiro com quatro anos de duração (11 aos 14 anos de idade).
Com a reorganização, ao final de cada bimestre será realizada uma avaliação do aprendizado conduzida pela própria escola, com orientação da equipe de Supervisão da Diretoria de Ensino. Aos alunos com defasagem no aprendizado, serão obrigatoriamente oferecidos estudos de recuperação, a serem estruturados de acordo com as condições de cada escola.
A recuperação pode ocorrer no contraturno escolar nas unidades de ensino em que houver salas disponíveis. Nas escolas sem disponibilidade de espaço, elas podem ocorrer em períodos previamente agendados: uma das propostas prevê, para estes casos, uma pausa no ciclo regular de aulas (que pode ser de uma semana) para que os alunos com dificuldade de aprendizado realizem as aulas de recuperação dos conteúdos. Neste caso, aos alunos que tiverem desempenho adequado serão oferecidas oportunidades de diversificação curricular.
"Alguns dos pontos críticos no processo de recuperação do aprendizado dos alunos em defasagem é exatamente a falta de espaços físicos, assim como a mobilidade de corpo docente, que devem ser solucionados com a implantação do modelo sugerido", acredita. 
Reforço escolar
Outra ideia em discussão é a criação de escolas-pólos para atividades de reforço escolar, que receberiam alunos de escolas vizinhas. Nesse caso, seria oferecido também o transporte escolar. “São todas ideias que queremos discutir, democraticamente, em reuniões em todo o estado, até encontrarmos o melhor modelo para aperfeiçoar a progressão continuada”, diz o secretário da educação. “A proposta pedagógica de cada escola poderá criar outros mecanismos para oferta de estudos de recuperação. O importante é que eles aconteçam”, completa Herman Voorwald.
Ao final de cada ciclo de aprendizagem, os alunos que ainda apresentarem defasagens de conteúdos serão encaminhados para o reforço intensivo de aprendizagem, em salas especiais que contarão com professores especialmente qualificados e materiais didáticos específicos. Outra proposta é a criação da figura do “professor de apoio”, que transite entre diversas classes para melhorar o aproveitamento dos alunos.
A escola poderá entender, ao final dos esforços de recuperação, que o estudante com defasagem pode ser matriculado no ciclo seguinte, desde que no contraturno, para que curse obrigatoriamente os conteúdos para os quais foi considerado em defasagem. Não havendo essa possibilidade, o aluno será considerado retido. Outra proposta da Secretaria é que, sempre que possível, o mesmo professor acompanhe a turma ao longo de todo o ciclo.
Participação dos professores
Representante dos professores no encontro, Claudia Cristina Mario dos Santos, da Escola Estadual Vila Ercilia Algarve, da região de Itaquaquecetuba, acredita que o modelo altera o formato atual, mais próximo a um modelo de aprovação automática, para dar forma a um programa que gere de fato a progressão continuada.
"Acreditamos que os alunos podem aprender em ciclos contínuos e não queremos aprovar automaticamente um aluno que não aprendeu. Permitir que ele desenvolva conhecimentos, mesmo que em ciclos progressivos, também é objetivo dos professores comprometidos com o ensino público paulista".
Durante a reunião, Claudia apresentou um documento formulado a partir de sugestões de educadores das Diretorias de Ensino da Região Metropolitana. Nele, os professores opinaram sobre quais programas e projetos têm dado mais certo na rede, quais precisam ser melhorados e sugeriram mudanças. A expansão de programas como o Ler e Escrever e São Paulo Faz Escola, além do Cultura é Currículo, Escola da Família e Acessa Escola, todos bastante elogiados, ganhou destaque. Além disso, propostas de revisão salarial, plano de carreira e valorização foram discutidos. O documento será encaminhado para a Secretaria de Educação e debatido também com a participação da rede.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

16 de fev. de 2011

Ação Jovem oferece mais de 3,4 mil vagas gratuitas para qualificação


As inscrições podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo de São Paulo informa que beneficiários do programa estadual de transferência de renda Ação Jovem já podem se inscrever nos cursos gratuitos de qualificação e preparação para o trabalho oferecidos pelas unidades do Senac-SP. São 3.402 vagas disponíveis em 25 tipos de cursos em todo estado.

Entre as opções, destaque para os cursos Programa Educação para o Trabalho; Agente de Turismo Receptivo; Gestor de Projetos Sociais; Cuidador de Idoso; Promotor de Vendas; Operador de Computador; Jardineito; Depilador (a); Manicure e Pedicure. A distribuição das vagas varia conforme a disponibilidade de cada unidade do Senac.

"Os programas de transferência de renda do Governo de São Paulo oferecem não apenas o repasse do recurso financeiro, mas também ‘portas de saída' para que o jovem seja protagonista da sua própria história", comenta o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa.

Central de Informações do Senac São Paulo: 0800-883-2000

Sobre o Ação Jovem

Por meio do programa de transferência de renda Ação Jovem, a Secretaria
de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) repassa R$ 80 por mês a
estudantes em situação de vulnerabilidade social, de 15 a 24 anos, com
ensino fundamental e/ou médio incompleto. Para receber a bolsa, o aluno
precisa ter frequência escolar mínima de 75% e participar de atividades
socioeducativas. O programa tem duração máxima de 36 meses. Em 2009, a
Secretaria firmou parceria semelhante com o Sesc-SP, que possibilita aos
beneficiários e seus dependentes terem acesso gratuito a atividades de
esporte, lazer e cultura oferecidas pelas unidades da instituição.

Da Secretaria de Desenvolvimento Social

Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br

GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SE 8, de 15-2-2011


GABINETE DO SECRETÁRIO Resolução SE 8, de 15-2-2011

Altera dispositivos da Resolução SE nº 88, de 19.12.2007, e da Resolução SE nº 77, de 18.12.2010
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram o Departamento de Recursos Humanos e a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas,
Resolve:
Art. 1º - Passam a vigorar com a seguinte redação os dispositivos adiante mencionados:
I – o § 3º do artigo 8º da Resolução SE nº 88, de 19 de dezembro de 2007, alterado pela Resolução SE nº 53, de 24 de junho de 2010:
§ 3º - Observados os procedimentos imprescindíveis à nova designação, previstos nos incisos II, III e IV do artigo 5º desta resolução, exclui-se da obrigatoriedade do credenciamento a que se refere o parágrafo anterior o docente cuja designação tenha sido cessada em uma das seguintes situações:
1 - na forma prevista na alínea “c” do inciso III deste artigo;
2 - em virtude da concessão de licença-gestante, ou
3 - em decorrência de provimento de cargo docente na rede estadual de ensino.” (NR).

II - o caput do artigo 22 da Resolução SE nº 77, de 18 de dezembro de 2010:
Art. 22 - a atribuição de classes e aulas durante o ano far-se-á em duas fases, de unidade escolar (Fase 1) e de Diretoria de Ensino (Fase 2), observados o campo de atuação, as faixas de situação funcional, bem como a ordem de prioridade dos níveis de habilitação e qualificação docentes, na seguinte conformidade:
I – Fase I – de Unidade Escolar: os titulares de cargo para:
a) completar jornada de trabalho parcialmente constituída;
b) constituição de jornada do adido da própria escola;
c) constituição de jornada que esteja sendo completada em outra Unidade Escolar;
d) constituição de jornada do removido ex officio com opção de retorno;
e) ampliação de jornada;
II - Fase II – de Diretoria de Ensino: a titulares de cargo para constituição ou composição da jornada de trabalho docente, que estejam com jornada parcialmente constituída ou na condição de adido;
III - Fase I – de Unidade Escolar:
a) a titulares de cargo da UE, para carga suplementar de trabalho;
b) a titulares de cargo de outra unidade, em exercício na UE, para carga suplementar de trabalho;
c) a docentes não efetivos e contratados da UE, para aumento de carga horária;
d) a docentes não efetivos ou contratados, de outra unidade, em exercício na UE, para atribuição ou aumento de carga horária.”(NR).
Art. 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário

DOE de 16 de fevereiro de 2011, Seção I, pag. 28 e 29

8 de fev. de 2011

Abertas inscrições para curso sobre Libras da USP de Bauru

 O curso é destinado a profissionais da educação e saúde e interessados em geral

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP e a a Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais (Funcraf) estão com inscrições abertas para o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Ele é destinado a profissionais da educação e saúde e interessados em geral. Além de propiciar a inclusão das pessoas não ouvintes à sociedade, o curso oferece oportunidade a profissionais da área de educação, já que concursos públicos para professor em educação especial do estado exigem cursos de, no mínimo, 120 horas de duração.

O curso completo tem duração de um ano (120 horas), com aulas semanais. Será ministrado por instrutor de Libras certificado pelo Ministério da Educação (MEC).

Serão duas turmas: uma com aulas às noites de terça-feira, das 19h às 22h30, e outra com aulas às manhãs de sábado, das 9h às 12h30. No primeiro semestre, será oferecido o módulo básico, e, no segundo, o avançado. As aulas da turma de terça vão do dia 15 de fevereiro a 28 de junho, no primeiro semestre, e do dia 2 de agosto a 6 de dezembro, no segundo. Já as aulas da turma de sábado, no primeiro semestre, vão de 19 de fevereiro a 25 de junho, e, no segundo, começam no dia 6 de agosto e terminam no dia 26 de novembro.

O curso pode ser pago em dez parcelas de R$95,00. As inscrições vão até 11 de fevereiro, para a turma de terça, e 16 de fevereiro, para a turma de sábado. A ficha de inscrição está disponível no site da Funcraf. As vagas são limitadas. As aulas serão ministradas no prédio do Centrinho que fica na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Da USP


Fonte de anexo:  http://www.saopaulo.sp.gov.br

Fuvest divulga lista de aprovados no Vestibular 2011


Candidatos deverão efetuar suas matrículas nos dias 14 ou 15 de fevereiro
A lista da primeira chamada dos candidatos aprovados no Concurso Vestibular FUVEST 2011 já está disponível desde esta terça-feira, 8, no site www.fuvest.br e também pode ser conferida aqui.

Os candidatos convocados na primeira chamada deverão efetuar suas matrículas nos dias 14 ou 15 de fevereiro (próxima segunda ou terça-feira), nos locais e horários indicados nas páginas de 68 a 70 do Manual do Candidato, disponível no site da Fundação.

Os documentos necessários para matrícula são:

Universidade de São Paulo (USP)

1) Certificado de conclusão de curso de Ensino Médio ou equivalente e respectivo histórico escolar ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);

2) Documento de Identidade (uma cópia);

3) Uma foto 3 x 4, datada, com menos de um ano.

Os documentos dos itens 1 e 2 deverão ser apresentados em 1 cópia, acompanhada dos originais ou de cópias autenticadas, as quais não ficarão retidas, servindo apenas para conferência.

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
1) Prova de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e respectivo histórico escolar;

2) Documento de Identidade – RG;

3) Cadastro de Pessoa Física – CPF;

4) Duas fotos 3 x 4 recentes.

Os documentos constantes dos itens 1 a 3 deverão ser apresentados em 2  cópias autenticadas.

O pagamento deverá ser efetuado no ato da matrícula, de acordo com o valor do curso.

INCLUSP
Candidatos que optaram pelo programa INCLUSP (Programa de Inclusão Social da USP) devem apresentar, na matrícula, documentos histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio, de exame supletivo, madureza ou Educação de Jovens e Adultos – EJA –, na forma presencial ou semipresencial) que comprovem a realização integral desses estudos em Escola Pública no Brasil, para justificar a concessão do bônus.

Fonte de anexo:  http://www.saopaulo.sp.gov.br

Edital de Cadastro de Docentes e Candidatos à Contratação Inscritos e Classificados junto a outras Diretorias de Ensino



A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região Itapecerica da Serra, com base no Artigo 21 da Resolução SE Nº 77/2010, torna pública a abertura de Cadastramento de Docentes e Candidatos à Contratação em 2011, para atuarem junto as Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, jurisdicionadas a esta Diretoria de Ensino
           Poderão se cadastrar os Docentes de qualquer situação Funcional e os Candidatos à Contratação que possuam habilitação e ou qualificação nas disciplinas constantes da matriz curricular do ensino fundamental II e médio, inscritos junto às demais Diretorias de Ensino da SEE do Estado de São Paulo e aprovados no processo seletivo.
          Os Docentes e Candidatos Cadastrados nos termos deste edital participarão do Processo de Atribuição de Classe e Aulas durante o ano de 2011 após os inscritos nesta Diretoria de Ensino, em conformidade com a legislação em vigor.
         A classificação de acordo com o tempo de serviço, os títulos, o resultado obtido na prova do Processo Seletivo e as habilitações e ou qualificações que constam do sistema informatizado da SEE de São Paulo.
I - DO PERÍODO DAS INSCRIÇÕES
  1. 08/02/2011 a 11/02/2011 – das 9:00h às 12:00h e das 13:00h às 16:00h
  2. Local – Plantão da Diretoria de Ensino Itapecerica da Serra - Avenida XV de Novembro, 1668 – Centro – Itapecerica da Serra - SP
  3. Classificação - 16/02/2011 após as 13:00h, no site da Diretoria de Ensino.
  4. Recursos - 16 e 17/02/2011 – Pessoalmente, nesta Diretoria de Ensino.
  5. Classificação Final - 21/02/2011
II – DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

    1. Requerimento de cadastramento ao Dirigente Regional de Ensino conforme formulário próprio;
    2. Comprovante de Inscrição em outra diretoria de ensino
    3. Cópia simples do RG;
    4. Cópia simples do CPF;
  1. Cópia de Diploma e Histórico Escolar (Portadores de licenciatura plena ou bacharelado);
  2. Atestado de Matrícula, devidamente carimbado e assinado pelo responsável da IES (Alunos de Curso de Licenciatura Plena);
III – VEDAÇÕES
1. É vedada a juntada de documentos para qualquer alteração em contagem de pontos ou acréscimo de habilitações ou qualificações em relação à inscrição da Diretoria de Ensino de origem. 
2. É vedado o recebimento de novas inscrições.
3. É vedado o cadastro de portadores de diploma de licenciatura plena de Pedagogia e Educação Física, devido ao excesso de docentes inscritos.
                                                        São Paulo, 08 de fevereiro de 2011



                                                              Maria Madalena Lopes Cravo Roxo
                                                                Dirigente Regional de Ensino

 Fonte de anexo: http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

7 de fev. de 2011

USP abre inscrições para pós-graduação em Gestão da Comunicação

O melhor colocado ganhará bolsa de estudos. As aulas serão no período noturno e em dias úteis

A pós-graduação Gestão da Comunicação (modalidade lato sensu), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), abrirá, na próxima segunda-feira, 14, inscrições para o primeiro semestre de 2011. O curso tem duração de um ano e meio de atividades. As aulas terão início em março e serão realizadas durante a semana à noite (2ªs., 3ªs. e 4ªs. feiras, além de uma 5ª feira por mês). Até o dia 25 de fevereiro os interessados podem se inscrever através do site www.eca.usp.br/gestcom.

Criado há 18 anos e ministrado por professores da USP, o curso forma especialistas em Gestão da Comunicação para atuar em ambientes como o empresarial, cultural, educacional e do terceiro setor e é aberto a profissionais que tenham formação superior em qualquer campo do saber. O ponto de aproximação entre essas formações múltiplas está em estudar a comunicação em sua relação com a cultura, com a educação, com as novas tecnologias e com áreas emergentes como o terceiro setor e a responsabilidade social.

Um novo profissional de comunicação: o gestorAs novas necessidades da sociedade tem nos levado a enxergar que o perfil do comunicador mudou, principalmente se considerarmos que os limites das áreas não estão mais tão definidos como antigamente.

Roseli Figaro, Professora da Universidade de São Paulo e do Curso de Especialização Gestão da Comunicação da ECA/USP, afirma que o que temos atualmente é um "borrar de áreas". Desse ponto de vista, a comunicação é fundamental para todo e qualquer profissional, o que implica pensar na comunicação como processo de organização social, capaz de identificar conflitos e fazer propostas para que, os envolvidos, possam resolvê-los.

O curso tem por objetivo formar gestores de comunicação capazes de articular as diversas mídias e as diferentes linguagens da comunicação, da interpessoal àquela que a sofisticação da tecnologia permite. O profissional, trabalhando em diferentes organizações, será orientado para atuar de forma complexa e integrada.

Inscrições
Quando:
de 14 a 25 de fevereiro no site www.eca.usp.br/gestcom
Local: Escola de Comunicações e Artes da USP, prédio central, 2º andar, sala 209 - secretaria do Curso de especialização lato sensu "Gestão da Comunicação"
Horário: das 13 às 20hs.

Mais Informações
Site:
www.eca.usp.br/gestcom
Telefones: (011) 3091.4341 e (011) 3091.4867 - Secretaria do Curso de especialização lato sensu "Gestão da Comunicação"
E-mail: gestcom@edu.usp.br

Da USP

Fonte de anexo http://www.saopaulo.sp.gov.br

Professores nascidos no mês de fevereiro façam seu recadastramento,

(Fazer meu recadastramento anual, no mês do meu aniversário).

4 de fev. de 2011

ASSEMBLEIA APROVA LEI QUE AMPLIA ATUAÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS NA REDE



Projeto de lei é aprovado com emenda proposta pela Secretaria de Estado da Educação para o aperfeiçoamento da legislação sobre contratos temporários e sua adequação às necessidades da rede estadual, assegurando a continuidade das atividades didáticas e a qualidade do ensino Fundamental e Médio.
A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na noite de quarta-feira (02/02) o projeto de Lei Complementar nº 46, de 2010, proposto pelo Governo do Estado de São Paulo a partir de solicitação da Secretaria de Estado da Educação no final do ano passado. A decisão dispõe sobre a admissão de professores temporários sem estabilidade (categoria ‘O’), contratados por prazo determinado em toda a rede de ensino estadual.
Modelo original
Na regulamentação anterior, o professor podia trabalhar exclusivamente no ano letivo da contratação; se iniciada em março, por exemplo, findaria obrigatoriamente em dezembro do mesmo ano. Além disso, a cada final de contrato, os docentes passavam por um período de 200 dias em “quarentena”, antes de voltar a lecionar. Com a alteração, a possibilidade de atuação estende-se para 12 meses até o encerramento do ano letivo subsequente.
Interromper os serviços prestados pelos docentes temporários é comprometer todo o trabalho pedagógico em curso. As novas medidas vêm ao encontro tanto às necessidades de ensino e aprendizagem quanto aos pedidos dos professores temporários, o que consideramos uma reivindicação justa”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.
Cada escola da rede pública estadual funciona de acordo com calendário elaborado a partir das diretrizes e bases da educação nacional, cujas exigências para cumprimento dos mínimos de aulas e dias letivos não levam em consideração o ano civil, mas o ano letivo, que nem sempre são coincidentes. Com a nova resolução, garante-se a continuidade do processo pedagógico nas escolas de toda a rede.
Garantir o ensino
O modelo não conflita com o espírito da lei 1.093/09, uma vez que ele assegura a atuação dos docentes na rede, proporcionando a continuidade das atividades de ensino sem gerar situação de “temporários definitivos”, pois estabelece o respaldo legal para contratações vigentes por um período inferior a dois anos.
A iniciativa de aperfeiçoamento da lei foi proposta pelo Departamento de Recursos Humanos – DRHU, da Secretaria da Educação, ainda durante a gestão anterior, em novembro de 2010, e encampada pela atual gestão. Em janeiro, a Assessoria Jurídica do Governo do Estado de São Paulo apresentou interpretação da lei complementar nº 1.093, de 2009, que trata da contratação de servidores temporários por tempo determinado. Com a decisão da Assembléia Legislativa, fica comprovado o correto entendimento da interpretação realizada em janeiro e que orientou a Secretaria a proceder a atribuição de aulas para temporários isentando-os da quarentena.
São Paulo, 4 fevereiro de 2011
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2020/ 8879/2062

Fonte de anexo:  http://deitapecerica.edunet.sp.gov.br/

3 de fev. de 2011

Fapesp lança chamada para seleção de projetos

Interessados devem apresentar projetos de pesquisa até 14 de abril

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (Facepe) lançam nova chamada de propostas para seleção de projetos de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores e estudantes em ciências agronômicas, ciências da vida, exatas, sociais e engenharias.

Podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, de São Paulo e Pernambuco. Os interessados devem apresentar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativa relacionados à mudança climática global.

As propostas poderão - mas não obrigatoriamente - ser articuladas em conjunto com propostas de cientistas da França submetidas a duas opções de chamadas da agência francesa Agence Nationale de Recherche (ANR). Serão considerados projetos de pesquisa colaborativa sobre mudança climática global nos temas:

1) Pesquisa envolvendo o monitoramento físico e biogeoquímico do Oceano Atlântico Tropical Ocidental para detecção de mudanças climáticas oceânicas e mudanças no ciclo de carbono oceânico, incluindo estudos de acidificação do oceano e seu impacto na vida marinha.

2) Pesquisa envolvendo o mapeamento dos usos e cobertura da terra e a mensuração dos estoques e fluxos de carbono na região semi-árida e em outras regiões brasileiras, utilizando medidas in situ, técnicas de sensoriamento remoto e modelagem matemática.

3) Pesquisas sobre impactos das mudanças climáticas projetadas até o fim do século sobre recursos hídricos da região semi-árida e de outras regiões brasileiras, especialmente no que concerne à agricultura, a geração de energia e o abastecimento humano, identificando principais vulnerabilidades e estratégias de adaptação.

4) Pesquisas sobre os impactos da alteração do nível do mar e das mudanças climáticas projetadas até o final do século nas zonas costeiras brasileiras, identificando vulnerabilidades e estratégias de adaptação.

A chamada compreende duas modalidades: I) Propostas para os projetos de pesquisa cooperativos nas modalidades de Auxílio Regular ou Projeto Temático. Essas propostas podem envolver pesquisadores de São Paulo, Pernambuco e/ou França; II) Apoio complementar a projetos em andamento visando ao intercâmbio entre pesquisadores do Estado de São Paulo e do Estado de Pernambuco.

As propostas podem ser apresentadas até o dia 14 de abril, simultaneamente pelos pesquisadores de São Paulo à Fapesp e de Pernambuco à Facepe. Para propostas franco-brasileiras o proponente francês deve seguir as datas publicadas pela ANR.


Mais informações em   Aqui

Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br

PROGRAMA BOLSA UNIVERSIDADE OFERECE 141 VAGAS EM ITAPECERICA DA SERRA



A bolsa integral é destinada a universitários interessados em atuar nos finais de semana como educadores em escolas públicas que integram o Programa Escola da Família em todo o Estado
O Programa Bolsa Universidade da Secretaria de Estado da Educação está com inscrições abertas. São mais de sete mil vagas para estudantes universitários interessados em atuar nos finais de semana como educadores dentro do Programa Escola da Família em escolas públicas de todo o Estado. Somente na região da Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra, há 141 vagas disponíveis. Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) por meio do Programa, não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana em escolas estaduais ou municipais do Estado de São Paulo.
do de inscrições para o Programa Bolsa Universidade vai até o dia 11 de fevereiro e, para efetuá-las, os interessados devem acessar o site do programa (http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/default2.asp?url=menu2.asp&ci=23&ci_modulo=7&titulo=Candidato&tpa=C&fllinkexterno=0&nr_alturaframe=) , que também dispõe da lista com o nome das instituições de ensino conveniadas.
O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso, custeada pela Secretaria – que arca com o valor proporcional a 50% da mensalidade (desde que este não seja superior ao teto de R$ 267) – e pela instituição de ensino, que completa o restante do valor. Em contrapartida, o universitário atuará como educador nas unidades do Escola da Família, auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo Programa.
Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), pelo telefone 0800 777 0333 ou por e-mail: escoladafamilia@fde.sp.gov.br .
Sobre o Programa Escola da Família
Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho (que são os quatro eixos do programa).
As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.

São Paulo, 3 de fevereiro de 2011
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218.2020/8879/2062

Fonte de anexo:  http://www.saopaulo.sp.gov.br/

2 de fev. de 2011

Alfabetiza São Paulo está com inscrições abertas na Capital e Grande São Paulo


Programa da Secretaria de Educação oferece curso de
alfabetização para maiores de 15 anos;
Interessados podem efetuar as matrículas em instituições
conveniadas
 
Estão abertas na Capital e Grande São Paulo as inscrições para o Programa Alfabetiza SP da Secretaria de Estado da Educação, que oferece curso de alfabetização para maiores de 15 anos. Os interessados podem se matricular em uma das cinco instituições conveniadas (veja a relação abaixo). O curso foi desenvolvido para respeitar a disponibilidade e ritmo de cada aluno. Portanto, não há carga horária mínima exigida ou prazo para conclusão, o que permite que o estudante possa se inscrever no momento que desejar e levar o tempo necessário para concluir os estudos.
"Essa flexibilidade de locais e horários permitem aos alunos conciliar as aulas com o horário de trabalho, o que facilita e estimula os estudantes a participar do projeto”, afirma o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.
As aulas acontecem em locais como igrejas e sindicatos, disponibilizados pelas entidades, que recebem verba da Secretaria de Estado da Educação por meio de convênio para realização do curso. Além das ONGs, o Alfabetiza São Paulo também será oferecido em escolas da rede estadual inseridas no Programa Escola da Família e em universidades parceiras. As inscrições nas escolas da rede poderão ser feitas a partir do início do ano letivo (10 de fevereiro).
Programa Alfabetiza SP
O curso oferecido pelo Programa equivale ao Ciclo I do Ensino Fundamental e conta com material específico, fornecido pela Secretaria aos estudantes, professores e parceiros. São distribuídos quatro livros para cada aluno, correspondentes a cada ano do Ensino Fundamental de Ciclo I. 
Ao final do curso, o aluno poderá realizar um teste de escolaridade em qualquer unidade da rede. O resultado desse teste será o suficiente para que o candidato ingresse no Ciclo II do Ensino Fundamental e continue sua vida escolar.
Em 2010 , por meio de convênio com as ONGs, foram oferecidas 1.642 classes do Programa na capital e Grande São Paulo, que atenderam aproximadamente 36 mil alunos. O Programa também foi implantado nas classes de alfabetização que funcionam nas unidades da Fundação CASA, que atendem adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, onde foram atendidos cerca de 500 alunos. 
ONGs Conveniadas
•  IBEAC - Instituto  Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário/ fone: 3864-3133/ e-mail: ibeac@uol.com.br ;
•  Comunidade  Kolping  São Francisco de Guaianazes/ fone: 2557-5144/ e-mail: c.kolping@uol.com.br ;
•  CCECAS - Conselho Comunitário  de  Educação, Cultura e Ação Social da Grande São Paulo/ fone: 4678-1811/ e-mail: educarparamudar@terra.com.br ;
•  ITD - Instituto Tecnológico Diocesano Santo Amaro/ fone: 3798-7925/ e-mail: itd@itd.org.br ;
•  Alfabetização Solidária/ fone: 3372-4300/ e-mail: regina@alfabetizacao.org.br .

Fonte de anexo http://www.educacao.sp.gov.br/

 

1 de fev. de 2011

Inscrições para o Bolsa Universidade começam nesta quarta, 2

Inscrições para o Bolsa Universidade começam nesta quarta, 2

Programa oferece bolsa integral a universitários interessados em atuar em escolas públicas
O Programa Bolsa Universidade, da Secretaria da Educação, terá inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 2. As vagas são para estudantes universitários interessados em atuar nos finais de semana como educadores dentro do Programa Escola da Família, em escolas públicas de todo o Estado.

Para se candidatar, é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), não receber outra bolsa, financiamento ou similar proveniente de recursos públicos, e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana.

As inscrições vão até o dia 11 de fevereiro pelo site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br, que também dispõe da lista com o nome das instituições de ensino conveniadas.

O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso. A Secretaria arca com 50% do valor da mensalidade (com teto de R$ 267) e a instituição de ensino completa o restante do valor. 

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento da FDE, pelo telefone 0800 777 0333, ou e-mail: escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

Sobre o Programa Escola da Família
Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa a população. Por meio do Programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho (que são os quatro eixos do programa). As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção para melhorar a qualidade de vida.

Secretaria da Educação

Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.b

EACH oferece 700 vagas em cursos para a terceira idade

EACH oferece 700 vagas em cursos para a terceira idade

As atividades são gratuitas e contam com palestras, oficinas e aulas em disciplinas de graduação
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, recebe inscrições até o dia 4 de fevereiro, para o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, voltada para maiores de 60 anos.

São mais de 700 vagas oferecidas, gratuitamente, em atividades como palestras, oficinas e disciplinas de graduação, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo ou a apresentação de diplomas ou certificados de escolaridade concluída anteriormente. Porém, para as disciplinas de graduação, é necessário ter ensino médio completo, pois as aulas são realizadas junto com os alunos dos cursos de graduação da Escola.

No primeiro semestre, além do aumento no número de vagas oferecidas nas atividades de inclusão digital, o programa terá novidades com a realização de oficinas de atividade física voltadas para as necessidades dos idosos, como Pilates e exercícios para prevenção e controle de doenças crônicas, entre outras especialidades.

Oficinas, palestras e disciplinas de graduação

Com início na primeira quinzena de março e término na segunda quinzena de junho, as oficinas serão realizadas semanalmente com diversos assuntos. As palestras, serão realizadas nos meses de março, abril e maio. As aulas, para os interessados em cursar disciplinas de graduação, começam no início de fevereiro e terminam em julho.

Serviço

As inscrições para as oficinas, palestras e disciplinas de graduação poderão ser feitas das 9 às 16 horas na Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EACH, na Av. Arlindo Bettio, 1000, em Ermelino Matarazzo, com acesso pelo trem da CPTM através da Linha F-Estação USP Leste, e de ônibus, pelo acesso à Av. Assis Ribeiro.

Para conferir as datas e horários das atividades, acesse a página da UnATI - EACH. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-1016, ou pelo email: ccex-each@usp.br. 

Detalhes sobre as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade oferecidas em outras Unidades da USP, podem ser conferidos no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Da USP

Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br