29 de mar. de 2011

Alunos da rede vão participar de pré-iniciação científica na USP


Durante um ano, alunos do Ensino Médio, selecionados
por desempenho escolar, receberão bolsa de estudos no valor
de R$ 100 mensais e participarão de projetos de pesquisa em
diversas unidades da USP no Estado

Alunos do Ensino Médio de cerca de 90 escolas da rede estadual de ensino preparam-se para um novo desafio: eles foram selecionados para participar da 3ª edição do projeto de pré-iniciação científica da USP. Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, em convênio com a Secretaria de Estado da Educação e o Banco Santander, o projeto oferece aos estudantes a oportunidade de participar de atividades desenvolvidas por grupos de pesquisa científica da universidade.
São oferecidas 557 vagas para os alunos, selecionados pela SEE a partir do desempenho escolar, e 90 para os professores supervisores e orientadores; os primeiros atuam dentro das escolas; os restantes trabalham nos grupos de pesquisa em diversas unidades da USP ( Cidade Universitária, Dr. Arnaldo, Leste, Bauru, São Carlos, Ribeirão Preto, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e São Sebastião). Os docentes são selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP a partir de pré-requisitos como manifestação de interesse, formação, experiência e disponibilidade.
Durante um ano, os alunos participantes receberão bolsa de estudos no valor de R$ 100 mensais – custeada pelo Banco Santander – para atuar em pesquisas dentro de uma das mais conceituadas universidades do mundo. Sob a orientação e supervisão dos professores (que também receberão ajuda de custo, paga pela USP) e de pesquisadores, eles terão a oportunidade de conhecer de perto o dia a dia da ciência na universidade e, ainda, de se preparar para os desafios da vida acadêmica e profissional no futuro.
Participam do projeto professores e alunos (estes, devem ter entre 15 e 18 anos e estar no Ensino Médio) de escolas estaduais. Durante o projeto, que vai até o final do ano, os estudantes devem dedicar oito horas semanais no período letivo para as atividades; nas férias, e em períodos de recesso escolar, a carga horária será de 16 horas por semana. Todas as atividades serão desenvolvidas no contraturno das aulas e supervisionadas por pesquisadores da USP (na universidade) e professores supervisores (nas unidades de ensino). A fase atual é de entrega de documentação, processo que vai validar a participação dos alunos e docentes no projeto. A estimativa é que as atividades tenham início já a partir do mês de abril.


 Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

28 de mar. de 2011

Unesp-Botucatu busca professor-assistente

Vaga será para o Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública

A Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, abriu concurso para contratação de um professor-assistente doutor para o Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública.

O profissional selecionado lecionará a disciplina Epidemiologia e Saneamento por prazo indeterminado, em jornada de 40 horas semanais e salário inicial de R$ 7.574,75.

Caso o candidato tenha título de livre-docente, o salário será na referência MS-5, que corresponde a R$ 9.030,61.

As inscrições estão abertas até 18 de abril. Saiba  Mais Edital

Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=214239&c=559&q=Unesp-Botucatu+busca+professor-assistente+

Prorrogadas as inscrições para estágio no Acessa Escola As vagas são para estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio interessados em atuar nas salas de informática do programa


As inscrições podem ser feitas no site da Fundap até as 18h do dia 15 de abril
Foi prorrogado até as 18h do dia 15 de abril o prazo de inscrições para estudantes interessados em participar do processo seletivo de credenciamento para estágio nas salas de informática do programa Acessa Escola, promovido pela Secretaria de Estado da Educação. As vagas são para alunos do 1º ou 2º ano do Ensino Médio da rede estadual, que podem se inscrever por meio do site da Fundap (http://estagios.fundap.sp.gov.br).

Participam desse processo seletivo 3.449 escolas de Ensino Médio, distribuídas em 91 Diretorias de Ensino da Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior (veja lista abaixo). A relação das escolas com vagas está disponível no site da Fundap. Podem se inscrever apenas estudantes das unidades com vagas em aberto.

Para participar do processo, o candidato deve possuir CPF próprio e ter 16 anos completos no momento da assinatura do termo de compromisso. A taxa de inscrição custa R$ 12 e só pode ser paga por meio de boleto bancário, disponível para impressão no site, junto ao protocolo de inscrição. A inscrição só será confirmada após o pagamento do boleto. Candidatos que comprovem insuficiência de recurso para o pagamento serão isentos da taxa.

O processo seletivo vai suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa. Por isso, não há número definido de vagas. Os candidatos farão uma prova, de caráter classificatório, que avaliará seus conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. A avaliação está prevista para o dia 22 de maio.

Sobre o estágio

O Acessa Escola prevê um contrato de estágio de no mínimo seis meses e no máximo 12 meses, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das Diretorias de Ensino. Eles serão responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática do Acessa Escola, que permanecem abertas o dia todo nas escolas. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). Além de capacitação na área de informática, o programa oferece aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte.

Sobre o programa Acessa Escola

Criado em 2008 pela Secretaria de Estado da Educação, o programa Acessa Escola é um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado, que transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. O Acessa Escola prevê, preferencialmente, o atendimento às escolas de Ensino Médio. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.
Inicialmente foi implantado em unidades da Capital, depois na Grande São Paulo e Interior. Em 2010, o programa chegou a 3.213 escolas de todo o Estado, totalizando um investimento de R$ 75,8 milhões para manutenção do projeto e ampliação da capacidade de atendimento. Desde 2008, o projeto já contabiliza mais de 11,5 milhões de atendimentos.

Número de escolas por DE
DIRETORIA Nº de Escolas
ADAMANTINA 32
AMERICANA 45
ANDRADINA 18
APIAI 31
ARACATUBA 29
ARARAQUARA 31
ASSIS 37
AVARE 11
BARRETOS 29
BAURU 55
BIRIGUI 20
BOTUCATU 32
BRAGANCA PAULISTA 43
CAIEIRAS 57
CAMPINAS LESTE 41
CAMPINAS OESTE 55
CAPIVARI 31
CARAGUATATUBA 32
CARAPICUIBA 48
CATANDUVA 26
CENTRO 33
CENTRO OESTE 37
CENTRO SUL 35
DIADEMA 26
FERNANDOPOLIS 23
FRANCA 40
GUARATINGUETA 57
GUARULHOS NORTE 48
GUARULHOS SUL 48
ITAPECERICA DA SERRA 38
ITAPETININGA 41
ITAPEVA 20
ITAPEVI 56
ITAQUAQUECETUBA 52
ITARARE 18
ITU 45
JABOTICABAL 25
JACAREI 45
JALES 31
JAU 37
JOSE BONIFACIO 26
JUNDIAI 63
LESTE 1 45
LESTE 2 56
LESTE 3 37
LESTE 4 43
LESTE 5 38
LIMEIRA 47
LINS 20
MARILIA 38
MAUA 54
MIRACATU 7
MIRANTE DO PARANAPANEMA 27
MOGI DAS CRUZES 42
MOGI MIRIM 59
NORTE 1 42
NORTE 2 36
OSASCO 50
OURINHOS 26
PENÁPOLIS 12
PINDAMONHANGABA 28
PIRACICABA 46
PIRAJU 14
PIRASSUNUNGA 33
PRESIDENTE PRUDENTE 39
REGISTRO 29
RIBEIRAO PRETO 57
SANTO ANASTACIO 17
SANTO ANDRE 53
SANTOS 55
SAO BERNARDO DO CAMPO 66
SAO CARLOS 27
SAO JOAO DA BOA VISTA 41
SAO JOAQUIM DA BARRA 16
SAO JOSE DO RIO PRETO 40
SAO JOSE DOS CAMPOS 46
SAO ROQUE 26
SAO VICENTE 62
SERTAOZINHO 24
SOROCABA 51
SUL 1 50
SUL 2 58
SUL 3 66
SUMARE 48
SUZANO 42
TABOAO DA SERRA 48
TAQUARITINGA 22
TAUBATE 39
TUPA 21
VOTORANTIM 32
VOTUPORANGA 27
Total geral 3449


Fonte de anexo:  http://www.educacao.sp.gov.br/

 

24 de mar. de 2011

Secretaria promove curso de atualização em Libras


Mais de mil professores devem participar de curso de qualificação em Língua Brasileira de Sinais, destinado aos alunos surdos e com deficiência auditiva. Regiões com maior demanda terão prioridade
A Secretaria de Estado da Educação promove a partir do próximo dia 31 o curso de atualização em Libras (Língua Brasileira de Sinais) – Ensino à Distância para professores da rede. O objetivo é colaborar com a renovação constante dos conhecimentos dos docentes e permitir, dessa forma, maior participação, interação e aprendizado de crianças e jovens surdos ou com deficiência auditiva. Pioneira desde 2008 na oferta de cursos à distância na modalidade, por meio do CAPE - Centro de Apoio Pedagógico Especializado, e em parceria com a Rede do Saber, a SEE investe na qualificação dos professores visando o uso e domínio da linguagem em Libras como ferramenta para garantir uma comunicação mais dinâmica e efetiva.

O ensino de Libras foi instituído na rede pública por decreto em dezembro de 2002 (Decreto Nº 5.626, de 22/12/2005, regulamentado pela Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e pelo artigo 18 da Lei nº 10.098, de 19/12/2000). Os desafios de oferecer aos alunos com surdez um ensino de qualidade e o acesso à comunicação, informação, cultura, arte, e ciência são grandes. Trabalhar pela formação e assegurar em médio e longo prazo o acesso também ao mercado de trabalho, dentro de uma perspectiva de educação inclusiva, é necessário e depende da capacitação adequada dos professores para este fim.

Por tudo isso, a proposta da Secretaria é a ampliar a oferta de formação continuada aos docentes. O curso, 100% online, vai atender prioritariamente às Diretorias de Ensino com maior demanda e será gradativamente distribuída pelo Estado. Inicialmente está prevista a participação de 32 DEs na capital, grande São Paulo e interior, contemplando mais de 1.100 professores em exercício. O curso será ministrado fora do horário de trabalho, nos pólos da Rede do Saber correspondentes a cada região, e terá carga horária de 120 horas.

Os professores Daniel Choi e Ricardo Nakasato, ambos docentes da PUC/São Paulo, serão os responsáveis pelas aulas. Os docentes que vão participar do curso foram indicados pelas diretorias das escolas, após convocação das Diretorias de Ensino de acordo com a demanda de cada região.


Fonte de anexo: secretaria da educação de SP

GOVERNO AUMENTA EM ATÉ 102,5% VALOR DE BOLSA DE PÓS PARA PROFESSORES DA REDE ESTADUAL



Secretaria da Educação desburocratiza benefício, que sobe de R$ 790 para R$ 1.300 em mestrado e para R$ 1.600 em doutorado

Professores da rede estadual de ensino que desejam cursar uma pós-graduação stricto sensu terão um incentivo maior por parte da Secretaria de Estado da Educação. Neste ano, serão oferecidas bolsas de R$ 1.300 para mestrado e de R$ 1.600 para doutorado. A iniciativa amplia em 64,5% o valor do benefício mensal para mestrado e em 102,5% o valor da bolsa para doutorado. Até o ano passado, o benefício para ambos os níveis de pós-graduação era de R$ 790. O reajuste será repassado aos docentes que já recebem a bolsa. O projeto Bolsa Mestrado/Doutorado conta com R$ 4,5 milhões reservados no orçamento de 2011.

“Estamos investindo na formação dos nossos professores, oferecendo uma ajuda financeira àqueles que desejam se aperfeiçoar. Com o incentivo, esperamos ampliar o número de docentes com mestrado e doutorado lecionando nas escolas estaduais”, disse o Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.
        
Outra novidade é a avaliação dos projetos por comissões de pareceristas nas 91 diretorias de ensino do Estado. Antes, a análise era feita por uma única comissão, centralizada na Secretaria. Com a mudança, o processo de concessão das bolsas será agilizado.          

Desde 2004, quando teve início o projeto, 3.477 trabalhos foram inscritos e aprovados, dos quais 2.246 concluídos, dentre eles o do professor Mário Conceição Oliveira, titular da disciplina de física na Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano, localizada na Vila Mariana, na Capital. Mário é efetivo na rede desde 2004, ano em que começou seu mestrado sobre interação em museus de ciências, na Faculdade de Educação/ Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). “A bolsa ajudou demais. Sem o programa, seria muito complicado concluir o mestrado”, salienta o professor, que terminou sua tese em 2007.

Segundo ele, a experiência foi muito importante para sua carreira. “Hoje minha aula tem mais qualidade. Mudei a forma de interagir com os alunos, de lidar com as dúvidas e questionamentos. Também procuro passar a eles um pouco da rotina de pesquisa e estudo que vivenciei no mestrado”, acrescentou o professor. 

As inscrições serão abertas nas diretorias de ensino, anualmente, nos meses de junho e julho e de novembro a fevereiro, ou em períodos a serem fixados pela comissão central. Os professores que já estiverem cursando mestrado ou doutorado também poderão se cadastrar para receber o benefício. Nesse caso, receberão bolsa proporcional ao tempo de curso (sem efeito retroativo), com base no prazo de conclusão estipulado pela Secretaria, que é de até 30 meses para o mestrado e até 54 meses para o doutorado. Um docente que cursa o mestrado há 10 meses, por exemplo, terá direito ao benefício pelo período máximo de 20 meses.

Para pleitear a bolsa, os professores devem atender aos seguintes requisitos:
ser titular de cargo efetivo;
ter sido considerado estável nos termos da Constituição Federal;
ser portador de licenciatura plena;
estar em efetivo exercício em unidade da rede pública estadual;
ter sido admitido como aluno regular em curso de pós-graduação, em nível de mestrado ou doutorado, reconhecido/recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, na disciplina do cargo ou em educação;
enquanto receber o benefício da SEE, não usufruir de nenhum tipo de bolsa para curso de pós-graduação de mestrado ou doutorado, concedida por órgão público;
não ter sofrido penalidade em procedimento administrativo disciplinar nos últimos cinco anos;
não se encontrar em regime de acumulação remunerada de cargos ou de cargo/função/emprego públicos;
estar distante da aposentadoria a pelo menos cinco anos, quando se tratar de curso de mestrado, e nove anos, quando se tratar de curso de doutorado;
autorizar no respectivo termo de compromisso que a SEE torne pública a íntegra ou partes do trabalho acadêmico produzido, renunciando consequentemente a qualquer reivindicação de direito autoral.

Sobre o projeto
O projeto Bolsa Mestrado/Doutorado integra o Programa de Formação Continuada de educadores da Secretaria da Educação com a finalidade de propiciar aos profissionais da educação a continuidade de estudos em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Para obter o benefício, o professor tem que firmar compromisso de que permanecerá no magistério público estadual, após a conclusão do curso, pelo prazo mínimo proporcional ao tempo em que o benefício foi recebido. As bolsas são concedidas para que os docentes possam fazer o mestrado ou doutorado em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, na área inerente à disciplina do cargo exercido ou na área da educação.


São Paulo, 23 de março de 2011.
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218.2020/8879/2062

Fonte de anexo: Secretaria da educaçãode SP

21 de mar. de 2011

O ministro da Educação, Fernando Haddad fala no Recife sobre o piso salarial dos professores da rede pública



O Ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que o governo federal vai disponibilizar R$ 1 bilhão de reserva para auxiliar os municípios que não conseguirem pagar o novo piso nacional dos professores, que teve um reajuste de 15,8% na última quinta-feira. O valor vai subir de R$ 1.024 para R$ 1.187 para docentes de nível médio que cumprem carga horária de 40 horas.
Haddad falou sobre o novo piso em entrevista coletiva à imprensa nesta manhã, após aula magna na Universidade Federal de Pernabuco (UFPE), em Recife. Segundo o ministro, se algum município não conseguir pagar o mínimo deve enviar a planilha do seu orçamento para o ministério.
O ministro também informou que, além dos recursos disponibilziados pelo governo federal para atender imediatamente os municípios, o orçamento do Fundo da Educação Básica (Fundeb) para este ano prevê mais R$ 10 bilhões para este fim.
"A educação deve valorizar o professor. Queremos que ele ganhe o mesmo que outro profissional de nível superior no serviço público", disse Haddad, minimizando as críticas da Confederação Nacional dos Municípios (CNN), que afirmou que o reajuste deveria ter sido feito em abril, quando já terá sido contabilziado o valor executado do Fundeb.
Determinada com base no custo por aluno do fundo, a lei do piso prevê que nenhum professor de nível médio pode ganhar menos do que o montante fixado pelo ministério.

Fonte de anexo: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4966436-EI8266,00-Ministro+anuncia+R+bi+para+ajudar+a+pagar+piso+dos+professores.html

Dilma fala sobre valorização dos professores


 

Presidente Dilma Rousseff discursa durante cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a educadoras brasileiras 

. Foto: Reuters Durante cerimônia de entrega da Ordem Nacional do Mérito a professoras brasileiras, Dilma Rousseff destacou a importância da educação
Foto: Reuters

Laryssa Borges
Direto de Brasília

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira, ao homenagear 11 educadoras com a Ordem Nacional do Mérito, que o projeto de desenvolvimento do País passe necessariamente pela valorização dos professores. Dilma, que durante a corrida presidencial criticou frequentemente governos do PSDB por supostamente 'perseguir' docentes, disse hoje que os professores são "personagem fundamental do projeto de desenvolvimento" nacional.
"Valorizar essa profissão é algo fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento do nosso país, como país igualitário e que faz integração social", comentou. "O desenvolvimento é uma construção própria de cada povo, não se copia, não se terceiriza, não se delega. A educação pública de qualidade é um alicerce insubstituível", disse.
Ao render uma homenagem específica às mulheres, disse agradecer profissionais de ensino que "dedicam sua vida e seu esforço, de uma forma generosa" para educar 'os filhos do Brasil'. "Para construir uma sociedade justa e formada por pessoas com valor e ética, é importante a educação. Só construiremos educação de qualidade se juntos, governo e o conjunto da sociedade, passarmos a valorizar a educação", salientou a presidente.
Bolsas para mestrado
A partir desta terça-feira, informou o ministro da Educação, Fernando Haddad, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) passará a conceder bolsas de estudo para mestrado para professores que trabalhem na educação básica. Após o benefício, no entanto, o docente deve se comprometer a permanecer lecionando no sistema público de ensino por pelo menos cinco anos.


Fonte de anexo: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5011548-EI8266,00-Dilma+projeto+para+desenvolver+Pais+precisa+valorizar+professores.html

18 de mar. de 2011

Saresp e Idesp 2010 reforçam objetivo de Reorganização do Ensino Fundamental e Médio

Avaliação bimestral, com a recuperação prevista na reformulação
elaborada pelo Governo do Estado, tem recebido apoio da rede estadual
e trará resultados positivos

Os resultados de 2010 do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo, que combina os resultados de Matemática e Língua Portuguesa do Saresp com dados de aprovação, reprovação ou abandono) mostram que o Governo do Estado de São Paulo está no caminho certo com sua proposta de Reorganização do Ensino Fundamental e Médio.
Os dados do ano passado mantiveram tendência de melhora para a 5º ano do Ensino Fundamental, mas mostraram recuo para o 9º ano, da mesma forma que para o Ensino Médio. Esses resultados ressaltam a necessidade, além de outras iniciativas do Governo do Estado para a melhoria da Educação – entre elas a contratação de mais 25 mil professores –, da Avaliação Bimestral, prevista na Reorganização do Ensino Fundamental e Médio, que tem apoio do Governador Geraldo Alckmin e está sendo discutida pelo Secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald, com representantes da rede estadual em reuniões regionais.
Resultados
O Idesp do 5º ano do Ensino Fundamental subiu de 3,86 para 3,96 em relação a 2009, refletindo o crescimento, no Saresp, de 201,4 pontos na escala de proficiência para 204,6 em Matemática. O resultado em Língua Portuguesa se manteve em 190,4 pontos.
“Esse desempenho mostra que os esforços realizados na alfabetização das crianças nos anos iniciais estão dando resultados”, diz o professor Herman Voorwald. “Isso faz prever uma progressão escolar melhor no futuro, pois as crianças estão mais preparadas para o aprendizado”, conclui o secretário.
No 9º ano do Ensino Fundamental, o Idesp recuou de 2,84 no ano anterior para 2,52 em função da queda, no Saresp, das avaliações de Matemática (de 251,5 em 2009 para 243,3 em 2010) e de Língua Portuguesa (de 236,3 para 229,2 pontos). No Ensino Médio, o recuo do Idesp no mesmo período foi de 1,98 para 1,81 devido à diminuição em Língua Portuguesa de 274,6 pontos para 265,7 e à oscilação em Matemática de 269,4 para 269,2 pontos.
“Esses dados reforçam as conclusões que têm sido feitas a partir do amplo acervo de estudos e pesquisas realizadas nos últimos anos sobre a progressão continuada. Esse modelo foi fundamental para reduzir a evasão escolar e assegurar a universalização do ensino, mas foram necessárias ações voltadas para a melhoria da qualidade, como as que foram implantadas pelo Estado a partir de 2008”, diz Voorwald. “Agora, além de medidas para a ampliação do quadro de docentes efetivos, como a recente decisão do Governador Geraldo Alckmin de contratar mais 25 mil professores, é necessário aperfeiçoar o modelo da progressão continuada”, afirma o professor.
        
Avaliação Bimestral
Baseada na avaliação bimestral aplicada ao final de cada bimestre letivo, a recuperação do aprendizado é uma das principais inovações da Reorganização do Ensino Fundamental e Médio.
A partir dessa avaliação, que é conduzida pela própria escola, com orientação da equipe de Supervisão da Diretoria de Ensino, serão oferecidos aos alunos com defasagem na aprendizagem estudos de recuperação, a serem estruturados de acordo com as condições de cada unidade. “O importante é que a recuperação aconteça”, diz o secretário.
Amplamente apoiada por representantes de professores, diretores, supervisores e servidores da rede estadual nas reuniões regionais que têm sido realizadas pelo secretário, a iniciativa do Governo do Estado visa reorganizar os ciclos de aprendizagem de progressão continuada do Ensino Fundamental da seguinte forma:
•  Ciclo I: duração de três anos (para alunos de 6 a 8 anos de idade);
•  Ciclo II: duração de dois anos (9 a 10 anos de idade); e
•  Ciclo III: duração de quatro anos (11 a 14 anos de idade).
Ao final de cada Ciclo de Aprendizagem, os alunos que ainda apresentarem defasagens de conteúdos serão encaminhados para o reforço intensivo de aprendizagem, em salas especiais que contarão com professores especialmente qualificados e materiais didáticos específicos.
Outra proposta em discussão com a rede é a criação da figura do “professor de apoio”, que deve transitar entre diversas classes para melhorar o aproveitamento dos estudantes. Também tem sido debatida com os representantes do magistério a proposta de que, sempre que possível, o mesmo professor acompanhe a turma ao longo de todo o ciclo.
Níveis de desempenho
A distribuição dos alunos pelos níveis de desempenho apresentou melhoria na 5ª série do Ensino Fundamental de 2009 para 2010. Os estudantes com desempenho Insuficiente passaram de 20,9%, em 2009, para 19,8% em Língua Portuguesa, e de 30,3% para 29% em Matemática. Aqueles com desempenho Suficiente passaram de 68,8% para 70,4% em Língua Portuguesa e de 63,3% para 62,7% em Matemática. Os discentes que apresentaram nível Avançado passaram de 10,3% para 9,8% em Língua Portuguesa, e de 6,3% para 8,2% em Matemática.
Na 9ª série do Ensino Fundamental, os alunos com desempenho Insuficiente passaram de 22,5% para 28,4% em Língua Portuguesa, e de 27,6% para 34,9% em Matemática. Os que mostraram desempenho Suficiente passaram de 75,5% para 69,8% em Língua Portuguesa, e de 71,2% para 64,3% em Matemática. Já aqueles que corresponderam ao nível Avançado passaram de 2,3% para 1,7% em Língua Portuguesa, e de 1,2% para 0,8% em Matemática.
Já na 3ª série do Ensino Médio, os alunos com desempenho Insuficiente passaram de 29,5% para 37,9% em Língua Portuguesa, e de 58,3% para 57,7% em Matemática. Os estudantes com resultado Suficiente passaram de 69,8% para 61,6% em Língua Portuguesa, e de 41,2% para 42% em Matemática. Os “Avançados” oscilaram de 0,7% para 0,6% em Língua Portuguesa, e de 0,5% para 0,3% em Matemática.
Bônus
Até o dia 31 deste mês será pago o Bônus por Resultado, que é baseado nos resultados do Idesp por escola. O Bônus é proporcional ao resultado da unidade de ensino, e prevê, para metas alcançadas em 100%, o pagamento de 2,4 salários médios (ou 20% da soma da remuneração mensal total durante o ano anterior) para as equipes. Proporcionalmente, para escolas que atingem um determinado percentual de sua meta, o pagamento do adicional será correspondente ao mesmo percentual aplicado a 2,4 salários médios. Por exemplo, para o cumprimento de 50% da meta corresponde um bônus de 50% de 2,4 salários médios, que equivale a 1,2 salário médio.
Para os casos de superação de metas, as unidades de ensino recebem bonificação ainda maior. Ao ultrapassar em 20% ou mais suas metas, as escolas ganham, além dos 2,4 salários correspondentes a 100% da meta, mais cerca de meio salário, perfazendo um bônus total de 2,9 salários. Isso equivale ao décimo quarto, décimo quinto e décimo sexto salários anuais. O Bônus por Resultado é afetado por faltas dos profissionais. Para receber o bônus, os professores devem ter atuado, no mínimo, em dois terços do ano. Ou seja, devem ter trabalhado pelo menos 244 dias.
Neste ano, o bônus será pago para as equipes de 3.591 unidades (70,9% do total de 5.065), mas 1.474 (29,1%) não o receberão. Em 2010, foram contempladas 4.659 (90,1% do total de 5.169), contra 510 (9,9%) que deixaram de receber. A relação das escolas com seus respectivos índices de desempenho será divulgada nos próximos dias.
Mais 25 mil professores
Anunciada em fevereiro pelo Governador Geraldo Alckmin, a contratação de 25 mil novos professores é a maior realizada na rede estadual desde 1999. Serão chamados candidatos aprovados no concurso realizado em março de 2010. Os novos docentes deverão ingressar na Escola de Formação de Professores em julho e os aprovados serão nomeados no final de 2011. “Não há educação de qualidade sem professor motivado e preparado”, diz o secretário. “Nossa prioridade é valorizar o professor e ganhar o seu compromisso com a qualidade da educação”, conclui.
A contratação dos novos docentes deverá preencher as vagas atualmente ocupadas por professores não efetivos, que hoje são quase 27 mil em toda a rede. “ Não há como dissociar essa variação negativa do Saresp de 2009 para 2010 da necessidade de mais professores efetivos na rede estadual. A rotatividade de professores é prejudicial ao aprendizado dos alunos. A contratação permitirá que as escolas tenham número maior de professores fixos, melhorando a qualidade do ensino na rede”, diz o professor Herman.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/

16 de mar. de 2011

Unesp contrata seis assistentes de nível superior

Inscrições devem ser feitas pela internet até dia 13 de abril
Estarão abertas, a partir de 21 de março, as inscrições para o concurso público da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com oferta de seis vagas para assistente técnico administrativo, emprego de nível superior e especialização, em alguns casos. O prazo termina em 13 de abril, e as inscrições deverão ser feitas pela Internet, por meio do site da Unesp. A taxa de inscrição é de R$ 44.

O salário oferecido para os contratados é de R$ 2.517,31. As opções de trabalho são para a capital e as regionais 1 (Bauru e Rio Claro), 2 (Botucatu, Itapeva e Sorocaba), 3 (Araçatuba, Franca, Ilha Solteira, Jaboticabal e São José do Rio Preto), 4 (Assis, Dracena, Marília, Presidente Prudente, Rosana e Tupã) ou 5 (Guaratinguetá, Registro, São José dos Campos e São Paulo).

As provas serão aplicadas nas cidades de Bauru, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba. A primeira etapa é a prova objetiva, prevista para as 14 horas do dia 22 de maio.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Disque Vunesp - (11) 3874-6300 (dias úteis, das 8h às 20h)

Fonte de anexo:  http://www.saopaulo.sp.gov.br

10 de mar. de 2011

Fatec Pindamonhangaba realiza workshop sobre Processos Metalúrgicos.


Inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 11. Curso acontece no dia 18 de março
Estão abertas as inscrições para o 1º Workshop de Tecnologia - Processos Metalúrgicos que acontece dia 18 de março, às 19h30, na Fatec Pindamonhangaba. O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo principal apresentar o curso de pós-graduação lato sensu em Tratamentos Térmicos de Metais Ferrosos e Não-Ferrosos da mesma Fatec, cujas inscrições estão abertas até 5 de abril.

O palestrante Olivério Moreira Macedo Silva vai apresentar uma análise sobre falhas em componentes de aeronave, no caso, de um helicóptero. Ele é tecnologista sênior do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e atua na área de Engenharia Aeroespacial.

"A análise de falhas em materiais é uma atividade silenciosa, em que especialistas trabalham para montar quebra-cabeças que podem salvar vidas. Determinar a causa de uma falha alerta para perigos latentes e previne a ocorrência de casos semelhantes", explica o palestrante.

As inscrições para o workshop podem ser feitas até 11 de março pelo site www.fatecpindamonhangaba.edu.br. Além da palestra, haverá observação de amostras em um microscópio de última geração e exposição de empresas da área Metalúrgica.

O curso de pós-graduação lato sensu em Tratamentos Térmicos de Metais Ferrosos e Não-Ferrosos da Fatec Pindamonhangaba é uma formação complementar para quem atua nas áreas de metalurgia, mecânica e materiais. Com 360 horas de duração, o curso aborda conteúdos como a microestrutura dos metais e suas ligas, os principais tipos de tratamentos térmicos utilizados na indústria metalúrgica e metal-mecânica e as técnicas de preparação de amostras metalográficas e de caracterização de metais ferrosos e não-ferrosos. As principais empresas do setor na região são Gerdau, Confab, Novelis, Liebherr e Apolo.

As inscrições para a pós-graduação vão até 5 de abril, das 14 às 21 horas, na secretaria da Fatec Pindamonhangaba (Rod. Vereador Abel Fabrício Dias, 4010, Água Preta). O processo seletivo é composto por análise de currículo e/ou entrevista e vai de 7 a 9 de abril. O início do curso está previsto para 6 de maio.

Do Centro Paula Souza

Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br

Prazo de validação de diplomas estrangeiros na Unesp vai até o dia 18


Os interessados devem entregar a documentação exigida na Reitoria, mediante agendamento
Até o dia 18 de março, estudantes que se graduaram em universidades estrangeiras podem solicitar a revalidação do diploma para a Unesp. No mesmo período, mestres e doutores também podem pedir o reconhecimento dos diplomas obtidos em instituições de ensino superior de outros países. Os interessados devem entregar a documentação exigida na Reitoria, mediante agendamento.

A revalidação e o reconhecimento são realizados apenas uma vez por ano. O processo é feito pelo Grupo de Registros Acadêmicos, ligado à Secretaria Geral. A seção tem por atribuições registrar os diplomas de alunos formados em cursos de graduação, oferecidos pela Unesp e por Faculdades de Tecnologia (FATECs), de alunos dos programas de pós-graduação "stricto sensu" da Universidade. Entre outras responsabilidades, esse grupo atende órgãos externos, profissionais e governamentais sobre a autenticidade dos registros efetuados em diplomas.

A Unesp tem o prazo de seis meses para responder às solicitações. Cada pedido deve ser analisado e atender a critérios estabelecidos por resoluções aprovadas pelo Conselho Universitário. Para a revalidação, a carga horária do curso deve ser de 70%, no mínimo, da fixada pelo Conselho Nacional de Educação para graduação semelhante. Caso não atenda a essa exigência, a solicitação é negada.

Os processos são avaliados ainda por uma comissão, formada por três professores de cursos correspondentes ao diploma e mais dois membros da Câmara Central de Graduação (CCG). Essa comissão pode solicitar provas para demonstrar a equivalência dos estudos realizados.

Para os pedidos de pós-graduação, a avaliação será feita por uma comissão formada por três docentes de programas correspondentes ao diploma a ser reconhecido, e mais dois membros da Câmara Central de Pós-Graduação (CCPG). Serão aceitos os documentos exigidos em língua inglesa, espanhola, italiana e francesa para a solicitação. Os demais idiomas devem apresentar traduções juramentadas. A tradução juramentada é feita por um tradutor público nomeado e registrado. Somente essa tradução tem reconhecimento oficial de instituições e validade legal.

A Unesp não reconhecerá diplomas de cursos de instituições estrangeiras realizados no Brasil ou em parceria com outras universidades brasileiras. Veja aqui os critérios para a revalidação de diplomas de graduação. E aqui, os critérios para o reconhecimento de diplomas de pós-graduação.

Da Unesp

Fonte de anexo: http://www.saopaulo.sp.gov.br

2 de mar. de 2011

USP de Ribeirão Preto abre vagas para docentes doutores

Contratação será em Regime de Dedicação Integral à Docência e a Pesquisa
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) e a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), ambas da USP, estão com inscrições abertas para concurso público de títulos e provas para o cargo de professor doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e a Pesquisa (RDIDP), com salário de R$ 7.574,75.

Na FEARP as inscrições são para o Departamento de Economia, área de Teoria Econômica, e podem ser feitas até o dia 24, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto finais de semana e feriados, na Seção de Apoio Acadêmico da Unidade. O edital completo está no site da FEARP.

Na EEFERP a vaga é para a área de Programas de Exercício Físico na Infância e na Adolescência e as inscrições podem ser feitas até dia 29, das 9h às 12h e das 14h às 17h, também de segunda a sexta-feira, exceto finais de semana e feriado, na Assistência Técnica Acadêmica. O edital completo está no site da EEFERP.


Fonte de anexo:   http://www.saopaulo.sp.gov.br

1 de mar. de 2011

Estudantes podem participar de concurso de monografias da Assembleia

Alunos do Ensino Médio podem se inscrever pela internet até o dia 1º de julho;
Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e as respectivas escolas ganharão livros
Estão abertas as inscrições para o primeiro concurso de monografias promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Voltado a alunos do Ensino Médio de escolas estaduais e municipais, o concurso tem por objetivo incentivar a pesquisa sobre a história de São Paulo e divulgar a documentação disponibilizada pela ALESP em seu portal na internet, composta por mais de 350 mil páginas de originais relativos aos períodos do Império, República Velha e dos anos 30. Podem concorrer trabalhos individuais ou em grupo. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de julho no portal da ALESP ( www.al.sp.gov.br ).
As monografias devem ser inéditas, ter entre 20 e 30 páginas e utilizar, obrigatoriamente, os documentos do acervo da Assembleia como fonte primária. O tema deverá tratar sobre o Estado de São Paulo, sua história regional, local, biografias e diferentes temáticas que remetam ao período de 1808 a 1937. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro (assim como os professores orientadores) e as respectivas escolas ganharão 20 livros sobre a história de São Paulo.

Fonte de anexo: http://www.educacao.sp.gov.br/