13 de jan. de 2011

Geraldo Alckmin nomeia 9.304 professores efetivos Docentes fazem parte da 1ª turma do curso da São Paulo Escola de Formação de Professores


O governador Geraldo Alckmin nomeou 9.304 novos professores efetivos. Eles começam a dar aula em fevereiro no Ensino Fundamental Ciclo II, Ensino Médio e Educação Especial da rede de escolas estaduais. Os nomeados terão 30 dias para tomar posse, a partir deste sábado, 8, data da publicação do decreto no Diário Oficial. Após a posse, os novos professores podem participar da atribuição de aulas entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro. "Escola é formada pelo professor, portanto o nosso foco vai ser motivar, capacitar e valorizar cada vez mais esse profissional", observou o governador Alckmin.

Veja aqui a lista dos professores nomeados.

Os nomeados do concurso PEB II formam a primeira turma a concluir o Curso de Formação Específica da São Paulo Escola de Formação de Professores. Foram aprovados apenas os candidatos que obtiveram nota igual ou superior a cinco de um total de 10 pontos no exame, que tenham cumprido um mínimo de 75% do total das atividades propostas no curso e participado integralmente de pelo menos dois encontros presenciais.

Curso de Formação Específica

Por determinação de lei estadual de 2009, os concursos para as carreiras do Quadro do Magistério (professores, diretores e supervisores de ensino) passaram a exigir também o curso de formação específica como uma fase obrigatória. Para ser aprovado no concurso, o candidato precisa cursá-lo e ser aprovado em prova de aptidão.

No curso, os docentes que ingressarão na rede estadual a partir de 2011 conheceram o currículo adotado pelo Estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das escolas estaduais. O conteúdo foi dividido em duas etapas, a primeira comum a todos os candidatos e a segunda direcionada a cada uma das 13 disciplinas do currículo da rede estadual de ensino e à educação especial. Foram ao todo 360 horas de aula.

O curso contou ainda com um moderno ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Por meio do site da escola de formação, os candidatos podiam acessar todo o conteúdo do curso e participar de atividades pela internet, validadas por um professor tutor. Para a conclusão do curso era necessário que o candidato cumprisse, no mínimo, 75% do total das atividades propostas a cada período e participasse integralmente de pelo menos dois encontros presenciais, além de ser aprovado em prova objetiva.

Sobre o Programa Mais Qualidade

Lançado em maio de 2009 pelo Governo do Estado, o Programa + Qualidade na Escola criou a Escola de Formação de Professores, que mudou a forma de ingresso dos profissionais do magistério, além de ter implementado duas novas jornadas de trabalho (de 12 e 40 horas semanais) e aberto 80 mil novos cargos efetivos no magistério e regulamentado a situação dos professores temporários, instituindo o exame como requisito para sua atuação nas salas de aulas.


Fonte de anexo:  http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa noticia foi importante para você? Poste aqui seu comentário.