9 de jul. de 2010

Prêmio construindo a nação 2010

O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. Criado em 2000 o Prêmio durante cinco anos teve a participação de cerca de 650 mil alunos no Estado de São Paulo.

Ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio em 2007 alcançou 12 estados e em 2008 apoiado pela Sony Brasil cobrirá 20 estados brasileiros. A meta é ate 2010 todo o Brasil estar participando com o envolvimento de cerca de seis milhões e meio de estudantes.

A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com CNI/SESI é apoiada nos Estados de São Paulo pela Fundação Volkwsvagen (também no Rio de Janeiro), Fundação Cásper Líbero e Secretarias de Estado da Educação e da Cultura.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.



REGULAMENTO - 2010/2011


Objetivo

Com o objetivo de estimular as escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Cidadania e a Fundação Volkswagen instituíram o Prêmio “Construindo a Nação 2010”.



Das inscrições

Toda e qualquer escola, de Ensino Infantil, Fundamental, Médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Estado de São Paulo legalmente constituída poderá participar desta premiação;

As escolas, através de sua direção, deverão inscrever um único projeto de cidadania desenvolvido ou em operação no ano de 2010 que, até o mês de outubro, já propicie condições de avaliação de resultados, mesmo que parciais.
As inscrições serão realizadas no site www.institutocidadania.org.br ou construindoanacaosp@institutocidadania.org.br no período de 08 de março a 30 de julho;

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.



Dos Projetos de Cidadania

O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para a cidadania é a participação dos estudantes em todas as suas etapas.

Ao apresentar o projeto, a escola deverá ter todas as suas fases - estudo, concepção, diagnóstico e planos de ação documentadas (relatórios, pesquisas, documentação fotográfica, etc.);

Os temas escolhidos deverão ser vinculados à cidadania, podendo abordar situações internas à escola ou externas à ela – comunidade local ou sociedade brasileira num sentido mais amplo.

As informações relativas ao projeto deverão ser apresentadas obedecendo OBRIGATORIAMENTE o “Roteiro de Apresentação Formal” que será fornecido de maneira detalhada pelo Instituto da Cidadania Brasil à escola participante após sua inscrição. Projetos que não seguirem o referido roteiro sofrerão redução de 2 pontos em sua média final (* nota máxima 10 pontos) no sistema de avaliação dos projetos.

Apoio e referencial Técnico:


O Instituto da Cidadania Brasil oferecerá apoio técnico às escolas inscritas para formulação do projeto, se necessário, através do e-mail: construindoanacaosp@institutocidadania.org.br, através do site www.institutocidadania.org.br pelo centro de intercâmbio virtual ou através dos telefones: (11) 5042 2242 (11) 5543 6530.


Do Júri e do Julgamento



A data limite para o envio dos projetos é 06 de outubro.

Os projetos enviados não serão devolvidos, salvo em caso de solicitação expressa e autorização para utilização do serviço SEDEX a cobrar.

Os trabalhos premiados serão publicados para divulgação nacional e internacional. Ao se inscrever, a escola já estará concedendo este direito às Instituições organizadoras.


Os projetos inscritos serão avaliados por Comissão Técnica formada por representantes do Instituto da Cidadania Brasil e, após definição dos finalistas, por Comissão Final de Jurados formada por Técnicos, Parceiros e Apoiadores do prêmio, com experiência na área de responsabilidade social, sustentabilidade e/ou de educação.

Haverá etapa de apresentação presencial do projeto inscrito, se assim for definido e comunicado aos participantes pelos organizadores da edição vigente do prêmio.
A comunicação final dos resultados será formalizada através das mídias
apoiadoras, até o dia 30 de novembro de 2010.


Da Premiação

A premiação ocorrerá em local, data e horário a serem posteriormente divulgados;
Serão premiados os melhores trabalhos inscritos nas categorias: Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Fonde de anexo:http://www.institutocidadania.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa noticia foi importante para você? Poste aqui seu comentário.