19 de mai. de 2010

Educação lança projeto "Jogo da vez" para ensinar damas e xadrez à população

Iniciativa tem como objetivo difundir aos participantes do programa Escola da Família as regras oficiais dos jogos de damas e xadrez e estimular a capacidade de concentração e raciocínio

A Secretaria da Educação, por meio do programa Escola da Família, em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo e a Confederação Brasileira de Jogo de Damas (CBJD), lança o projeto Jogo da Vez - Damas e Xadrez.

A iniciativa tem como objetivo mostrar a importância de ensinar os jogos de damas e xadrez nas escolas e difundir aos participantes do programa Escola da Família as regras oficiais desses jogos. "O intuito é desenvolver a capacidade de concentração, raciocínio, previsão de ações, tomada de decisões, criatividade, iniciativa, solidariedade e cooperação da comunidade intra e extraescolar", afirma a coordenadora-executiva do Escola da Família, Ana Maria Stuginski.

A primeira etapa do projeto Jogo da Vez é focada no ensino e na aprendizagem das regras oficiais do jogo de damas em 20 diretorias de ensino da Capital e da Grande São Paulo, representadas por 200 escolas. A partir do conteúdo ensinado pelo mestre Lélio Marcos Sarcedo, cinco vezes campeão brasileiro de damas e presidente da Federação Paulista de Jogos de Damas, os educadores universitários que integram o Escola da Família multiplicarão o conhecimento junto aos participantes do programa.

A partir deste sábado, 23, os cidadãos atendidos pelo Escola da Família nas unidades da Capital e da Grande São Paulo participantes do projeto já começarão a ter aulas de damas. Cada escola recebeu dez jogos de damas para servir a comunidade.

A segunda etapa do projeto deve ter início entre junho e julho e visa ensinar as regras oficiais do xadrez à população participante do Escola da Família em outras 200 escolas de 20 diretorias de ensino do interior.

No total, 4.000 jogos de damas e xadrez serão distribuídos a escolas da Capital, Grande São Paulo e interior. A meta é envolver 12.400 pessoas da comunidade nas 400 escolas das 40 diretorias de ensino do Estado.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que integra, diverte e educa a população. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, cultura, saúde e trabalho (os quatro eixos do programa).

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor. Só em novembro de 2009, participaram do programa 2.670 escolas em todo o Estado, sendo 2.341 da rede estadual e 329 da rede municipal. No total, foram realizadas 237.522 atividades e registradas 5.122.169 participações da comunidade.

Neste ano, o programa tem como proposta reforçar a identidade local com o tema "Minha Vida, Meu Bairro, Minha Cidade". "O objetivo é aprimorar o exercício de a comunidade olhar o seu entorno e valorizar o que tem", afirma Ana Maria Stuginski, coordenadora-executiva do Escola da Família.

Fonte de anexo:http://www.saopaulo.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa noticia foi importante para você? Poste aqui seu comentário.