8 de jun. de 2010

Cerca de 2,2 mil alunos participam dos cursos de logística do Programa Estadual de Qualificação

Cursos estão sendo realizados em 19 cidades paulistas

As aulas do do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), começaram no dia 31 de maio para 2.235 alunos. Os cursos são de logística básica e operação de carga com habilitação em operador de empilhadeira e estão sendo realizados em 19 cidades paulistas.

O PEQ é coordenado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Esta é a primeira vez, desde 2008 - quando o programa foi criado - que o Senat participa do PEQ e que são oferecidos cursos específicos na área de logística.

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá, ressalta o ineditismo e a relevância desses cursos. "Essa é uma novidade importante, já que a economia paulista necessita, cada vez mais, de soluções de logística para aproveitar melhor nossa infraestrutura. O Senat tem larga experiência na formação profissional e isso é imprescindível para alcançarmos nosso objetivo final - que é o da qualificação profissional com foco na demanda", afirma o secretário.

Os cursos do Senat atendem, neste primeiro momento, as cidades de Araçatuba, Araraquara, Campinas, Cubatão, Guarulhos, Jacareí, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São José do Rio Preto, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Taubaté. Mais 3.225 vagas serão ofertadas até o final de 2010, totalizando 5.460 neste ano, pelo Senat.

Os cursos do PEQ são gratuitos e os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 210 mensais, lanche, material didático e auxílio-transporte.

O programa

Hoje, cerca de 8 mil pessoas estão em sala de aula em cursos do PEQ, que tem como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de conseguir trabalho. O programa é voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental - essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

Para todo o ano de 2010 serão oferecidas mais de 60 mil vagas em cursos nas áreas de comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing, entre outros. Eles são ministrados pelo Centro Paula Souza, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O PEQ beneficiou 26 mil pessoas em 2008 e mais de 43 mil em 2009.

Os cursos têm carga horária de cerca de 230 horas. Estão divididos em conteúdos gerais (150 horas) - com reforço do ensino básico (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania) - e em conteúdos específicos (80 horas), com aulas teóricas e práticas sobre a profissão.

O material didático, preparado pela Fundação Padre Anchieta, é formado por cadernos impressos e DVDs.

Fonte deanexo:http://www.saopaulo.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essa noticia foi importante para você? Poste aqui seu comentário.